Conhecimento é poder, por isso preparamos com muito carinho um conteúdo top, contando em detalhes tudo sobre os principais Apps de Transporte no Chile. Vem comigo!
Na hora de planejar uma viagem, o mais importante é saber usar tudo ao seu favor, principalmente a tecnologia, principal ferramenta usada como aliada pelos turistas em suas viagens no mundo todo. Assim, conhecer os meios de locomoção e aplicativos de transporte é essencial para evitar alguns perrengues e otimizar seu tempo.
Apesar de existirem outras apps de transporte no Chile, o Uber, Didi e Beat são os 3 principais e mais usados por chilenos e turistas.
1. Uber
O nosso primeiro aplicativo listado você provavelmente já conhece, o Uber é bastante popular em vários países do mundo, e no Chile não é diferente. Ele é um dos meios de locomoção mais seguros, confortáveis e em conta no país.
As corridas dentro de Santiago, por exemplo, ficam entre 2.000 e 3.000 (entre 12 e 18 reais na cotação atual). O pagamento das corridas na maioria das vezes é feito via cartão de crédito com cadastro no app, mas pode ser feito em dinheiro ( pesos chilenos) se necessário for.
O pagamento via cartão será feito na moeda local (Pesos Chilenos – CLP) dentro do app. A conversão é feita para Dólar (USD) e consequentemente para Real (R$) que será feita automaticamente logo depois. No ato do fechamento da fatura será empregada a cotação do Dólar atual, juntamente com as taxas de IOF (Impostos sobre Operações Financeiras) usadas no Brasil.
Para usuários que já utilizam o app em seu país de origem não é necessária nenhuma atualização para que se utilize no Chile. Para aqueles que nunca utilizaram, basta abrir a sua loja de Apps e procurar por ¨Uber – Pide un Viaje¨. Ele está disponível para diversos processadores, como IOS, Android e Windows Phone.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O Uber não é oficialmente legalizado dentro do Chile, por isso há algumas restrições quanto ao seu uso em território chileno, porém, como dito anteriormente, é totalmente seguro. Não é recomendado a utilização do App em Aeroportos devido a fiscalização. O máximo que pode acontecer com você é ser convidada a se retirar do carro e presenciar a situação de eles confiscando o carro.
2. Didi
O segundo app da nossa lista é bem conhecido internacionalmente, trata-se do Didi Chuxing, presente em diversos países da América do Sul, entre eles, o Chile.
O aplicativo Didi Chile, que pode ser encontrado no seu Play Store ou Apple Store como “Didi Pasajeros”, tem funcionalidade bem parecida com a do Uber, assim como a mesma segurança e conforto. Suas corridas têm taxas/preços bem acessíveis e assim como seu concorrente, o Didi tem geralmente a sua principal forma de pagamento o cartão, podendo ser também usado dinheiro (preferencialmente Pesos Chilenos).
Assim como o nosso app anterior, o pagamento via cartão será feito na moeda local (Pesos Chilenos – CLP) dentro do app, a conversão para Dólar (USD) e consequentemente para Real (R$) será feita automaticamente logo depois. Mesma coisa com o IOF que no Uber.
Para usuários que já utilizam o aplicativo em seu país de origem não é necessária nenhuma atualização para que se utilize no Chile.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Assim como o Uber,o Didi também não é oficialmente legalizado dentro do Chile, por isso as restrições quanto ao seu uso em território chileno são as mesmas.
3. Beat
O último, mas não menos importante aplicativo é um dos mais usados em território chileno, o Beat é um app de corridas de carros particulares, bem semelhante aos outros já apresentados nesta matéria. Entre as classes de serviço do Beat estão: Beat Tradicional: Para viagens cotidianas. Categoria econômica, rápida e simples e Beat Tesla: Une viagens de luxo e ecológicas, pois trabalha apenas com carros elétricos.
O Beat Chile trabalha com as mesmas formas de pagamento do Uber e Didi, sendo o cartão de crédito o principal meio escolhido pelos usuários, porém não se descartando o uso de dinheiro (preferencialmente Pesos Chilenos).
O aplicativo do Beat não pede atualizações para ser usado no exterior, então usuários que já o tenham em seu país natal não precisam atualizar ou baixar nada.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Assim como o Uber e Didi, o Beat também não é oficialmente legalizado dentro do Chile,por isso as restrições quanto ao seu uso em território chileno são as mesmas.
E por hoje é isso. Espero que conhecer essas apps de transporte no Chile tenha te ajudado a ficar ainda mais organizado para a melhor viagem da sua vida! Te vejo aqui no Chile, até breve!
Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.
No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
Se você está procurando pacote completo com passagens, hospedagem e passeios entra em contato com a nossa parceira Explora, o instagram deles é @exploraoficial!
Até o nosso próximo post! Abraço!