Vik

5 vinícolas imperdíveis para conhecer no Chile

Está planejando a sua próxima viagem ao Chile e não sabe se deve ou não incluir vinícolas no seu roteiro? A nossa resposta é: sem dúvidas! Ir ao Chile e não visitar as vinícolas – as viñas – é quase um crime, porque além de ser um dos passeios mais tradicionais, elas são lindas! O Chile é um dos maiores produtores de vinhos do mundo e, devido à sua geografia e condições climáticas, seus vales entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico são muito férteis. 

Em uma viagem ao país, você pode conhecer a história das preparações, entender sobre os processos envolvidos na produção, desde a colheita, passando pelos processos de produção até a exportação dos vinhos e, é claro, tomar umas boas taças direto da fonte! 

Só tem um detalhe: o Chile possui uma infinidade de vinícolas, e seria praticamente impossível você conhecer todas em uma única viagem – a menos que seja uma viagem muito longa e dedicada somente a isso. Por isso, separamos as cinco vinícolas que mais recomendamos a visita. Se você não quer ficar perdido ao montar o seu roteiro, segue a leitura, porque nós vamos te ajudar! 

  1. Undurraga

Beleza é algo muito particular, mas, para nós, essa é a mais charmosa de todas! A Undurraga é uma das vinícolas mais visitadas do Chile e o passeio vale a pena porque ele passa pelo parque familiar Undurraga, pela fábrica, pela plantação – que contém todos os tipos de uvas – e pelas adegas subterrâneas da propriedade, além de ter um museu sobre a etnia Mapuche (um povo indígena da região centro-sul do Chile). Os tours são realmente lindos e os guias têm muito conhecimento. Também é localizada no Vale do Maipo, na cidade de Talagante. 

O tour tradicional dura, aproximadamente, uma hora, com visita ao parque, na qual se poderá conhecer a visão de mundo Mapuche (um povo indígena da região centro-sul do Chile). Após passar pelas vinhas e apreciar o jardim, o tour se encerra com as adegas centenárias e a degustação de quatro vinhos reserva. Há opções de tours em inglês e em espanhol, sendo necessária a reserva 

  1. Haras de Pirque
Haras de Pirque
Haras de Pirque

A vinícola Haras de Pirque é uma das maiores e mais belas do Chile, com milhares de hectares entre as montanhas chilenas e uma estrutura impactante, com o seu prédio em formato de uma ferradura, que simboliza a paixão por cavalos, com uma linda fonte ao meio. Essa vinícola é tão incrível que fizemos um post exclusivo sobre ela, o qual você pode acessar clicando aqui.

Devido à sua localização no pé da Cordilheira, os armazéns de fermentação apresentam um acentuado desnível que permite o processamento das uvas e mostos por gravidade, reduzindo a utilização de bombas motorizadas e outros equipamentos. Esta técnica previne substancialmente o risco de oxidação, taninos mais suaves e proteção dos aromas e sabores do vinho.

Existem alguns tipos de tours e a vinícola conta, também, com um restaurante excelente, que possui Menu da Estação, queijos finos, charcutaria artesanal e, claro, muito vinho. 

  1. El Principal
El Principal

A viña El Principal é uma das mais renomadas do Chile, localizada no Pirque, onde a Cordilheira dos Andes e o Vale do Maipo formam um ambiente com paisagens incríveis e únicas. Fundada em 1994, a vinícola é conhecida por sua produção de vinhos de alta qualidade, com destaque para os vinhos tintos elaborados a partir das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah.

A vinícola conta com uma equipe de enólogos altamente qualificados e experientes e utiliza tecnologia avançada em todo o processo de produção, desde o cultivo das uvas até a elaboração e maturação dos vinhos. Além disso, tem um forte compromisso com a preservação do meio ambiente, implementando práticas sustentáveis em todas as etapas da produção.

Por lá, você pode realizar diferentes tipos de experiências, desde tours para entender todo o processo de produção, até almoço ou piquenique ao ar livre, além, é claro, da degustação dos vinhos. Ela é uma vinícola menor, em relação às mais conhecidas pelos brasileiros, e, justamente por isso, o tour é bem personalizado e é mais fácil conhecer os processos.

  1. Santa Rita 
Santa Rita
Santa Rita

Ainda na linha das paisagens maravilhosas, a vinícola Santa Rita é uma verdadeira viagem pela história chilena e suas tradições, sendo um patrimônio cultural do país. Ela fica a 45km de Santiago e tem uma estrutura muito boa, contando com um museu, um restaurante e um café – e é completa em relação às formas de visita. 

A propriedade tem uma casa grande que possui 16 quartos, construída há mais de 200 anos, que hoje funciona como um hotel. Quanto aos tours, existem alguns tipos, desde o clássico até os mais diferentes, como o de charrete, de bicicleta e o winemaker experience. 

No primeiro, há um passeio pelas parreiras, passando, também, pela área onde os vinhos são produzidos e engarrafados. Ao final, caminha-se para a área de armazenamento e degustação. Já o segundo conta – como o nome propõe – com um passeio de charrete pelas áreas mais afastadas da vinícola, com passeio pelos encantadores jardins internos e possibilidade de se fazer um piquenique. Por fim, o último é a experiência mais diferente: nesse tour, você poderá ser enólogo por um dia! Utilizando os mesmos equipamentos usados na vinícola, os visitantes poderão criar os seus próprios vinhos de uma forma divertida.

Por essas razões, a vinícola Santa Rita não pode ficar de fora da lista, porque vai oferecer uma experiência completa, com diversas opções no local e uma beleza única. 

  1. Vik
Vik
Vik

Por último, mas não menos importante, apresentamos uma viña com uma proposta diferenciada, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes. A Vik é uma vinícola luxuosa, com tudo o que há de mais moderno, sendo o local uma mistura da experiência do vinho com muita arte. Ela fica no Vale de Cachapoal, em Millahue, que significa “lugar de ouro” na língua dos Mapuches (indígenas chilenos, conforme já descrito). 

O local conta, além da parte dos vinhos, com um hotel 5 estrelas, no qual cada quarto tem a decoração assinada por um artista renomado. Possui quartos de luxo e piscina de borda infinita com vista para as montanhas e vinhedos. Há, também, dois restaurantes, spa, centro de bem-estar, além da possibilidade de fazer um tour privativo pela vinícola com degustação dos vinhos.   

A degustação premium na Vik inclui os seus três rótulos mais famosos –  Milla Cala, de La Piu Belle e o ícone, VIK. Há, também, o tour tradicional, que contempla apenas uma degustação do rótulo Milla Cala, além de outras opções de tour, como o de piquenique, mountain bike, trekking e passeio a cavalo pelos vinhedos. 

Essa é, definitivamente, a vinícola com mais luxo de todas e é uma verdadeira experiência de alto nível.

Vale a pena comprar vinho nas vinícolas?

Por fim, aqui vai a resposta de uma pergunta que é muito comum entre os viajantes. A verdade é que depende. Se você está em uma vinícola com rótulos exclusivos de lá, sim, vale a pena, porque são vinhos que você provavelmente não encontrará em outros lugares. 

Já os vinhos mais simples, como os vinhos comuns da Concha y Toro, por exemplo, é melhor procurar em mercados ou adegas fora da vinícola, porque você pode encontrar promoções e preços mais em conta. Quando você estiver na vinícola, você pode dar uma olhadinha na internet para checar se não encontra valores melhores em outros lugares. 

Ficou curioso e já quer fazer as malas? Você não precisa procurar tudo sozinho e ficar com a sensação de que está esquecendo de algo ou perdendo alguma coisa importante! 

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Diferenças Brasil x Chile

Brasil x Chile – 4 diferenças culturais que vão te surpreender

Descubra as diferenças culturais entre Brasil e Chile. Da gastronomia às festas, explore as peculiaridades que tornam cada país único. Leia mais e prepare-se para sua viagem!
Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Estações do ano no chile – Como elas são e qual a melhor para ir?

Está planejando sua viagem, mas precisa conhecer as características das estações do ano no Chile para decidir a melhor época de viajar? Então vem comigo que te conto tudo nesse post!
Como se Comunicar no Chile

Guia rápido de como se comunicar no Chile

Aprenda como se comunicar no Chile com nosso guia rápido de frases essenciais em espanhol para lidar com situações do dia a dia, desde sua chegada ao aeroporto até interações no hotel e restaurantes.
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?