Seja bem vindo a Zerando o Chile

10 principais dicas de Santiago

Por | Dicas de Santiago | 17 de julho de 2020

Ta chegando o dia heimmmmm!! Se você ta lendo esse post, com certeza você já ta de passagem comprada ou ta sonhando em vir pro Chile. Eu, quando faltavam 2 meses pra minha viagem, já tinha visto todos os vídeos de dicas de Santiago no Youtube pelo menos umas 2x. Ansiedade era tão grande que antes de dormir, minha mente era invadida por pensamentos sobre o Chile que não me deixavam dormir.

Bem, quando eu vim pela primeira vez, foi meio que na sorte. Não me preparei muito, as informações que estavam disponíveis na internet eram um pouco bagunçadas ou espalhadas por vários sites. Então eu dei uma concentrada nas 10 principais dicas de Santiago, bora lá?

1. O QUE EU PRECISO PARA VIAJAR AO CHILE?

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário de passaporte para entrar no Chile! Se tiver somente a sua identidade com emissão de até 10 anos e em bom estado, entra tranquilo! Mas agora, se tiver passaporte, use-o! Não existe ostentação maior do que um passaporte cheeeeio de carimbos :).

2. O QUE É IMPORTANTE LEVAR NA MALA E O QUE NÃO PODE?

Malas com rodinhas são essenciais para viagens longas

Não é novidade que o inverno no Chile é frio. Quando o dia ta nublado, ave maria, é frio demais. Quando ta sol, nem tanto. Todas as roupas de frio que vocês encontrarem no Brasil são aptas para serem utilizadas na cidade de Santiago, porém pra ir pra neve vocês precisam de roupas IMPERMEÁVEIS e Anti-térmicas. Recomendo vocês comprarem no Chile ou então alugarem no caminho do passeio, tendo em vista que só vão precisar alugar uma, ou no máximo duas vezes durante sua estadia.

  • Protetor solar: o sol aqui queima muito mais devido a altitude e a camada de ozônio que é lascada.
  • Protetor labial e manteiga de cacau: evitar rachadura dos lábios devido ao clima super seco.
  • Pra quem tem rinite, leve o sorinho, neosoro, ou soro fisiológico, o nariz fica muito seco, é muito chato, mas suportável.
  • Tragam todo o dinheiro de vocês em reais, troquem o mínimo no aeroporto ou na cidade de vocês. A cotação em Santiago sempre ta melhor. Se você não quiser carregar muito dinheiro, escolha a opção de pagar seus tours por transferência pra uma conta no Brasil.
  • Creme hidratante para as senhoritas. Mesmo problema de secura.
  • Não esqueçam de trazer MEIAS! Quando forem pros passeios de neve, vocês vão lembrar do Tio Tales. Usem 2 meias, uma por cima da outra pois os dedos são os primeiros a ficarem super gelados e isso ajuda muito. Quando mais grossa a meia, melhor.
  • NÃO é necessário nenhuma vacina específica e nem apresentação da carteira de vacinação
  • Levem somente aparelhos em que os plugs sejam de 2 entradas ou então levem um adaptador. Tomadas de 3 pontos não entram. 
  • Não levem desodorante ou qualquer frascos de mais de 100 ml NA MALA DE MÃO. Na mala despachada, problema nenhum. (Perdi 1 perfume 1 million no aeroporto).
  • Não pode levar comida, a não ser que estejam embaladas. Frutas, carnes, coisas que podem estragar, nem pensar.
  • Não precisa se preocupar com ativação da internet de vocês no exterior, sai muito caro. Vocês podem encontrar lugares que vendem chip já com carga por 2.000 pesos (12 reais). Caso vocês sejam clientes da Zerando o Chile ou da Chile Explorer, você já ganham um chip por pessoa de graça!

3. QUAL MELHOR BAIRRO PARA SE HOSPEDAR? 

Essa só você pode responder, vai ser o que atender melhor o seu perfil:

  • Centro – Por ser centro, é super movimentado, mas é onde contém os principais pontos turísticos da cidade e é tudo muito próximo, sendo pouquíssimo necessário usar Uber ou taxi.
  • Las Condes – Considerada um dos bairros mais ricos de Santiago, prédios luxuosos e parques lindos, mas super afastado do centro e dos pontos turísticos.
  • Providência – É um bairro um pouco mais chique que o centro, mas que passa uma sensação de conforto e segurança, além de ter opções de restaurantes por todo o lado e ser próximo do Sky Costanera. A aproximadamente 10 minutos de uber dos pontos turísticos do centro.
  • Lastarria – Considerado um bairro bem cultural, possui muitas opções de restaurantes e barzinhos a noite e fica bem próximo ao centro.
  • Bellavista – Esse é o bairro universitário da cidade,  se você é baladeiro e gosta da bagaceira, hoooomi, esse é o lugar hahaha! Rua principal: Rua Pio Nono. Aí você encontra diversas opções de festas e restaurantes. O famoso Patio Bellavista que possui um aglomerado de restaurantes também fica ali. 

Veja o meu vídeo no Youtube de onde se hospedar em Santiago

Veja o meu vídeo no Youtube de Hostel, Hotel ou Airbnb?

4. TROCAR DINHEIRO NO BRASIL OU NO CHILE?

A melhor cotação em 90% das vezes está em Santiago! Então pra não chegar sem nada de pesos chilenos, troca um pouquinho na sua cidade ou chegando no aeroporto somente para o transfer ou algum contratempo (200 reais ta bom). O restante indico nas casas de câmbio que ficam na rua Agustinas no Centro, ou então próximo ao metrô Pedro de Valdívia, em providência. 

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, esse vídeo é do meu canal do Youtube (Tales Barreto), onde eu mostro passo a passo como fazer o cálculo de conversão e onde fica a melhor casa de câmbio de Santiago. Se assistiu o vídeo, deixa um “Vim pelo blog” nos comentários! 

5. COMO FUGIR DA TAXA IVA?

Aqui no Chile existe uma taxa chamada IVA (Imposto de Valor Agregado) que é cobrado em todos os produtos que compramos. Essa taxa é obrigatória, menos para nós, turistas, quando contratamos o serviço de hospedagem. A condição pra não pagar esse imposto, é pagar em dólares. Caso você não leve dólares, pague com cartão de crédito, que o valor debitado será em dólares. Bem, você pagará o IOF, mas 7,38% do IOF é menor que 19% do IVA. Essa é uma das melhores dicas de Santiago.

6. SEGURO VIAGEM

Não é obrigatória a contratação do seguro viagem, mas ninguém está livre de ter uma bagagem extraviada ou ter algum problema de saúde durante a viagem, até mesmo por causa da altitude, clima diferente, esquiar ou praticar esportes radicais. Se você for fazer algum esporte radical, lembre-se da recomendação do tio Tales no post de dicas de Santiago. Um seguro saúde nesse caso, fica beeeeem mais barato do que precisar usar o sistema de saúde do Chile, que não é tão barata. O custo diário varia, mas já vi valores de 20 a 30 reais por dia. 

7. QUAL O LIMITE PERMITIDO DE VINHOS PARA LEVAR PARA O BRASIL?

O permitido é 12L de vinho (16 garrafas) na bagagem despachada e 4L (6 garrafas) na bagagem de mão, mas é sempre bom confirmar com a companhia aérea. Quando vocês forem guardar na mala, vocês podem enrolar os vinhos nas próprias roupas pra não quebrar, ou então comprar plástico bolha na rua Paris y Londres.

Nesse vídeo eu mostro onde comprar vinho barato em Santiago e também dou uma sugestão de vinho bom pra cada tipo de vinho. Eu não entendia nada de vinho, mas depois de morar aqui e trabalhar com turismo você aprende.

 

8. QUAL É O PERIODO DE NEVE NO CHILE?

Sabemos que a natureza é uma caixinha de surpresas, mas conforme os últimos anos a neve sempre começa a cair por início de Junho e vai até início de Setembro. Pode acontecer de variar um pouco a época, mas esse é o padrão. Os meses de Julho e Agosto costumam ser os de maiores índices de neve. 

9. QUAIS SÃO OS BANCOS QUE TEM NO BRASIL QUE POSSO USAR NO CHILE?

Os principais são Itaú e Santander. Tem uma agência do Banco do Brasil em Las Condes, mas não serve pra naaaada. Acredite, já fui lá, não atendem pessoa física, nós, míseros mortais. Os bancos não são interligados, então deve ativar o seu cartão para uso no exterior e paga uma taxa a cada vez que usá-lo, seja no débito, no crédito ou para saques. Se for uma emergência, fale comigo no whatsapp. Eu lhe entrego o dinheiro em mãos e você me transfere pra uma conta no Brasil por internet banking.

10. ÁGUA

Embora a água da torneira seja potável para beber, muitos não se dão muito bem com a água pela quantidade de sais minerais e o gosto diferente podendo causar até uma dor de barriga (Eu até hoje tomo água da torneira e nunca me deu nada). Indico comprar água mineral para não dar o azar de ocorrer algo e acabar atrapalhando o passeio. Uma garrafa de 500ml custa geralmente entre $500 e $800 pesos chilenos (2,50 – 4 reais) e uma garrafa de 5L custa aproximadamente $1.800 (10 reais). Essa garrafinha do meio da foto, de tampa vermelha, não comprem ela pelo amoooor de Deus, peeeense numa água com gosto ruim, ave maria.


E é isso aí galera, essas foram as 10 principais dicas de Santiago. Essa da água, é sério, vocês vão lembrar de mim. É mesmo que ta bebendo água com barro argh!

Ó, vou deixar 3 sugestões de vídeos que eu acho que podem te interessar, tá? Até nosso próximo post, um abraço!

10 Golpes Comuns em Santiago

10 Atrações Noturnas em Santiago

10 Curiosidades sobre o Chile

——————————————————————————————————————————————————————–

Qualquer dúvida,  portfólio ou  se você quiser O Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp + 56937417731 ou então clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No meu instagram @talesbarreto eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha ultima foto #vimpeloblog que aí tu me ajuda a deixar o pessoal dos comentários curiosos e virem aqui visitar o blog!. Aqui é jogo aberto meu querido, a gente se ajuda!

Até o nosso próximo post! Abraço!

Dicas de Santiago

——————————————————————————————————————————————————————–

 

Tales Barreto
Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Tales Barreto. Tudo sobre Chile ta nesse canal.

Deixe seu comentário

E-book

Baixe nosso Portfolio

Baixe nosso Portfólio Interativo com vídeos de dicas e roteiros de Santiago e saiba tudo que nós podemos oferecer para você em sua viagem! Insira seu nome e email nos campos abaixo: