Como chegar ao atacama

Como chegar ao Atacama – o jeito mais fácil ir até o Oásis do deserto chileno 

Quais as primeiras coisas que vêm à sua mente quando você pensa no Chile? Neve, bons vinhos e turismo de aventura? Sim, o Chile é tudo isso… e um pouco mais!

O país que ocupa boa parte da Costa Oeste da América do Sul é também a sede do deserto mais seco e mais alto do mundo! E nós dizemos, sem medo algum, que vale (e muito) a pena a visita nesse espetáculo da natureza.

A condição árida dessa região chilena permite a formação de paisagens surreais, e, lá, você vai querer acordar bem cedinho para poder ver os melhores amanheceres possíveis, e paisagens surreais nos diversos passeios realizados próximos à localidade de San Pedro.

Mas, afinal, como chegar ao deserto do Atacama?

Do Aeroporto de Calama ao Atacama: As Melhores Opções de Transporte

 Aeroporto de Calama
Aeroporto de Calama

Para explorar essas maravilhas, você precisará ter como base o Oásis de San Pedro de Atacama. Para chegar até lá, você vai precisar fazer o trajeto Calama a Atacama (Santiago a Calama e, então, outro trecho até San Pedro) que vai te apresentar um cenário diferente de quase tudo que você já viu. O trajeto de Santiago a Calama pode ser feito tanto de ônibus quanto de avião. 

Falar em desertos pode trazer uma ideia de que o acesso vai ser difícil e um perrengue, mas pode ficar tranquilo que não é bem assim! O Chile tem alguns aeroportos principais – o ponto de partida será o Arthuro Benitez, e o que vai te levar mais perto do Atacama é o de Calama – o aeroporto internacional de El Loa (CJC). O trajeto de lá até o Atacama possui em torno de 100 km e pode ser feito de várias formas, como transfer, ônibus, carro alugado ou até mesmo táxi ou Uber.

Transfer, Táxi, Uber, Carro Alugado ou Ônibus: Qual é a Melhor Escolha? 

Transfer

Primeiro de tudo, ao falar como chegar ao Atacama, podemos dizer que o melhor custo-benefício para fazer esse trajeto é, normalmente, o transfer. Vale dar uma olhada nos pacotes oferecidos pelo seu hotel em San Pedro, porque alguns possuem o serviço de transfer incluso no valor da diária, ou podendo ser adquirido à parte.

Além de contratar o serviço pelo hotel, o transfer pode ser facilmente fechado com uma das agências que fazem o trajeto – seja em vans particulares ou compartilhadas. O contrato pode ser feito tanto na hora, quanto previamente pela internet. Pode ficar tranquilo: logo após o desembarque no aeroporto de Calama, você já vai ver diversos guichês com empresas oferecendo esse serviço.

Taxi

Da mesma forma que você vai dar de cara com vários guichês para adquirir o transfer logo ao desembarcar em Calama, você também vai, muito provavelmente ser abordado por taxistas querendo vender o seu serviço, pois há um ponto de táxi logo na saída do aeroporto.

O conforto de um táxi todos já conhecem, mas é sempre bom deixar claro que tudo tem seu preço – afinal, são 100 km com o taxímetro rodando. O percurso de táxi é a forma mais cara de chegar ao Atacama, mas também é a mais prática e confortável. Se escolher essa opção, vale tentar combinar um valor prévio com o taxista, para evitar surpresas ao chegar ao destino.

Uber

Assim como aqui no Brasil, a diferença de preço entre o táxi e o Uber é grande, então, se você quer optar por esse conforto, provavelmente o Uber seja a opção mais em conta. No entanto, existe um porém: você não vai ter problemas para achar um Uber quando chegar no aeroporto de Calama, mas a volta pode não ser tão fácil assim. San Pedro de Atacama não é um lugar em que os motoristas de Uber vão ficar rodando à espera de corridas, então é um pouco mais difícil encontrar um carro.

Alugar carro

Como chegar ao Atacama de carro

Se for pensar no quanto você vai gastar de Uber, o valor vai ser bem próximo ao de alugar um carro, então essa pode ser uma opção mais certeira. Como todo aeroporto, o de Calama conta com várias locadoras que disponibilizam carros para aluguel, e essa forma de viajar te dá uma boa liberdade para circular da forma que bem entender – nada como a autonomia que o carro traz!

Como em tudo dentro de uma viagem, o ideal é que você faça cotações para ver qual das companhias tem o melhor pacote. Existem, inclusive, buscadores brasileiros que permitem que você já saia da sua cidade com o carro reservado, podendo fazer o pagamento em real e parcelado.

Se você optar por fazer o trajeto de carro, o percurso durará em torno de 1h30, e garantimos que você não terá grandes problemas e será muito agradável. Vale a dica de levar um mapa físico ou de usar aplicativos que permitam o download dos mapas para se ter acesso mesmo estando offline.

Dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo? Para mais como essa, não deixe de conferir o nosso post das 10 principais dicas pro Atacama que podem te salvar de problemas.

Ônibus

Por fim, existe também a possibilidade de fazer o trajeto Calama-Atacama de ônibus, com diversos horários diários, principalmente durante a manhã e à tarde. Os preços para esse percurso são muito atraentes, e considerando apenas o trajeto em si, são os mais baratos, sem dúvidas.

Vale lembrar, no entanto, que o ônibus não sai direto do aeroporto. Então, você precisará ir de lá até a rodoviária, de táxi ou Uber – trajeto esse de 7 km, aproximadamente. Se for considerar o preço total, vai ficar um valor muito semelhante ao do transfer, então, pela praticidade, o transfer ganha a disputa custo x benefício.

Seja de transfer, carro, ônibus ou a pé (rs), o importante é ir até lá! As maravilhas do deserto do Atacama estão te esperando e vão superar todas as suas expectativas. Essa apresentação de possibilidades de como fazer o trajeto que fizemos aqui pode te ajudar a ter uma boa ideia de qual vai ser a sua escolha, mas não fique só por aqui! 

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

Termas de Puritana Deserto do Atacama

Termas de Puritama: Uma viagem pelas águas do Atacama

Explore as Termas de Puritama, no deserto do Atacama. Mergulhe nas relaxantes águas termais naturais, rodeadas pelo esplendor natural do Chile.
Estações do Ano no Atacama: Quando Ir e o Que Esperar

Estações do Ano no Atacama: Quando Ir e o Que Esperar

Estações do ano no Atacama: Descubra a melhor época para visitar esse paraíso único e planeje sua viagem com a Zerando.

NAVEGUE

HOSPEDAGEM

BARES E RESTAURANTES

O QUE FAZER EM SANTIAGO

COMECE AQUI

ATENDIMENTO

+55 31 4042 7834

© 2024 zerando o chile | Todos os direitos reservados | Tales Lima Barreto 32.401.706.0001-51

plugins premium WordPress