fbpx

Seja bem vindo ao Zerando o Chile - Atendimento 24 horas!

11 comidas chilenas que você não pode deixar de experimentar

Por | Tours em Santiago | 09 de março de 2022

Uma “viagem gastronômica” das comidas chilenas? Isso é o que você vai encontrar nesse post, ou “tour” por 11 comidas típicas chilenas para você incluir no seu cardápio enquanto viaja pelo país.

Ir pra um país e não experimentar a culinária local é o mesmo de ir pro cinema e não pedir pipoca. Dá pra assistir o filme? Com certeza. Mas com a pipoca, a experiência fica bem mais completa.

O Chile é um país bem diferente culturalmente quando comparado com o Brasil. Os costumes, idioma, jeito de se relacionar, as pessoas, as músicas e claro, não podia ficar de fora, a culinária. 

Graças a uma mistura entre costumes indígenas e ​​influências da culinária europeia, a gastronomia chilena é muito variada.

Então, hoje lhes mostrarei  11 comidas típicas chilenas para você incluir no seu cardápio enquanto viaja pelo país. Bora lá?!

Empanadas, comidas chilenas

Empanadas, comidas chilenas

1. Empanadas de pino

As empanadas de pino são exclusivas e um prato típico chileno o ano todo, mas no mês de setembro, quando se comemoram as fiestas patrias, esse é o principal. Se não tem empanada de pino não tem comemoração hahaha. 

Pra você ter noção do quanto as empanadas de pino são apreciadas nessas datas, o comércio quase colapsa, literalmente, e é bem comum ver ou ter que enfrentar longas filas para garantir estoque dessa comida típica em casa para os vários dias de festa. 

A base das empanadas do chile é uma massa grossa preparada com farinha e manteiga, e recheada com guisado de carne picada cozida com cebola e condimentada com cominho, pimentao e merkén, que é uma mescla de condimentos bem interessante e típica do Chile. Além disso, é acrescentado no recheio meio ovo cozido, duas passas e uma azeitona. 

Lembrando, os tipos e pratos consumidos também variam de acordo com a região do país. Mas isso, para nós brasileiros, não é nenhuma novidade, já que no nosso imenso Brasil é igualzinho, cada região tem suas particularidades no que se trata de hábitos culinários e gastronômicos. 

Mas o que significa pino? Esse recheio, a mescla em si, é chamado pino. Não tem nem pé nem cabeça, eu sei.

Ahhhh, dica de ouro, a azeitona é inteira com caroço, então cuidado pra não morder com muita vontade e ir parar no dentista rsrsrs. 

2. Sopaipillas

Uma das primeiras comidas chilenas que provei quando cheguei no país foi a sopaipilla. Esse prato típico é comum e muito consumido principalmente no inverno ou em épocas chuvosas, de canto a canto do país.

Se trata de uma massa frita feita com farinha de trigo, abóbora cozida e manteiga, e pode ser consumida acompanhada com molhos como o pebre (te conto mais a diante do que se trata), ou com caldas doces, como doce de leite por exemplo.

Sopaipilla

Sopaipilla

3. Porotos granados

Este prato típico chileno consiste em um ensopado com base em uma variedade específica de feijão, o feijão branco. Se mistura abóbora, milho, tomate e manjericão. O resultado é espetacular!

4. Pastel de jaiba

Graças à localização geográfica do Chile, existe uma ampla variedade de produtos marinhos, como peixes e mariscos de excelente qualidade, o que os converte em ingredientes culinários característico de várias preparações da comida chilena. O pastel de jaiba, ou traduzindo, torta de caranguejo, é um deles!

Esse prato típico da costa chilena é feito com carne de caranguejo desfiado, pão, leite, cebola, alho e queijo, para citar os ingredientes principais de uma receita básica. Eu provei e aprovei, então super recomendo. 

5. Humitas

Esta comida típica chilena é um dos pratos mais antigos da culinária chilena, e é muito similar a pamonha do Brasil. A base dessa preparação é uma massa de milho temperada com cebola, alho e manjericão, embrulhado nas folhas da espiga de milho e depois fervido.

Humitas_

6. Pastel de choclo

O milho é ingrediente comum nas refeições e comidas típicas chilenas, como é o caso do pastel de choclo, na tradução, torta de milho, uma receita comumente consumida durante o verão. 

Se elabora uma massa à base de milho verde, e de carne bovina ou de frango moída para rechear a massa, que posteriormente será assado. Eu, como amante do milho, esperava gostar muito dessa receita, mas a versão que provei era um pouco doce, então a combinação não me agradou.

7. Cazuela

Eu adoro essa comida típica chilena ! A cazuela é uma sopa preparada com carne bovina ou frango,e é acompanhada de vegetais, como a batata inglesa, abóbora e milho verde na espiga. O que mais amo é a espiga de milho.

É um típico ensopado de inverno para ajudar a aquecer durante o frio.

Cazuela

8. Completos

Nosso amado cachorro-quente, chamado de completo no Chile, é o prato mais famoso entre os fast foods do país. Os ingredientes adicionais para acompanhar a salsicha são o chucrute, tomate picado, o abacate e maionese. 

Abacate no cachorro-quente? Se você ainda não sabe, no Chile o abacate acompanha várias comidas,  principalmente o pão e as saladas. Completo sem abacate não é completo. Prova e me conta depois, viu?

Eu estava acostumada no Brasil a comer o abacate doce, em batidas ou puro com um pouco de açúcar. Então, quando cheguei aqui provei meio que com receio, mas gostei tanto que já faz parte da minha rotina comer abacate com pão e os famosos completos.

Completos

Completos

8. Machas a la parmesana

Como mencionei acima, o Chile possui grande variedades de frutos do mar, como as machas, que são um molusco de água salgada nativo do Chile. 

Esse prato se trata de machas acompanhadas de queijo parmesão, e combina muito bem bom vinho branco. Pra mim, esse é um dos melhores pratos de entrada que você pode pedir quando sair para jantar e provar das comidas típicas chilenas. Imagine você fazendo um tour por Viña del Mar e Valparaíso e aproveitando para comer machas a la parmesana enquanto desfruta do ar praieiro.  Cata a dica e não saia do Chile sem provar!

10. Pebre

A essência do pebre é um molho feito de cebola, coentro, alho, óleo e sal a gosto e pimenta e com a água do cozimento de batatas. Esse molho é muito apreciado pelos chilenos, é como feijão e arroz do Brasil, sabe?! Nao pode faltar.

Pebre

Pebre

11. Ensalada a la chilena

A ensalada a la chilena, é um preparado com tomates e cebolas muito comum como acompanhamento de quase qualquer comida chilena. No Brasil também é comum essa combinação, inclusive eu gosto muito. 

E não acaba por aí não !!! Eu não poderia deixar de mencionar algumas sobremesas e algumas bebidas típicas chilenas.

Bebidas típicas chilenas

Entre as bebidas típicas do Chile estão a cola de mono, terremoto e a piscola. Todas são alcoólicas.

Se for provar o terremoto, cuidado, essa bebida é traiçoeira ! Quem avisa amigo é rsrsrsrs.

Uma dica de bebida típica chilena não alcoólica é o Mote con huesillos, que é composto por uma mistura de suco de pêssego caramelizado, com grãos de trigo e pêssegos desidratados, chamados huesillos. Uma delícia, por sinal, muito refrescante pro verão.

Mote con Huesillos

Mote con Huesillos

Sobremesas típicas chilenas

O Chile tem uma grande variedade de sobremesas, entre elas estão os picarones, calzones rotos, sopaipillas, leche asada e os empolvados.

Espero que essas 11 comidas típicas chilenas tenham te dado água na boca! Uma é preparar um roteiro com base nos meu post  5 lugares secretos para conhecer em Santiago e aproveitar para degustar a deliciosa gastronomia chilena.

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser O Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp  clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp.

Link pro meu canal do Youtube.

No meu instagram @talesbarreto e @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog 

Até o nosso próximo post! Abraço!

E-book

Baixe nosso Portfolio

Baixe nosso Portfólio de Inverno e o Manual de dicas e roteiros de Santiago e saiba tudo que nós podemos oferecer para você em sua viagem!

Insira seu nome e email nos campos abaixo: