Seja bem vindo ao Zerando o Chile

10 principais dicas pro Atacama que podem te salvar de problemas

Por | Dicas Atacama | 14 de outubro de 2022

Faala meu querido! Se você chegou até esse post, é porquê provavelmente você está planejando uma viagem pro Atacama. O Atacama é bem simples de entender, o povoado não é muito grande. O que sim, tem vários passeios com alguns detalhes, mas basta ler os posts desse blog que você vai ter uma viagem tranquila e sem perrengues.

Uma coisa é importante você entender: uma viagem ao deserto não é como uma viagem qualquer. As condições climáticas, altitude e vários outros fatores exigem uma preparação especial, desde condição física, roupas, calçados especiais e mais que tudo: ânimo pra viver uma experiência única. Então presta atenção que eu vou te dar 10 importantes dicas de viagem pro Atacama. 

1. Onde se hospedar no Deserto do Atacama

Onde se hospedar no Deserto do Atacama

A melhor cidade para você se hospedar é San Pedro de Atacama, um vilarejo com aproximadamente 5.000 habitante, distante quase 1.700 Km de Santiago do Chile.

Lá você pode se hospedar em Hostel, Hotel ou Airbnb. Procure um local próximo à rua Caracoles, que é a rua principal de San Pedro. de 5 a 10 minutos caminhando de lá é uma boa localização. (Use isso como parâmetro, porquê existem locais que estão a quilômetros de distância).

2. Melhor época para viajar para o Deserto do Atacama

Melhor época para viajar para o Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é lindo o ano todo, mas as melhores épocas são durante o Outono (Março a Maio) e Primavera (Setembro a Outubro). Durante essas estações, a variação de temperatura não é tanta e o corpo sofre menos. Dezembro e Janeiro todos os passeios ocorrem normalmente, só que é um pouquinho mais quente. Mas nada que bastante protetor solar e uma boa vestimenta não resolvam.

3. Mantenha-se hidratado e proteja-se do clima e do sol

Dicas do Atacama, Mantenha-se hidratado e proteja-se do clima e do so

Não podemos falar de dicas de viagem pro Atacama sem falar sobre proteção e hidratação. No Deserto do Atacama a radiação solar é bastante elevada. Não tenha pena, pode colocar protetor solar de 3 em 3 horas nos horários entre 08:00 e 17:00. Lembra de colocar em lugares que normalmente a gente esquece, como atrás do pescoço, orelhas e pernas. 

Não esqueça também de já ter preparado seu chapéu, óculos de sol, e sua garrafinha de água (beba água filtrada! Não beba água da torneira). 

Outra coisa importante é bepantol (caso você tenha queimaduras), hidratante pra pele e manteiga de cacau, porquê os lábios ficam muito seco por conta do clima. 

Se você seguir essas dicas, vai ser sucesso, você não terá problemas.

4.Siga influencers ou páginas com dicas sobre o Atacama

Siga influencers ou páginas com dicas sobre o Atacama

Siga pessoas que já estão no Atacama. Isso ajuda muito pra já ir pegando dicas que não estão aqui na internet e ir vivendo um pouco da viagem antes mesmo dela começar. Eles mostram o dia a dia dos passeios, rotina da cidade e até coisas incomuns como festas clandestinas que ocorrem no meio do deserto, já que não se pode fazer festa em San Pedro do Atacama.

Esses são alguns dos perfis que dão dicas de viagem pra Santiago e pro Atacama.

@talesbarreto
@zerandochile
@321chile

5. Vestimentos e calçados adequados

Dicas do Atacama, Vestimentos e calçados adequados

San Pedro de Atacama é um lugar de climas extremos. Durante o dia faz muito calor e durante a noite a temperatura costuma cair muito. Você anda no sol, fica com calor, você anda na sombra, você fica com frio kkkkk, é muito doido. 

Aqui aconselhamos se vestir por capas, principalmente se irá realizar passeios que saem cedo ou com destinos de muita altitude. O tipo de roupa mais escolhido por aqui é estilo outdoor, tipo Dori Aventureira ou Indiana Jones. E sem esquecer dos calçados esportivos e confortáveis (eliminem a opção de saltos altos).

Vou explicar como eu me visto aqui, basicamente tênis, bermuda, camiseta pro calor e antes do nascer do sol ou depois do pôr do sol, coloco jaqueta e calça comprida. Agora especialmente pros passeios Geysers del Tatio, Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas, Astronômico, você deve se vestir com mais camadas de roupa, pois as temperaturas chegam a 20 graus negativossssssssssss (Geysers) e no Piedras Rojas com Lagunas fica próximo à 0, mas tem caminhada. 

Se prepare não pra você ver, sempre rola de muitos turistas não saírem da van porquê não se prepararam bem. Não deixe isso acontecer com você.

6. Organize o roteiro dos seus passeios de acordo com a altitude de cada um

Dicas do Atacama, Organize o roteiro dos seus passeios de acordo com a altitude de cada um

San Pedro de Atacama está a aproximadamente a 2.400 msnm e alguns dos destinos a serem visitados nesta viagem ultrapassam os 4.200 msnm, o que muitas vezes podem causar certos tipos de mal estar. Por esse motivo, muitos passeios não são recomendados para menores de 10 anos, gestante e pessoas com algum problema de saúde no qual a altitude possa vir a ser um fator de risco. 

Dicas para lidar com esse fator:

1. Medicamentos específicos ou remédios naturais (como a folha de coca, que pode ser mastigada ou ser consumida em infusões);

2. Evitar o consumo de álcool e comer comidas pesadas e em excesso;

3. Se manter hidratado;

4. Tentar começar a viagem com os passeios de menores altitudes e deixar os com maiores para os últimos dias.

Organize seu roteiro com passeios que iniciam com menor altitude e deixe os de maiores altitudes pro final. É muito possível que você passe mal se for direto pra um passeio de alta altitude sem estar aclimatado.

7. Escolher bem sua agência dos passeios

Dicas do Atacama, Escolher bem sua agência dos passeios

O que tem pra se fazer em San Pedro de Atacama são basicamente os passeios, ou seja, uma boa experiência e segurança estarão a cargo quase totalmente da agência que você escolher. Por isso é necessário que você acerte bem essa escolha. 

Aqui no Atacama não existem muitas agências especializadas em brasileiros. Se isso é o que você busca, nós somos uma das melhores opções disponíveis. Se você quiser ver o nosso portfólio, manda um alô pra gente! A gente te ajuda a montar um roteiro próprio de acordo com o seu perfil. Clica aqui pra falar com a gente .

8. O sinal de celular e internet fora do povoado é quase nulo

Dicas do Atacama, O sinal de celular e internet fora do povoado é quase nulo

Isso deve ser tomado em conta se você é a pessoa que por alguma razão necessita se manter conectado, ou se por algum momento considerou realizar os passeios por conta própria. 

Durante praticamente todos os destinos o sinal de internet passa a ser zero o que também tem seus pontos positivos, não é mesmo? Você pode viver a experiência de cada passeio com total desconexão, mas se planeje para isso, beleza?

9. Traga dinheiro em espécie

Dicas do Atacama, Traga dinheiro em espécie

Nem todos os locais aceitam cartão de crédito e os tickets dos passeios devem ser pagos em pesos chilenos. Eu traria R$ 200,00 por dia pra alimentação e uns 400 reais a mais pra tickets ou algum possível custo extra. Com isso você estará bem. Se rolar alguma emergência e você precisar de dinheiro em pesos você pode falar com a gente e ver a possibilidade de nos fazer um pix e receber em pesos chilenos.

10. Economizar na alimentação

Não muito diferente de Santiago, em San Pedro de Atacama os restaurantes mais turísticos costumam ser também os mais caros. Já no deserto não temos opções tão variadas como cidade grande, mas você pode optar pelas famosas “Picadas”, são restaurantes conhecidos por servir geralmente comida caseira ou rápida e com bons preços. Como por exemplo: La Pica’da del Indio, Hostal e Restaurant Chiloé ou então os famosos “Carritos”. Lá você consegue a opção menu, com entrada e prato principal por 5.000 pesos, aproximadamente R$ 26,00.

Ow, eu imagino que você esteja ansioso. Eu também estava antes de vir pra cá. O deserto é incrível e as paisagens vistas por aqui você não vê em lugar nenhum. E o céu é algo impressionante. Você vê estrela cadente toda hora. Mas bem, eu espero que você tenha uma viagem incrível.

Aproveita muito dessas dicas de viagem pro Atacama e desfruta sua viagem!

Se você tiver alguma dúvida ou quiser nosso portfólio de passeios do Atacama, manda o alô pra gente! Só clicar no whatsapp abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile e @321chile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. 

Se você está procurando pacote completo com passagens, hospedagem e passeios entra em contato com a nossa parceira Explora, o instagram deles é @exploraoficial!

Até o nosso próximo post! Abraço!

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.