Seja bem vindo a Zerando o Chile

Os 5 golpes comuns em Santiago

Por | Dicas de Santiago | 24 de julho de 2020

Santiago é conhecida pela sua segurança e tranquilidade. Assalto à mão armada é algo muito raro, mas em compensação os chilenos são mestres quando se fala em furtos. É uma mão leve que parece que eles fizeram foi curso. Por isso eu listei 5 golpes comuns em Santiago, pra que você fique ligado não tenha que passar por perrengues!

Eu fiz um vídeo no meu canal sobre 10 golpes comuns em Santiago. Se você quiser visualizar melhor os golpes, o vídeo é a melhor opção.

1. Batedores de Carteira

Esse é clássico. No metrô, ou em lugares com bastante gente é possível que isso possa acontecer. Nunca tentaram comigo, mas já escutei muitos relatos de turistas que foram furtados assim.

Quando você tá distraído, alguém esbarra em você “sem querer” ou anda muito próximo e quando você percebe … cadê celular meu? Puts, cadê minha carteira? Porquê que eles não levam os boleto das minhas conta? Mas não, é só coisa de valor. No vídeo eu mostro como eles fazem isso.

Mas a dica é, usar uma doleira, bolso de dentro da jaqueta, andar com a mochila pra frente e colocar pertences em bolsos laterais. 

Outra coisa que pode acontecer é deixar bolsas e mochilas atrás da cadeira em restaurantes. A dica é sempre manter as bolsas e coisas de valores junto consigo, cuidar com zíper aberto e não deixar celulares e carteiras tão amostra.

 

2. Táxi

É meio injusto falar isso, mas a verdade é que já se criou uma crença de que taxistas no Chile são desonestos. Óbvio, não podemos generalizar. Mas a quantidade de clientes meus que relataram casos de golpes relacionados aos taxistas, não foram poucas.

Existem dois golpes comuns que acontecem nesse caso: 

Então, minha recomendação é: Use Uber, Beat ou Didi. Esses 3 aplicativos são ótimos e nunca tive problema com nenhum motorista ou situação. E olhe que eu uso quase que diariamente a mais de 2 anos aqui no Chile.

Veja também Aplicativos úteis que vão lhe ajudar na sua viagem pro Chile

  1. A corrida fecha no valor de 7.000 pesos, então você entrega uma nota de 10.000 pesos para o motorista sem prestar muita atenção. Nesse momento, ele troca a nota e lhe devolve falando que você entregou somente uma nota de 1.000 pesos. Você, pelo fato de não ter certeza, acaba aceitando a situação. Isso pode também acontecer trocando sua nota por uma falsa e dizer que você lhe pagou com uma nota falsa. Prestar bem atenção em quanto foi entregue ao motorista e repetir em voz alta o valor entregue. Prestar bem atenção em quanto foi entregue ao motorista e repetir em voz alta o valor entregue.         
  2. Quando o taxista percebe que são turistas, ele aperta um botãozinho que faz o taxímetro contabilizar mais rápido, aumentando o valor final. É muito comum acontecer isso saindo do aeroporto e ou então na saída do Pátio Bellavista e lugares turísticos em geral. Isso aconteceu comigo e eu consegui gravar! Eu incluí no vídeo que ta no inicio da página.

Então, minha recomendação é: Use Uber, Beat ou Didi. Esses 3 aplicativos são ótimos e nunca tive problema com nenhum motorista ou situação. E olhe que eu uso quase que diariamente a mais de 2 anos aqui no Chile.

Veja também Aplicativos úteis que vão lhe ajudar na sua viagem pro Chile

3. “Seu transfer vai se atrasar”

Outro golpe bem comum de acontecer no aeroporto é quando você procura o Transfer que agendou e não encontra o motorista de imediato. Então chega outra pessoa falando que seu motorista vai se atrasar, mas que mandou ele por ser de confiança, aparentemente ok, mas chegando ao hotel ele te cobra 2 ou até 3 vezes mais que o combinado e fala que você será reembolsado. Nem preciso falar que isso é um adeus pros seus suados dinheirinhos, né?

DICAS: 

  • Não confiar na primeira pessoa que aparecer;
  • O motorista é quem tem que confirmar o seu nome e o nome dele. Se ele lhe perguntar seu nome, você pergunta: “Quem você tá procurando?”
  • No aeroporto tem wi-fi na zona de desembarque. Pode sair tranquilo, conectar com paciência e entrar em contato com seu transfer.
  • Combinar com antecedência onde que o transfer vai esperar. (Eu sempre combino ao lado da máquina de coca-cola, abaixo do número 4, no portão 4.
  • NÃO TROQUE DINHEIRO NA CASA DE CÂMBIO DO AEROPORTO. A cotação é muito ruim. troque somente o suficiente pra você pagar o transfer. Depois você troca o restante em Providência ou no Centro, na rua Agustinas.

Mas Tales, sua empresa oferece esse serviço? Ainda não. Mas eu indico meu amigo @alexnochile. É só falar com ele no Instagram e dizer que foi recomendação minha. Brasileiro, confiável e super gente boa. Se você ainda tá com dúvidas, eu fiz um vídeo explicando tudo desde saindo do avião até encontrar o seu transfer, mostrando outras opções de transfers no aeroporto, passando pela pela receita e preenchendo o papel de imigração.

Veja o vídeo “Chegando no Aeroporto de Santiago”

4. Casa de Câmbio

Aqui é onde você vai trocar o seu dinheiro. Apesar de eu saber de pouquíssimos golpes que aconteceram nessa situação, é bom sempre ficar esperto. Nunca troque dinheiro com pessoas que oferecem uma cotação melhor no meio da rua, troque somente nas casas de câmbio.

DICAS:

  • Não guarde todo o dinheiro junto;
  • Não fique conversando com estranhos momentos antes, durante ou após a troca de dinheiro;
  • Troque dinheiro somente nos guichês de casa de câmbio oficiais

Veja o vídeo “O Melhor lugar pra trocar dinheiro em Santiago”

Veja os 5 lugares secretos de Santiago que deveriam ser turísticos, mas não são.

 

5. Aluguel de carros para ir a Viña del Mar e Valparaíso:

É muito comum que os turistas Brasileiros pensem na opção de alugar um carro e ir para Viña del Mar e Valparaiso, mas o que era pra ser uma solução, as vezes acaba virando um problema.  Essas cidades são conhecidas por acontecer constantes furtos de carros que ficam estacionados pelas ruas. Isso não é conversa de “dono de agência” pra persuadir alguém e que… não! Pelo amor de deus, nada a ver. Eu jogo aberto. Em uma breve busca no tripadvisor, você verá do que eu estou falando. O ideal é deixar o carro sempre em estacionamentos e não deixar nada dentro do carro.

 

Existem mais golpes, como eu mostrei no vídeo, mas esses são os principais. A primeira vez que eu li sobre esses golpes, me passou uma sensação de insegurança. Eu não quero que vocês se sintam assim quando venham pra cá. Venham relaxados, aqui é seguro, sim! Tome as preocupações que eu mencionei e você vai estar seguro. Venha sem medo e curta ao máximo, porquê o Chile é um país incrível! Eu espero que eu tenha ajudado meus queridos!

————————————————————————————————————————

Qualquer dúvida,  portfólio ou  se você quiser O Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp + 56937417731 ou então clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No meu instagram @talesbarreto eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha ultima foto #vimpeloblog que aí tu me ajuda a deixar o pessoal dos comentários curiosos e virem aqui visitar o blog!. Aqui é jogo aberto meu querido, a gente se ajuda!

Até o nosso próximo post! Abraço!

————————————————————————————————————————

Tales Barreto
Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Tales Barreto. Tudo sobre Chile ta nesse canal.

Deixe seu comentário

E-book

Baixe nosso Portfolio

Baixe nosso Portfólio Interativo com vídeos de dicas e roteiros de Santiago e saiba tudo que nós podemos oferecer para você em sua viagem! Insira seu nome e email nos campos abaixo: