Seja bem vindo a Zerando o Chile

Viña del mar e Valparaíso vale a pena?

Por | Tours em Santiago | 30 de julho de 2020

Pra quem não sabe, Viña del Mar e Valparaíso são duas cidades turísticas que ficam relativamente próximas à Santiago e quase sempre fazem parte do roteiro dos brasileiros que vem ao Chile. Mas sempre um cliente ou outro me pergunta:  “Tales, sério, sem papo de vendedor. Esse tour de Viña del Mar e Valparaíso vale a pena mesmo?” Então eu criei esse post com tudo o que você precisa saber sobre Viña del Mar e Valparaíso, para que você mesmo possa entender e decidir por conta própria, fechou? Sem papo de vendedor, vai ser a verdade nua e crua contada pelo ponto de vista do Tio Tales.

Viña del Mar é considerada a capital turística do Chile. Acredite, ela merece esse título. Possui algumas das melhores praias do país, onde tem aquela vista maravilhosa do Oceano Pacífico. Aquela caminhada no fim de tarde pela avenida da orla, com um pôr do sol, encanta qualquer pessoa que esteja por aí. 

Você percebe que a cidade ela é uma cidade rica. Possui casas luxuosas, bons restaurantes, condomínios de luxo, hotéis, cassinos e a orla.Toda essa infra-estrutura turística ajuda a fazer do turismo a principal atividade econômica da cidade.

O que me atrai em Viña del Mar é a beleza de tudo. Todo lugar que eu olho, eu fico maravilhado. Pra mim, essa é a proposta principal de Viña del Mar. Uma cidade turística luxuosa e muito agradável.

Valparaíso é uma das cidades mais antigas do Chile. Ela é bem diferente de sua vizinha rica. A cidade foi toda construída em vales e morros. Aqui brilham explosões de cores em uma arquitetura bem peculiar mesmo. Casas coloridas, desenhos criativos nos muros e poemas desenhados nas paredes são exemplos de coisas que você facilmente encontra em Valparaíso. Só de Imaginar só todas as possibilidades, eventos e sentimentos que esse cenário já foi palco, fazem corações e mentes vibrarem. 

Nesse tour, o guia é mais importante do que em qualquer outro. Se o guia não é bom, o passeio não será tão legal. Porquê por exemplo: A casa de Pablo Neruda. Se não tem um guia, a casa vai ser somente uma casa bonita e curiosa. Mas com guia, ela deixa de ser somente uma casa bonita e passa a ser algo a mais. Porquê o guia vai lhe explicar quem foi o dono, a importância dela e o porquê de essa casa ter virado um museu e ser um ponto turístico importante.

Essa é a proposta de Valparaíso, uma proposta cultural! Eu acho importante sim a gente conhecer um pouco mais sobre o país que estamos  visitando. Mas confesso que quando escuto “proposta cultural”, me bate um tééedio. A palavra museu então? Ave maria. Então eu já fiz várias vezes esse tour. Com guias que deram um show, todo mundo amou. E com guias que eram mais ou menos, e a turma não curtiu tanto.

Conclusão: Não existe passeio chato, existe guia chato.

Se você escutou algum relato de alguém dizendo que esse passeio era ruim, só existem 2 opções possíveis nesse caso.

  1. O guia era ruim e fez um tour mal feito.
  2. A pessoa criou expectativas diferentes da realidade. Por exemplo: se alguém vai pra Viña del Mar planejando tomar banho no mar achando que a água é quentinha, vai se frustrar.

Eu sou muito exigente com os guias que eu escolho pra fazerem esse tour. Eu sempre busco gente divertida e bem humorada, que saiba passar conhecimento de uma forma interativa e engraçada. Então relaxa, esse tour quando feito por um bom guia é um tour maravilhoso e que precisa estar no seu roteiro, sim!

Tales, eu ainda to na dúvida, não sei se vale a pena ou não. O que que você me sugere? 

Então faz o seguinte, veja o meu vídeo de Viña del Mar e Valparaíso. Nele eu mostro todos os pontos turísticos, o que levar, restaurantes e valores. Eu tenho certeza que depois de assistir, você saberá se você quer ir ou não quer ir.

Ah! Eu coloquei um desafio nesse vídeo. Valendo 1.000 pesos de desconto em todos os passeios.

Atenção: Existem muitos pontos turísticos em Viña del Mar e Valparaíso. 80% do roteiro das agências de turismo são bem parecidos. Mas é normal que uma agência passe em determinado local e outra não. Então, eu recomendo você pedir o itinerário desse tour pra a agência que você for contratar, pra que você não tenha surpresas.

Esse é o itinerário da Chile Explorer e da Zerando o Chile:

  • Saída entre 07:00 e 08:00. (Ordem de busca: Las Condes, Providência e Centro)
  • Mercado do Rio Tinto (Inclui 1 degustação de vinho)
  • Casa de Pablo Neruda – La Sebastiana (Não entramos na casa)
  • Caminhada em Cerro Alegre
  • Escadaria de Piano
  • Escadaria Colorida
  • Plaza Sotomayor
  • Porto de Valparaíso
  • Relógio de Flores
  • Praia de Reñaca
  • Almoço no restaurante Mediterrâneo, com vista para o mar (média de 14.000 reais o prato de comida)(Restaurante pode variar)
  • Museu Fonck (Panorâmico)
  • Regresso à Santiago entre 17:00 e 18:00

O valor do tour hoje custa 20.000 pesos (125 reais aproximadamente). 

Meus queridos, é isso! Espero que eu tenha ajudado a decidir. Agora, se você tem o tempo limitado no seu roteiro, eu com certeza colocaria os passeios de Cajón del Maipo, Valle nevado e Portillo como prioridade. Esse entraria em 4° lugar. 

Vídeo Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

Vídeo Isla Negra, Undurraga e a Maior Piscina do Mundo

Post 5 lugares secretos que deveriam ser turísticos, mas não são 

————————————————————————————————————————

Qualquer dúvida,  portfólio ou  se você quiser O Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp + 56937417731 ou então clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No meu instagram @talesbarreto eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha ultima foto #vimpeloblog que aí tu me ajuda a deixar o pessoal dos comentários curiosos e virem aqui visitar o blog!. Aqui é jogo aberto meu querido, a gente se ajuda!

Até o nosso próximo post! Abraço!

————————————————————————————————————————

 

Tales Barreto
Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Tales Barreto. Tudo sobre Chile ta nesse canal.

Deixe seu comentário

E-book

Baixe nosso Portfolio

Baixe nosso Portfólio Interativo com vídeos de dicas e roteiros de Santiago e saiba tudo que nós podemos oferecer para você em sua viagem! Insira seu nome e email nos campos abaixo: