Seja bem vindo ao Zerando o Chile

Qual a melhor época para ir ao Chile?

Por | Tours em Santiago | 11 de dezembro de 2023

Fala viajante, tudo certo? O Chile é sem dúvidas um dos principais pontos de turismo do mundo inteiro, sendo também  o terceiro país que mais recebe turistas na América do Sul, isso está diretamente ligado às diversas possibilidades que o país oferece em seu território, podendo ir de um frio extremo durante o inverno com a Cordilheiras dos Andes, principal ponto turístico do país, até o calor extremo do deserto mais seco do mundo, o deserto do Atacama, que fica ao norte do país. 

Sabendo disso, hoje nós vamos responder uma dúvida recorrente de turistas que planejam visitar o país, afinal, qual a melhor época para ir ao Chile? Bom, a resposta é DEPENDE! Pois como falamos anteriormente, o Chile possui uma diversidade ecológica e geográfica gigante, e pode oferecer experiências incríveis em diferentes épocas, por isso é importante saber o que deseja conhecer e aí sim decidir quando vir, se liga! 

Vinícolas Chilenas – Janeiro a Abril

Vinícolas Chilenas

Não poderíamos deixar de fora outro grande atrativo do Chile, os vinhos! Para quem não sabe, o país é um dos maiores exportadores de vinhos do mundo. Por esse motivo, as vinícolas chilenas são bastante conhecidas no mundo todo e o vinho do país, considerado um dos melhores do planeta, com certeza, é uma atração à parte. 

As visitas às vinícolas chilenas podem ser feitas em todas as épocas do ano, já que as produtoras em sua grande maioria preparam um tour completo para turistas, com visitas às plantações, a fábrica de vinhos e as degustações dos principais exemplares de seu plantel. Porém, no verão, de janeiro a abril, é quando as parreiras estão completamente cheias de uvas e a paisagem fica ainda mais linda para se conhecer e tirar belas fotos. 

Para os fãs de um bom vinho, dá uma olhada no nosso post “5 Vinícolas Imperdíveis para Conhecer no Chile”. Lá, a gente te leva num rolê pelas vinícolas mais top do Chile, com histórias maneiras e vinhos que são puro sabor.

A Zerando tem pacotes de passeios para as principais vinícolas do país, caso você deseje conhecê-las é só chamar a gente, vai ser um prazer te atender!

Deserto do Atacama – Março a Maio

Deserto do Atacama

O deserto do Atacama é sem dúvidas um dos lugares mais incríveis do mundo e possui pontos turísticos de belezas únicas, como as Lagunas Altiplânicas, o Valle de La Luna, o Salar de Atacama, entre muitos outros.

E quando falamos de qual a melhor época para ir ao Chile, o Atacama é um dos lugares mais importantes de observar e escolher bem quando ir.

Por ser considerada a mais seca do mundo, pede que alguns cuidados sejam tomados, principalmente pelas temperaturas que apresentam durante o verão chileno, que podem facilmente chegar aos 40º. 

Por isso, é sempre indicado que para uma melhor experiência, os turistas escolhem visitar o deserto durante o outono chileno, de março a maio, em que as temperaturas estão mais amenas e agradáveis, diminuindo o risco de consequências negativas do calor e clima árido que um deserto tem naturalmente. 

Caso você queira conhecer mais sobre o Atacama e seus lindos pontos turísticos, é só digitar “Atacama” aqui na aba de pesquisa do nosso blog ou clicar nesse link, nós temos várias matérias falando do deserto mais seco do mundo, beleza? 

Santiago e Região – Julio a Setembro

Santiago do Chile e Regiao

Santiago é conhecida como uma parte perdida da Europa aqui na América do Sul, isso porque a capital do Chile é um exemplo de estrutura, segurança e desenvolvimento humano, sendo número um nesse quesito no continente. Além disso, a cidade é repleta de pontos turísticos lindos, como o Cerro Santa Lucía, o Sky Costanera, o Palácio de La Moneda, entre muitos outros que fazem a visita valer a pena praticamente durante o ano todo. 

Porém, é claro que a cidade fica muito mais atrativa durante o inverno chileno, que também é a alta temporada de turismo, em que a Cordilheira está branquinha, coberta por neve, e as famosas estações de ski, como Valle Nevado e Farellones estão abertas e recebendo milhares de turistas todos os dias, por isso visitar a cidade durante essa época, mais precisamente de julho a setembro, sempre deixa a experiência ainda mais incrível. 

Patagônia Chilena – Dezembro a Março

Patagonia Chilena

A Patagônia Austral, ou como é mais conhecida, Patagônia Chilena, é literalmente um pedaço do paraíso na terra, a região é cercada de montanhas, lagos de água cristalina, parque com lindas cachoeiras e muito mais, a experiência perfeita para quem ama o contato direto com a natureza da forma mais pura possível. 

Essa região, embora ainda pouco conhecida por turistas brasileiros, vale muito a pena conhecer de perto, é sem dúvidas uma experiência única. Porém, por ser uma região extremamente alta, as baixas temperaturas estão presentes quase que sempre no cenário patagônico, podendo chegar facilmente a graus negativos no inverno, por isso é recomendado que turistas que desejem conhecer a região façam isso durante o verão chileno, mais especificamente de dezembro a março, em que as temperaturas estão mais amenas. 

Mas não se engane, diferente de quase todas as regiões chilenas, a patagônia não apresenta temperaturas tropicais nem mesmo no verão, durante esse período a média climática fica na casa dos 10º, então prepare sua mala com roupas de frio e aproveite esse verdadeiro paraíso. 

E por hoje é isso, viajantes! Esperamos que essas dicas sobre qual a melhor época para ir ao Chile te ajudem a escolher o momento perfeito para sua aventura, seja nas neves da Cordilheira dos Andes ou sob o sol do deserto do Atacama.

A grande verdade é que o Chile vale a pena em todas as épocas do ano, mas me diz aí, em qual você pretende vir? Te espero por aqui, ein? Até breve!

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.