Fala viajante, tudo certo? Uma das principais dúvidas de todo turista que vem ao Chile é em como usar o seu dinheiro, principalmente em dois pontos: qual moeda usar e como sacá-lo por aqui, e é justamente sobre isso que vamos falar hoje.
Primeiramente, é importante lembrar que a moeda oficial do país é o peso chileno, uma das mais desvalorizadas do continente. Para se ter uma ideia, na cotação atual, um dólar é equivalente a novecentos e vinte dois pesos, uma diferença ascendente e que torna o poder de compra no país bem interessante.
Além da moeda americana, outras comumente utilizadas são o euro e o real brasileiro. Elas também possuem uma diferença na conversão, quando comparadas a nacional, e podem ser usadas na hora do câmbio.
Agora, vamos ao tema principal dessa matéria: Como sacar dinheiro no Chile?
Como o brasileiro saca dinheiro no Chile?
Para sacar dinheiro no Chile, é preciso ir até um caixa eletrônico (ATM´s) com um cartão internacional que possua a função de saques no exterior habilitada, compatível com o ATM´s que você pretende utilizar.
Na capital, Santiago, há diversos caixas espalhados em pontos estratégicos da cidade para saques de estrangeiros, que funcionam 24 horas e são muito semelhantes aos brasileiros que utilizamos diariamente.
Quais cartões usar?
O mercado de cartões internacionais é bem amplo, e não é necessário adquirir um novo somente para viajar, já que alguns tradicionalmente usados no Brasil possuem essa função. Caso você não saiba se o seu é um deles, basta entrar em contato com o seu banco e ativar caso ela esteja inapta.
Com a opção ativada, você poderá sacar dinheiro nos caixas de maneira rápida e segura, sem a necessidade de se deslocar até casas de câmbio para efetuar troca de moedas.
Algumas das bandeiras mais populares, como Visa e Mastercard são amplamente aceitas no país, porém as mais indicadas e usadas por viajantes são sem dúvidas Wise e Nomad, bancos internacionais de ótima acessibilidade.
Quais as taxas?
As taxas para sacar dinheiro no Chile variam conforme o cartão utilizado. Elas podem incluir cobranças do caixa eletrônico, entre 7.000 e 8.000 pesos chilenos por saque de 200.000 CLP, além de taxas de conversão de moeda (1% a 3%) e administrativas que variam entre 0,46% e 9,75%, dependendo do cartão.
O IOF de 4,38% também é aplicado, reduzido a 1,1% para cartões pré-pagos. Para cartões de outros países, as taxas incluem as tarifas do caixa eletrônico, conversão de moeda, taxas administrativas, e impostos locais.
Qual o limite diário?
O limite diário de saque em caixas eletrônicos no Chile pode variar dependendo do banco local e do tipo de cartão que você está usando. No entanto, em geral, os caixas eletrônicos chilenos permitem saques entre 200.000 a 300.000 pesos chilenos (R$ 1178,11 e R$ 1767,16) por transação.
Caso você precise retirar uma quantia maior, pode procurar diretamente o banco que utiliza no Brasil. No Chile, estão presentes o Itaú, o Santander e o Banco do Brasil.
Vale a pena sacar?
Sacar dinheiro definitivamente não é a opção mais econômica para utilizar sua grana aqui no Chile. São opções mais rentáveis a troca de moeda em casas de câmbio (que não se paga imposto) e efetuar essa troca ainda no Brasil ( se paga IOF 1,1%).
Essa opção geralmente é reservada para possíveis emergências em que você precise de dinheiro em mãos com mais rapidez. Nesse caso, essa alternativa é viável.
Assuntos como esse são meio chatos, mas fundamentais para que tudo saia como planejado em sua viagem, que aliás, a essa altura, já deve estar querendo fazer as suas malas o mais rápido possível para curtir o Chile, não é?
A boa notícia é que você não precisa fazer tudo sozinho, nós estamos aqui para te ajudar! Fale diretamente com um dos nossos consultores, clicando aqui, que vão estar ao seu lado responder todas as suas dúvidas e finalmente tirar esse sonho do papel!
E não se esqueça, estamos sempre postando conteúdos como esse no nosso instagram @zerandoochile. Você não vai ficar de fora e arriscar perder alguma coisa, vai?
Agora que você já sabe como lidar com o dinheiro durante sua viagem ao Chile, que tal se preparar para escolher onde vai ficar hospedado? Desde hotéis confortáveis até hostels mais econômicos e opções de Airbnb, reunimos tudo o que você precisa saber para garantir uma estadia perfeita em Santiago. Confira nossas dicas sobre hospedagem em Santiago!