Culinária Atacamenha, Chorrillana

Culinária Atacamenha – 3 pratos que você precisa experimentar

Um dos principais atrativos quando se está planejando uma viagem, seja qual for o destino desejado e principalmente para aqueles que adoram fazer uma boquinha, é a culinária local. 

Alguns lugares possuem sabores distintos no mundo, e a gastronomia chilena sem dúvidas é uma delas, isso se reforça ainda quando falamos da culinária atacamenha, afinal estamos falando de comidas feitas com ingredientes do deserto mais seco do mundo. 

Pensando nisso, a Zerando vai mostrar hoje três pratos que você precisa experimentar quando for visitar o Atacama, vem com a gente!

1. Pastel de Choclo

Culinária Atacamenha, Pastel de Choclo

Começamos com um dos pratos mais tradicionais da culinária chilena, o Pastel de Choclo é uma torta de milho preparada com o grão choclo, tradicional nas regiões do Chile e do Peru. Ela é preparada com o grão e com carne moída ou frango, manjericão e azeitonas pretas como recheios, existe também a versão sem recheios, que é chamada de pastelera.

O Pastel de Choclo foi criado pelos índios mapuches, um povo indígena da região centro-sul do território chileno. Como falamos anteriormente, ele é um dos pratos tradicionais da gastronomia chilena e um dos mais populares entre locais e turistas, e pode ser facilmente encontrado em restaurantes da região atacamense. 

2. Chorrillana

Culinária Atacamenha, Chorrillana

A segunda opção da nossa lista é um prato, que apesar de inteiramente chileno, se parece muito com um prato da gastronomia brasileira, o Chorrilana é um misto de ingredientes feito através de camadas, mais especificamente três. A primeira é de cebolas e batatas fritas, a segunda de carnes variadas picadas e a terceira de ovos fritos como ´´topo´´ da torre que se forma. Alguns restaurantes também adicionam linguiças ao prato. 

O Chorrillana surgiu na região de Valparaíso, uma das comunas portuárias do Chile, como um prato que era feito e dividido entre trabalhadores da área dos portos. Apesar de ser um prato extremamente calórico, vale a pena experimentar, ele é encontrado em restaurantes de todo o Chile, inclusive na região do deserto. 

3. Leche Asada

Culinária Atacamenha, Leche Asada

Nossa terceira e última opção de hoje se chama leche asada, uma sobremesa, já que é sempre bom dar uma adoçada na vida, não é mesmo? O leche é um doce feito com leite (como o nome sugere) ovos e açúcar, ele é assado diretamente em uma forma caramelizada e servido em fatias. Sua receita é bem parecida com a do pudim feito no Brasil, porém com alguns ingredientes diferentes. 

O leche asada é uma sobremesa originalmente chilena, com inspirações de sobremesas de outras origens e adaptações andinas. Ela é popular em todo o país, inclusive em Atacama, e pode ser facilmente encontrada em restaurantes e bares, vale a pena experimentar. 

É difícil resistir a todas essas delicias, ein? O Chile é um país atrativo por inúmeros fatores, e sem dúvidas a culinária é uma das principais, então não deixe de colocar no seu roteiro a visita a restaurantes chilenos, em especial a região atacamenha.

Ahhh, temos aqui blog da Zerando muitas outras dicas da região do Atacama! Não deixe de ler as 10 principais dicas pro Atacama que podem te salvar de problemas.

Valeu pessoal, nos vemos por aqui! 

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Se você está procurando pacote completo com passagens, hospedagem e passeios entra em contato com a nossa parceira Explora, o instagram deles é @exploraoficial!

Até o nosso próximo post! Abraço!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Salar do Uyuni

Como fazer a travessia do Salar Uyuni – Dicas de um expert

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

Termas de Puritana Deserto do Atacama

Termas de Puritama: Uma viagem pelas águas do Atacama

Explore as Termas de Puritama, no deserto do Atacama. Mergulhe nas relaxantes águas termais naturais, rodeadas pelo esplendor natural do Chile.
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?