Para quem acompanha o nosso blog ou o nosso Instagram (@zerandochile), já sabe que o Chile é um destino que promete memórias inesquecíveis. O país simplesmente nunca deixou de surpreender seus visitantes. E se você pensa em vir ao Chile em setembro, eu vou te contar sobre 3 dos melhores passeios para se fazer neste mês. Então segue a leitura, viajante!
O que fazer no Chile no mês de Setembro
1. Visite o Deserto Mais Alto do Mundo
Em primeiro lugar, está um dos destinos mais populares do Chile, que você provavelmente já ouviu falar: o Deserto do Atacama. Visitar o deserto neste mês de setembro se torna mais especial porque este mês marca o fim das chuvas de inverno e o país dá as boas-vindas à primavera, quando a temperatura aumenta se comparada aos meses anteriores de julho e agosto.
Mesmo assim, há muitas atrações para se aproveitar no Atacama, como por exemplo, o Valle de la Luna, onde as formações rochosas e as dunas criam um cenário parecido com o terreno lunar e os Gêiseres del Tatio, que ficam a mais de 4.000 metros de altitude, onde você pode ver o vapor subir das águas termais ao amanhecer, um espetáculo natural que vale o esforço de acordar cedo já que as manhãs em setembro são frias.
A Lagoa Cejar é outro ponto alto do Atacama, onde você pode flutuar em águas salinas tão densas quanto as do Mar Morto, sabe? É o lugar perfeito para relaxar e recarregar as energias depois de explorar o deserto. Além disso, a vista dos vulcões ao redor torna o cenário ainda mais especial.
Por fim, não deixe de reservar uma noite para observar as estrelas. O Atacama é famoso por ter um dos céus mais limpos do mundo, e em setembro, as condições são ideais para uma experiência de astroturismo única.
2. Faça um tour pelo Centro Histórico
Santiago é uma cidade que encanta pela sua mistura de história e modernidade. Por isso, fazer um city tour pela capital chilena é a maneira perfeita de conhecer mais da cultura local, os principais pontos turísticos, enquanto aproveita o clima ameno da primavera.
Mas afinal, o que fazer em Santiago no Chile em setembro?
No Centro Histórico de Santiago, por exemplo, você vai poder assistir à troca da guarda que é feita em frente ao Palácio de La Moneda, sede do governo chileno. Vai poder conhecer também o coração da cidade, que é a Plaza de Armas, um ponto imperdível que está cercado por edifícios históricos como a Catedral Metropolitana e o Museu Histórico Nacional. É aqui onde o antigo e o novo se encontram em harmonia.
Outra atração bem famosa é o Cerro San Cristóbal, onde você pode subir de funicular e ter uma vista panorâmica de Santiago e das Cordilheiras dos Andes ao fundo. O local também abriga o Santuário da Imaculada Conceição e o Jardim Zoológico Nacional, ótimos para uma tarde em família e tirar fotos incríveis.
E o que fazer durante a noite? Bem, a capital possui diversas opções de bares, cafés e restaurantes charmosos que servem desde comida típica chilena até culinária internacional. Entre os mais badalados está o bairro Bellavista, que se tornou um ponto de encontro para artistas, estudantes e turistas, oferecendo uma experiência autêntica de como é a vida cultural de Santiago.
3. Deguste
Nenhuma visita ao Chile estaria completa sem um tour pelas suas renomadas vinícolas. Não deixe de explorar a Vinícola Haras de Pirque ou a Vinícola de Undurraga que estão abertas para visitantes em busca de experiências enológicas. O clima primaveril torna o cenário ainda mais encantador, com vinhedos começando a florescer.
Ao visitar uma vinícola, você terá a oportunidade de aprender sobre o processo de produção do vinho, desde a colheita das uvas até o engarrafamento, conhecer suas adegas e ver de perto como são armazenados os famosos vinhos chilenos. Esse tipo de passeio também é válido para aqueles que não bebem, podendo aproveitar a vista dos jardins e lagos que são de tirar o fôlego na vinícola de Concha y Toro, por exemplo.
Mas o ponto alto é, sem dúvida, a degustação de vinhos. Você poderá provar variedades como o Carménère, que é a uva símbolo do Chile, além de outras como Cabernet Sauvignon, Syrah e Chardonnay. Além disso, muitas vinícolas oferecem experiências gastronômicas que combinam vinhos com pratos tradicionais chilenos com queijos, carnes e frutos do mar.
Ficou com vontade de fazer as malas já? Mas antes disso, clica neste link para ter acesso direto a um dos nossos consultores que vão te ajudar no planejamento da sua viagem. Eles estão preparados para resolver todos os seus problemas e vão te ajudar a embarcar nessa!
Ah, e não esquece de ficar de olho no nosso Instagram @zerandochile para receber conteúdos e dicas imperdíveis!
Espero você aqui no Chile!