Olá, viajante! Tudo bem por aí? No post de hoje, você vai conhecer como fazer a travessia do Salar Uyuni, um dos destinos mais impressionantes da América Latina por ser, simplesmente, o maior deserto de sal do mundo.
O lugar oferece lagos, gêiseres, montanhas, vulcões, esculturas de pedra, cactos gigantes, animais selvagens, uma enorme lagoa com águas em tons avermelhados, e até mesmo um cemitério de trens com vagões abandonados em meio ao deserto.
Então se você quiser descobrir como chegar no deserto e fazer a travessia do salar uyuni, onde se hospedar, se tem perrengue e muitas outras dicas, basta seguir a leitura. Vem comigo!
Como chegar no Salar Uyuni
Pra quem ainda não sabe, o Salar de Uyuni fica localizado na Bolívia e possui uma área de quase 12.000 km². Sendo assim, para viver essa aventura completa você precisa de 4 dias e 3 noites.
Para chegar no Salar você tem duas opções: entrar pela Bolívia, através das cidades de La Paz e também Santa Cruz de La Sierra, ou entrando pelo Chile, através da cidade de San Pedro de Atacama (a mais recomendada).
Escolhendo a travessia Atacama Salar Uyuni, num roteiro de quatro dias, você começa e termina a viagem em San Pedro, ou seja, é um roteiro de ida e volta.
Para descobrir as dicas completas de como chegar ao Atacama, confira nosso post detalhado aqui, que será seu ponto de partida perfeito para depois seguir rumo à incrível travessia Atacama-Salar Uyuni.
Agora, se você escolher fazer o caminho inverso, que é um percurso sem volta, saindo da cidadezinha de Uyuni na Bolívia e seguindo em direção ao Atacama no Chile, três dias e duas noites são suficientes.
Quando ir
Na época do verão, que vai de dezembro a março, há chuvas e por isso se torna uma oportunidade perfeita para quem deseja ver o Salar molhado. Dessa forma, o deserto vira um espelho que reflete o céu no alagamento.
Já nas outras épocas do ano, o deserto está seco. Sendo assim, a principal atração da travessia é ver uma imensidão branca, que parece não ter fim, no chão.
Mas independente da época, nossa dica de ouro é a seguinte: Leve roupas adequadas, protetor solar, chapéu, óculos de sol e beba bastante água para permanecer hidratado.
O que levar
Como nós estamos falando de um deserto, um lugar inóspito, existem alguns itens que você, definitivamente, não pode deixar de levar, tá? Por exemplo:
- Muuuuuita água.
- Roupas contadas e que sejam fáceis de retirar para evitar levar excesso de peso. Elas também precisam ser confortáveis e apropriadas para suportar o frio das baixas temperaturas.
- Dinheiro em espécie (Nesse caso você precisa levar a moeda boliviana. Cerca de 350 pesos bolivianos já é o suficiente para uma única pessoa e você consegue trocar em casas de câmbio no Atacama mesmo).
- Remédio para dor de cabeça, rinossoro, colírio, gases e folhas de coca.
- E o mais importante: seus documentos! Esteja com o seu passaporte, ou RG, e o papel da PDI que é entregue na imigração quando você chega no Chile.
Ah! Recomendamos também que você traga, além de protetor solar, produtos de higiene pessoal, remédio para enjoo ou ervas naturais já que estamos em altitudes elevadas.
Tipos de tour
A travessia do Salar Uyuni é feita em caminhonetes 4×4 em um modelo Economy ou Comfort e você ainda pode escolher se vai fazer em um veículo privado ou compartilhado.
Geralmente esses tours privados são mais caros, porém, se você é uma pessoa mais reservada, ou que prioriza o conforto (já que se trata de uma viagem bem longa), a melhor opção é esta.
Caso prefira algo mais acessível, você pode optar pelo tour compartilhado que costuma ser feito com até 6 pessoas mais o motorista.
Atraçoes para os 4 dias
Primeiro dia
O primeiro dia da viagem começa por uma estrada de areia, passando pela imigração que fica entre o Chile e a Bolívia, até chegar nas primeiras paradas que são:
- Laguna Blanca
- Laguna Verde
- Deserto de Dalí
- Aguas Termales de Polques (uma parada para banho)
- Geyser Sol de La Mañana
- Laguna Colorada.
No final do dia, a última parada será o povoado Villamar, onde existem hospedagens para todos os tipos de pactos, sejam eles simples ou mais completos.
Segundo dia
Depois de uma boa noite de sono e um café da manhã, você deve estar preparado para encontrar lhamas pelo caminho.
Neste dia, com algumas trilhas, você vai conhecer:
- Vale de Rocas
- Taça da Copa do Mundo
- Camelo de pedra
- Itália perdida
- Laguna Vinto
- Lagoa Katal, ou Negra
- Cânion Anaconda
- Cânion Sora
- Vulcões nevados
- Armazém Belém
Depois de um dia cheio é possível até dormir num hostel feito de sal. Não é incrível?
Terceiro dia
No terceiro dia, estando já no deserto, você poderá apreciar um nascer do sol espetacular, seguido das atrações:
- Uma 2° parada no deserto para tirar fotos nos espelhos d’água e ver o fenômeno da reflexão do céu
- Uma 3° parada no deserto agora fotos
- Monumento das bandeiras
- Monumento Dakar
- Isla Incahuasi
- Feira artesanal de Colchani
- Almoço no centro de Uyuni
- Cemitério de trens
A partir daqui, quem quiser pode ficar na cidadezinha de Uyuni e seguir por conta própria, esse seria um tour de apenas 3 dias, mas quem for retornar para San Pedro de Atacama precisa voltar para o povoado de Villamar, onde dormiu no primeiro dia, e sair bem cedinho para San Pedro no dia seguinte, esse é o tour de 4 dias.
Clicando nesse link, você pode falar diretamente com um dos nossos consultores que vão estar ao seu lado responder todas as suas dúvidas e finalmente tirar esse sonho do papel!
E por hoje é isso, viajante! Espero que você tenha gostado. Para mais dicas de viagem, fechar passeios e muito mais, basta seguir o nosso perfil no Instagram @zerandochile.
Um grande abraço e até a próxima aventura!