fbpx
Seja bem vindo ao Chile Explorer - Atendimento 24 horas!

Os 5 melhores museus de Santiago do Chile

Por | O que fazer em Santiago | 11 de março de 2022

O Chile ostenta um dos cenários culturais mais empolgantes da América Latina, contanto com uma enorme quantidade de museus em Santiago, e geralmente não dá tempo de visitar todos. Por isso, nesse post vou te contar os que na minha opinião são os 5 melhores, que são realmente completos e vale muito a pena conhecer.

Eu particularmente, associo a palavra museu com tédio, e talvez você também, por isso escolhi os 5 mais bem aceitos e visitados pela maioria dos turistas, e por mim hehehe. Então, mesmo que assim como eu você não seja muito fã de museus, esses realmente valem a pena!

Pronto para conferir os 5 melhores museus de Santiago? Bora lá!

5. Museo Nacional de História Natural

O Museu Nacional de História Natural, fundado em 1830, é um dos mais importantes museus de história natural da América Latina. Exibe a diversidade biológica e geológica do Chile. 

Talvez a mais impressionante e visitada de suas peças seja o grande esqueleto de baleia no salão central, que por si só já vale uma visita ao museu.

Ballena Museo Nacional de Historia Natural

Ballena Museo Nacional de Historia Natural

Eu sou o tipo de pessoa que quando era mais jovem adorava animais, gostava muito de ciências, era um tema que eu realmente gostava e estudava bastante. E é justamente sobre isso que trata o museu, ele fala desde o começo do universo até o dia de hoje, mas sempre focado na vegetação e animais do Chile.

O museu também conta com exposições muito interessantes, como a réplica da múmia de uma criança inca encontrada em Cerro El Plomo muito perto de Santiago, um meteorito de mais de meio metro de diâmetro que caiu no norte do Chile, recriações de animais extintos da Idade do Gelo, entre muitas outras. 

O Museo Nacional de História Natural se destaca dos outros. Vale muito a pena você colocar no seu roteiro!

Horário para visitação

Museu aberto ao público a partir de terça-feira, 15 de março de 2022.

Horário: Terça a Sábado: 10h00 às 12h30. Sem reserva, a inscrição é feita na entrada do Museu. 

4. Museu da Memória e dos Direitos Humanos

O Museu a Memória e dos Direitos Humanos é um espaço destinado a dar visibilidade às violações de direitos humanos cometidas pelo Chile na ditadura militar, que foi de 1973 até 1990.

Pra quem não sabe a ditadura militar chilena foi a mais recente e mais sangrenta da América Latina. Nesse museu, você poderá conhecer por meio de objetos, documentos e arquivos em diferentes formatos, parte dessa história: o golpe de Estado, a repressão dos anos seguintes, a resistência, o exílio, a solidariedade internacional e a defesa dos direitos humanos.

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

O museu conta também com arquivo televisionado do golpe de estado no dia em que Augusto Pinochet bombardeou o Palácio La Moneda para derrubar do poder a Salvador Allende, que era o presidente na época.  Com o fim do governo e Allende, Augusto Pinochet chefiou uma ditadura militar que durou mais de dezesseis anos.

Lá no museu você vai ver direitinho tudo isso e muito mais.

Esse museu é uma instituição cultural de memória e direitos humanos de primordial importância na cidade de Santiago. Para quem gosta de história vale a pena uma visita lá. Eu recomendo entre 2 a 3 horas para poder ver tudo.

Horário para visitação

Entrada gratuita de terça a domingo, entre 10h e 18h.

3. Museu de Arte Precolombino

O termo precolombino é usado para nomear o que aconteceu ou existiu na América antes das expedições de Cristóvão Colombo. E é justamente disso que trata o museu, sobre o período que precedeu a colonização espanhola no Chile.

Em resumo, o período precolombino se inicia com o desenvolvimento dos primeiros assentamentos humanos no continente e se estende até a conquista europeia.

O Museu de Arte Precolombino abriga hoje peças de coleção têxtil andina com mais de 3.000 anos, obras em cerâmica, metal e pedra, verdadeiras obras de arte de as culturas maias, astecas, andinas, povos antigos da Amazônia e do Caribe, além de uma coleção de arte das sociedades que habitavam o atual território chileno.

Ah, e não posso deixar de mencionar que também nesse museu você poderá conhecer as Múmias Chinchorro, as mais antigas do mundo. Elas foram encontradas no Chile há cerca de 100 anos no deserto do Atacama e estudos garantem que elas foram mumificadas há mais de 7.000 anos.

Museo Arte Precolombino

Museo Arte Precolombino

Pra mim esse é o museu mais completo de Santiago. Ele tem 3 andares, tem bastante coisa pra ver, e se você gostar muito de museu e quiser passar um dia todo por lá, você vai ficar maravilhado.

Horário para visitação

Entrada $4.500 de terça a domingo, entre 10h e 18h.

2. Museu Casa La Chascona

Pra quem não sabe Pablo Neruda tem 3 casas, essa é uma delas.

Pablo Neruda foi um dos poetas mais importantes da literatura castelhana do século XX. Ele ganhou o prêmio nobel da literatura em 1971, sendo muito conhecido e respeitado aqui no Chile.

Você sabia que o nome das suas 3 casas levam o nome das suas 3 amantes? La Chascona era o apelido de uma delas.

O Museu Casa La Chascona fica próximo ao Cerro San Cristobal, e está projetado para difundir a vida do poeta ao permitir o acesso aos ambientes íntimos em que viveu e criou.

Entre outras coleções, no Museu Casa La Chascona você poderá encontrar uma interessante galeria de arte, com obras de pintores chilenos e estrangeiros de todos os tempos, além dos ambientes de Neruda, como sua sala de jantar, com as louças e talheres originais.

Museu Casa La Chascona

Museu Casa La Chascona

Se você é fã de literatura vale a pena visitar esse museu e conhecer com mais profundidade a vida de Pablo Neruda. 

Horário para visitação

Entrada $7.000 de terça a domingo, entre 10h e 18h.

1. Museu Interativo Mirador 

FOTO

Pra mim o melhor museu de Santiago, sem discussão, é esse !

Ele é como se fosse uma escola de 4a série gigante em que tudo o que você aprende na sala de aula você pode colocar em prática lá. Sério, é muito bom pra criança, porque todos os brinquedos lá são interativos.

Você pode encontrar um grande número de salas temáticas para explorar e se maravilhar com centenas de fenômenos ligados à ciência e ao mundo ao seu redor.

A principal atração do Museu Interativo Mirador é o simulador de terremoto, onde você entra em uma casa rodeada de telas mostrando cenas do terremoto de 2010 do lado de fora, então se inicia o tremor e você vive na pele a experiência de vivenciar um terremoto.

Eu sei, nós somos curiosos pra saber como é sentir um terremoto, mas ao mesmo tempo temos medo e não queremos viver essa experiência real, então o simulador é o lugar certo pra gente. 

Além disso, você poderá conhecer um espaço astronômico com mais de 700 metros quadrados de exposições interativas relacionadas ao cosmos, e é a maior exposição do gênero na América Latina. 

Museu Interativo Mirador

Museu Interativo Mirador

É muuuuito bacana mesmo! Cata a dica e não deixe de colocar esse museu no seu roteiro por Santiago.

Horário para visitação

O MIM funciona de terça a domingo: AM, das 10h às 13h e PM, das 15h às 18h30. Nos finais de semana a abertura é às 09:30.

FOTO

Informação de ouro

Já mencionei acima em cada descrição de cada museu, mas volto a frisar, todos os museus estão fechados na segunda-feira, não caia na besteira de colocar museu no seu roteiro nesse dia da semana .

Esses 5 são na minha opinião os  melhores museus de Santiago, e indico você colocar no seu roteiro por Santiago pelo menos 2 ou 3 deles. 

Volta aqui depois e me conta sua experiência !

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser O Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp  clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp.

Link pro meu canal do Youtube.

No meu instagram @talesbarreto e @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog 

Até o nosso próximo post! Abraço!

 

E-book

Baixe nosso Portfolio

Baixe nosso Portfólio de Inverno e o Manual de dicas e roteiros de Santiago e saiba tudo que nós podemos oferecer para você em sua viagem!

Insira seu nome e email nos campos abaixo: