Fala, viajante! Tudo certo?O post de hoje é especialmente dedicado para quem gosta de tranquilidade e belezas naturais. Ao sul do Chile há cinco cidadezinhas encantadoras que vão conquistar o seu coração por conta de suas histórias, cultura local e principalmente pela bela arquitetura. Confere a leitura!
1. Valdivia
Esta é considerada a cidade mais antiga ao sul do mundo! Valdivia fica a cerca de 830 km da capital, Santiago, e embora não esteja consolidada como um ponto turístico, ela oferece atividades interessantes para entreter seus visitantes, desde caminhadas por um jardim botânico até observar os simpáticos leões marinhos
Para saborear a comida local, uma ótima recomendação é o Mercado Municipal que fica no centro da cidade. Lá você vai encontrar restaurantes que servem pratos feitos a partir de frutos do mar, queijos artesanais e sopas deliciosas. Depois de comer, você pode visitar as lojinhas de artesanato ou fazer um passeio de barco pelo famoso rio Calle-Calle.
Aproveite também para incluir no seu roteiro, um passeio pelo Jardim Botânico da Universidade Austral, o lugar mais bonito da cidade, onde se encontram mais de 950 espécies de vegetais. Sem contar que, para a noite, você pode saborear as cervejas artesanais que são uma marca registrada da comuna.
E se você for se deslocar 18 km ao sudeste, chegará ao fascinante Castillo de Niebla, uma fortaleza espanhola construída em 1671. Trata-se de um monumento histórico quealberga vestígios de canhões, pólvoras e outros elementos construídos na época da conquista.
2. Frutillar
Às margens do Lago Llanquihue se localiza Frutillar, cidade de impressionante arquitetura alemã caracterizada por sua variedade gastronômica, lojas de artesanatos e paisagens dos sonhos.
Frutillar foi fundada por imigrantes alemães que se dedicavam a pecuária, curtume e armazéns ligados ao comércio. O melhor lugar para absorver a cultura é o Museu Colonial, onde é recriada a vida dos colonos de mediados do século XIX e mantém instalações que mostram as tecnologias que mudaram o estilo de vida do lugar.
Outra parada obrigatória é o Teatro del Lago, que se transformou em um dos principais espaços culturais da região. Todo ano eles oferecem diferentes tipos de espetáculos, sendo o principal deles as Semanas Musicais de Frutillar.
3. Cochamó
Se você procura conexão com a natureza, Cochamó é seu destino ideal. Seu nome é proveniente do mapudungún Kocha-mo, que significa “onde as águas se unem”, e não é para menos: aqui, o belíssimo Rio Cochamó atravessa os vales e cria paisagens dignas de uma postal com o Vulcão Yates e o Estuário de Reloncaví de fundo.
Uma das atividades mais famosas que você pode fazer em Cochamó é o trekking a La Junta. Se prolonga por aproximadamente 12 quilômetros e te leva por passarelas, riachos, correntezas e o vertiginosos “Paso de la Muerte”.
Não perca o Coihue de los Columpios, de onde se pode apreciar uma linda vista panorâmica da cidade. E se quiser paz, nas Termas del Sol você encontrará 10 piscinas de águas termais e uma passarela de 300 metros em meio a uma fantástica paisagem natural.
4. Caleta Tortel
Caleta Tortel é uma cidade única no mundo. Em lugar de tradicionais ruas, esta comuna da Região de Aysén está composta por sete quilômetros e meio de plataformas, pontes e escadas construídas em madeira.
Desde Caleta Tortel você pode embarcar em direção as geleiras Jorge Montt e Steffens, e visitar o Lago Quetru e ao Río Pascua, o mais torrencial da Patagonia chilena e o terceiro mais caudaloso do Chile.
Um destino imperdível é a Isla de los Muertos, onde existem 33 passarelas de madeira correspondentes aos 120 trabalhadores da Companhia Exploradora do Baker. Devido a que o falecimento dos mesmos é um mistério, existem diversas teorias que aumentam ainda mais o mistério ao redor da ilha.
5. Puerto Natales
Na Região de Magalhães se encontra esta cidade com forte identidade pecuária, a favorita para os amantes da aventura. Puerto Natales está rodeada de destinos naturais incríveis, sendo o Parque Nacional Torres del Paine o mais reconhecido.
Considerada como a oitava maravilha do mundo, os cumes do maciço das Torres del Paine compõem uma paisagem inesquecível. Melhor ainda quando visto durante o amanhecer, devido as suas cores em tons púrpura que gera uma postal cinematográfica.
Além disso, desde Puerto Natales você pode subir o Cerro Dorotea para apreciar o voo do majestoso condor, parte de nosso escudo nacional. Outro panorama imperdível é a Cueva del Milodón, onde é possível aprender sobre los milodontes, mamíferos gigantes que foram extintos no final do período Pleistoceno.
Por hoje é isso, viajante!
Caso você tenha alguma dúvida a Zerando o Chile se coloca à disposição para ajudar a planejar o roteiro e tirar essa tão sonhada e esperada viagem do papel. Qualquer dúvida ou portfólio, pode chamar no whatsapp clicando no link abaixo.
No Instagram @zerandochile tem conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
Abraços e até a próxima!