O restaurante Aqui Está Coco, em Santiago, é um clássico com quatro décadas de história na cidade e é uma parada obrigatória durante a viagem. Com fama internacional, ele se confunde com a história da família de Jorge “Coco” Pacheco que trabalha incansavelmente para equilibrar a cultura e história chilena com as inovações necessárias no ramo.
Continue a leitura do post para conhecer um pouquinho mais sobre a história e as delícias do “Aqui Está Coco” e, assim, entender por que você não pode deixar de conhecê-lo.
História e Ressurgimento do Aqui Está Coco
O refinado restaurante, que sempre fez sucesso na alta sociedade chilena, sofreu um incêndio em julho de 2008 e não sobrou muita coisa para contar história. Apenas dois anos após a tragédia, Coco Pacheco, o proprietário, e sua família fizeram o lugar renascer das cinzas. Ele reabriu em julho de 2010 no mesmo endereço, para manter a tradição. Inclusive, a fachada original foi reconstruída, preservando a sua identidade.
Decoração e Temática
A temática do restaurante é o fundo do mar, mas nada de desenhos animados ou fantasias, a decoração se volta para as belezas do país, valorizando as raízes chilenas e os povos originários. Coco defende que “a terra oferece seus frutos abundantes e que eles retribuem esse amor tornando a sua pegada eficiente e protegendo sua riqueza através de suas práticas sustentáveis.”
Inclusive, o estabelecimento é um dos primeiros “restaurantes verdes” da América Latina. Após o incêndio, ele foi todo reformulado seguindo diretrizes que o tornaram um estabelecimento sustentável e que tem a ecologia como parte fundamental. Cerca de 40% dos materiais utilizados na construção e decoração do ambiente são sustentáveis: o piso da entrada, por exemplo, veio de um ginásio demolido.
A escultura da baleia-jubarte (animal protegido no Chile), que fica logo acima do bar de entrada, foi produzida utilizando a alga marinha cochayuyo por um artista plástico de Valparaíso. Já os jogos americanos, que dispensam o uso de toalhas nas mesas, são feitos de couro de salmão… Dá pra imaginar?
Os Diversos Ambientes do Restaurante
O espaço é formado por diferentes salões e cada um carrega o seu próprio tema, mas, no geral, todos seguem um estilo rústico, com iluminação baixa e muita madeira proveniente de florestas renováveis. O que rouba a cena dos ambientes é sempre a decoração – nas mesas, estantes e paredes é possível observar diversos objetos antigos que parecem guardar memórias afetivas de épocas bem remotas.
O local acaba sendo tão diverso e eclético que oferece desde espaços com uma atmosfera mais animada e músicas vibrantes, até um ambiente mais privado e discreto, que pode ser uma boa pedida para um almoço corriqueiro de negócios.
O Cardápio: Sabores do Mar e da Terra
Ao abrir o cardápio, como na maioria dos restaurantes renomados de Santiago, você se irá se deparar com várias espécies de peixes e frutos do mar – todos muito bem preparados e harmonizados com temperos e ingredientes da cozinha do renomado Chef Bernardino Sepúlveda.
Além de boas preparações de carnes e, é claro, opções para os vegetarianos! Entre os carros-chefes do restaurante estão o Congrio Mai-Mai, o Arroz “Coco”, o Turbot Mediterrâneo e a Merluza ao molho de Enguia.
As sobremesas também são muito primorosas, a Torta de la Abuela e Torta de Lúcuma – uma fruta típica da região, transformada num doce leve e gelado que derrete na boca – são as mais pedidas e indicadas pelos simpáticos garçons.
Adegas e Harmonizações
A adega fica localizada no subsolo e tem um clima de mistério, com velas e guardiões. Ela abriga uma lista impressionante de safras e cepas de vinhos orgânicos, chilenos e internacionais. A carta de vinhos ainda sugere algumas ótimas harmonizações entre vinhos e pratos.
Ao lado, há uma sala onde é possível apreciar um jantar privado para um grupo maior de pessoas, chamada de Comedor Cava. Esse, certamente, é um cantinho bom para os mais reservados, principalmente para os que vão ao restaurante para tratar de reuniões de negócios – o que é muito frequente.
Preços e Recomendações
Comer no Aqui Está Coco não é tão barato, por isso recomendamos que você reserve uma noite especial da viagem para conhecê-lo. É uma ótima opção para quem quer fazer um jantar memorável entre amigos ou em casal.
O preço médio, por casal, fica entre 50.000 e 70.000 pesos chilenos – considerando um prato principal, uma sobremesa e bebidas. Caso optem por experimentar a famosa centolla, a conta pode alcançar a casa dos 100.000 pesos chilenos.
Horário de Funcionamento e Localização
Ele fica localizado na Nueva Costanera, nº 3960, Vitacura e funciona de segunda à sexta, das 13h00 às 15:00 horas e 19:00 horas às 23h00, já nos sábados, das 08h00 às 23h00.
O restaurante é mais que um ponto turístico, é uma estrela da gastronomia do país e não pode ficar de fora do seu roteiro em Santiago. E não se esqueça de que estamos à sua disposição para te ajudar a organizá-lo.
Se você está planejando uma visita a Santiago e quer explorar mais opções gastronômicas na cidade, confira a categoria completa sobre os melhores bares e restaurantes em Santiago. Neste link, você encontrará uma variedade de locais incríveis que irão satisfazer todos os seus desejos culinários durante a sua estadia na capital chilena!
Qualquer dúvida ou portfólio, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.
No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
Até o nosso próximo post! Abraço!