Santiago do Chile é uma cidade conhecida pela sua segurança e tranquilidade. Assalto à mão armada é algo muito raro, mas em compensação os chilenos são mestres quando se fala em furtos. É uma mão leve que parece até que eles fizeram um curso.
Por isso eu listei 5 golpes comuns em Santiago, pra que você fique ligado não tenha que passar por perrengues! E também fiz um vídeo no meu canal sobre 10 golpes comuns em Santiago. Se você quiser visualizar melhor os golpes, o vídeo é a melhor opção.
Os golpes em Santiago que mais pegam turistas desavisados
Tem coisa que é tão sutil que você só percebe depois. Melhor já chegar sabendo como os espertinhos costumam agir por aqui.
1. Batedores de Carteira
Esse é clássico! No metrô, ou em lugares com bastante gente é possível que isso possa acontecer. Nunca tentaram comigo, mas já escutei muitos relatos de turistas que foram furtados assim.
Quando você tá distraído, alguém esbarra em você “sem querer” ou anda muito próximo e quando você percebe… Cadê o meu celular meu? Puts, cadê minha carteira? Por que que eles não levam os boletos das minhas contas? Mas não, é só coisa de valor.
Mas a dica é, usar uma doleira, bolso de dentro da jaqueta, andar com a mochila pra frente e colocar pertences em bolsos laterais.
Outra coisa que pode acontecer é deixar bolsas e mochilas atrás da cadeira em restaurantes. A dica é sempre manter as bolsas e coisas de valores junto consigo, cuidar com zíper aberto e não deixar celulares e carteiras tão amostra.
2. Táxi
É meio injusto falar isso, mas a verdade é que já se criou uma crença de que taxistas no Chile são desonestos. Óbvio, não podemos generalizar. Mas a quantidade de clientes meus que relataram casos de golpes relacionados aos taxistas em Santiago, não foram poucas.
Existem dois golpes comuns que acontecem nesse caso:
- A corrida fecha no valor de 7.000 pesos, por exemplo, então você entrega uma nota de 10.000 pesos para o motorista sem prestar muita atenção. Nesse momento, ele troca a nota e lhe devolve falando que você entregou somente uma nota de 1.000 pesos. Você, pelo fato de não ter certeza, acaba aceitando a situação. Isso pode também acontecer trocando sua nota por uma falsa e dizer que você lhe pagou com uma nota falsa. Prestar bem atenção enquanto foi entregue ao motorista e repetir em voz alta o valor entregue.
- Quando o taxista percebe que são turistas, ele aperta um botãozinho que faz o taxímetro contabilizar mais rápido, aumentando o valor final. É muito comum acontecer isso saindo do aeroporto e ou então na saída do Pátio Bellavista e lugares turísticos em geral. Isso aconteceu comigo e eu consegui gravar! Eu incluí no vídeo que está no início da página.
Então, minha recomendação é: Use Uber, Beat ou Didi. Esses 3 aplicativos são ótimos e nunca tive problema com nenhum motorista ou situação. E olhe que eu uso quase que diariamente a mais de 4 anos aqui no Chile.
Veja também Aplicativos úteis que vão lhe ajudar na sua viagem pro Chile.
3. “Seu transfer vai se atrasar”
Outro golpe bem comum de acontecer no aeroporto é quando você procura o transfer que agendou e não encontra o motorista de imediato. Então chega outra pessoa falando que seu motorista vai se atrasar, mas que mandou ele por ser de confiança.
Aparentemente, ok! Mas chegando ao hotel ele te cobra 2x ou até 3x mais que o combinado e fala que você será reembolsado. Nem preciso falar que isso é um adeus pros seus suados dinheirinhos, né?
Aqui vão mais algumas dicas importantes para a sua segurança:
- Não confiar na primeira pessoa que aparecer;
- O motorista é quem tem que confirmar o seu nome e o nome dele. Se ele lhe perguntar seu nome, você pergunta: “Quem você tá procurando?”
- No aeroporto tem wi-fi na zona de desembarque. Pode sair tranquilo, conectar com paciência e entrar em contato com seu transfer.
- Combinar com antecedência onde que o transfer vai esperar. (Eu sempre combino ao lado da máquina de coca-cola, abaixo do número 4, no portão 4.)
- NÃO TROQUE DINHEIRO NA CASA DE CÂMBIO DO AEROPORTO. A cotação é muito ruim. Troque somente o suficiente pra você pagar o transfer. Depois você troca o restante em Providência ou no Centro, na rua Agustinas.
“Mas, Tales, a Zerando não oferece esse serviço?” Era o que muitos clientes perguntavam e agora, finalmente, temos um serviço de transfer, tanto privado quanto compartilhado, para atender especialmente viajantes brasileiros e levá-los do aeroporto ao hotel e vice-versa. Para saber mais detalhes de como solicitar o serviço, acesse o link abaixo e fale com um dos nossos consultores.
Solicitar Transfer com a Zerando
4. Casa de Câmbio
Aqui é onde você vai trocar o seu dinheiro. Apesar de eu saber de pouquíssimos golpes que aconteceram nessa situação aqui em Santiago, é bom sempre ficar esperto. Nunca troque dinheiro com pessoas que oferecem uma cotação melhor no meio da rua, troque somente nas casas de câmbio.
DICAS:
- Não guarde todo o dinheiro junto;
- Não fique conversando com estranhos momentos antes, durante ou após a troca de dinheiro;
- Troque dinheiro somente nos guichês de casa de câmbio oficiais
5. Aluguel de carros para ir a Viña del Mar e Valparaíso
É muito comum que os turistas brasileiros pensem na opção de alugar um carro e ir para Viña del Mar e Valparaíso, mas o que era pra ser uma solução, às vezes, acaba virando um problema.
Essas cidades são conhecidas por acontecer constantes furtos de carros que ficam estacionados pelas ruas. Isso não é conversa de “dono de agência” pra persuadir alguém a… não! Pelo amor de deus, nada a ver. Eu jogo aberto!
Em uma breve busca no tripadvisor, você verá do que eu estou falando. O ideal é deixar o carro sempre em estacionamentos e não deixar nada dentro do carro.
Existem mais golpes, como eu mostrei no vídeo, mas esses são os principais. A primeira vez que eu li sobre esses golpes, me passou uma sensação de insegurança. Eu não quero que vocês se sintam assim quando venham pra cá.
Venham relaxados, aqui é seguro, sim! Tome as preocupações que eu mencionei e você vai estar seguro. Venha sem medo e curta ao máximo, porquê o Chile é um país incrível! Eu espero que tenha ajudado vocês, meus queridos!
Se precisar de mais dicas, quiser portfólio ou ajuda para planejar sua viagem pra Santiago, pode entrar em contato pelo Whatsapp no link abaixo.
Ah! E tanto no meu instagram @talesbarreto quanto no @zerandochile você recebe conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na última foto #vimpeloblog
Até o nosso próximo post! Abraço!