Se você está lendo esse post, com certeza já está de passagem comprada ou sonhando em vir pro Chile em 2026. Na minha vez, quando faltavam 2 meses para a viagem, já tinha gabaritado todos os vídeos de dicas de Santiago no Youtube pelo menos umas 2x, a ansiedade era tão grande que antes de dormir, minha mente só passava neve e vinhos.
Bem, quando eu vim pela primeira vez foi meio que na sorte, não me preparei muito e as informações que estavam disponíveis na internet eram um pouco bagunçadas ou espalhadas por vários sites, então sofri um pouco. No entanto, já se passaram 8 anos morando aqui, então com toda minha experiência, decidi te contar 10 principais dicas de Santiago e te ajudar a fazer desta viagem a melhor da sua vida. Bora lá?
1. O que eu preciso para viajar pro Chile?
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário passaporte para entrar no país. Graças ao acordo Mercosul em que o Brasil e Chile fazem parte, bastar possuir identidade (RG) com emissão de até 10 anos e em bom estado que entra tranquilo. Mas se tiver passaporte, use-o! Não existe ostentação maior do que um passaporte cheeeeio de carimbos, né?
2. Siga páginas e influencers de turismo no Chile
Eu imagino que todo mundo aqui tem instagram, certo?
Existem mais de 5 páginas ou influencers sobre o Chile que valem a pena seguir. Eles sempre estão postando dicas diárias de como economizar na viagem, dicas de compras, mostrando os passeios, eventos e festas. Não é uma má ideia você segui-los pra ir vendo que lugares você gostaria de visitar quando for ao país.
Instagram Tales Barreto (@talesbarreto)
Instagram Zerando o Chile (@zerandochile)
Instagram Casa Zerando (@casazerando)
Instagram Zerando Rental (@zerandorental)

3. O que é importante levar na mala e o que não pode?
Não é novidade que o inverno no Chile é frio, quando o dia está nublado, ave maria, é frio demais, mas quando tá sol, nem tanto. Todas as roupas de frio que vocês encontrarem no Brasil são aptas para serem utilizadas na cidade de Santiago, porém pra ir pra neve vocês precisam de roupas IMPERMEÁVEIS e antitérmicas, recomendo vocês comprarem no Chile ou então alugarem no caminho do passeio, tendo em vista que só vão precisar alugar uma, ou no máximo duas vezes durante sua estadia. Fora esse item, confere mais alguns:
– Protetor solar: o sol aqui queima muito mais devido a altitude e a camada de ozônio que é lascada.
– Protetor labial e manteiga de cacau: evitar rachaduras dos lábios devido ao clima super seco.
– Pra quem tem rinite, leve o sorinho, neosoro, ou soro fisiológico, o nariz fica muito seco, é muito chato, mas suportável.
– Tragam todo o dinheiro de vocês em reais, troquem o mínimo no aeroporto ou na cidade de vocês, a cotação em Santiago sempre tá melhor. Se você não quiser carregar muito dinheiro, você pode pegar um cartão de débito pré-pago, como a Wise ou a Nomad. Ambos são aceitos em 90% dos lugares aqui, mas sempre bom ter uma 2° opção.
– Creme hidratante para as senhoritas. Mesmo problema de secura.
– Não esqueçam de trazer MEIAS! Quando forem pros passeios de neve, vocês vão lembrar do Tio Tales. Usem 2 meias, uma por cima da outra, pois os dedos são os primeiros a ficarem super gelados e isso ajuda muito. Quanto mais grossa a meia, melhor.
– Levem somente aparelhos em que os plugs sejam de 2 entradas ou então levem um adaptador. Tomadas de 3 pontos não entram.
– Não levem desodorante ou qualquer frasco de mais de 100 ml NA MALA DE MÃO. Na mala despachada, nenhum problema. (Perdi 1 perfume 1 million no aeroporto).
– Não pode levar comida, a não ser que estejam embaladas. Frutas, carnes, coisas que podem estragar, nem pensar.
4. Qual melhor bairro para se hospedar?
Essa só você pode responder, vai ser o que atender melhor o seu perfil:
– Providência: É um bairro bem mais bonito que o centro e que passa uma sensação de conforto e segurança, além de ter opções de restaurantes, bares e festas por todo o lado e ser próximo do Sky Costanera. A aproximadamente 10 minutos de Uber dos pontos turísticos do centro, eu recomendo todos os clientes a ficarem aqui.
– Las Condes: Considerada um dos bairros mais ricos de Santiago, prédios luxuosos e parques lindos, mas um pouco mais afastado do centro e dos pontos turísticos, nada que 20 minutos de Uber não resolva.
– Lastarria: Considerado um bairro bem cultural, possui muitas opções de restaurantes e barzinhos a noite e faz parte do centro. Se for ficar no centro, fique nesse bairro.
– Bellavista: Esse é o bairro universitário da cidade, se você é baladeiro e gosta da bagaceira, hoooomi, esse é o lugar! Rua principal: Rua Pio Nono, aí você encontra diversas opções de festas e restaurantes. O famoso Pátio Bellavista que possui um aglomerado de restaurantes também fica ali, porém, também ficou um pouco mais perigoso depois da pandemia.
Tales, mas e o Centro da cidade? Bom, apesar do centro de Santiago ser super movimentado durante o dia porque contém vários dos pontos turísticos como o Plaza de Armas e outros edifícios históricos, não recomendo ficar hospedado por lá por um único motivo: à noite, as lojas fecham, as ruas ficam vazias, há pouca segurança, o que torna o lugar perigoso. Clica aqui e confere o meu vídeo sobre os bairros da cidade.

5. Trocar dinheiro no Brasil ou no Chile?
A melhor cotação em 90% das vezes está em Santiago! Indico que você troque seu dinheiro nas casas de câmbio que ficam na rua Agustinas no Centro, ou então próximo ao metrô Pedro de Valdívia, em providência. Troque onde estiver mais próximo de você, a cotação desses dois lugares são bem parecidas.
6. Assista vídeos no Youtube sobre o Chile
A melhor forma de montar seu roteiro é vendo vídeos dos pontos turísticos de Santiago. Existe um canal do Youtube só sobre Chile que tem tudo o que você precisa para organizar sua viagem, lá você encontra desde golpes comuns, melhores restaurantes, dicas de baladas, vídeos de todos os passeios e fala até de coisas comuns no Chile, como o uso da Cannabis. Clique aqui e acesse.

7. Se ainda não comprou passagens, procure um pacote completo
Se você busca tranquilidade, comodidade e a certeza de que sua viagem vai ser perfeita e sem perrengues, eu recomendo você fechar com uma agência de viagens que seja especialista no destino. A @zerandochile é focada somente em passeios em Santiago e no Deserto do Atacama, a assistência é mais completa e o custo/beneficio é melhor que as outras agências, por conta do volume de turistas que buscam por Chile.
Mas se você ainda não adquiriu passagens e hospedagem, pode optar por um pacote completo com passagem, hospedagem e passeios ou contratar algum desses separadamente através da @zerando.omundo. Para entrar em contato e fazer uma cotação, é só clicar aqui.
8. Qual o limite de vinhos posso levar ao Brasil?
O permitido é 12L de vinho (16 garrafas) na bagagem despachada e 4L (6 garrafas) na bagagem de mão, mas é sempre bom confirmar com a companhia aérea. Quando vocês forem guardar na mala, vocês podem enrolar os vinhos nas próprias roupas pra não quebrar, ou então comprar plástico bolha na rua Paris y Londres. Nesse vídeo mostramos onde comprar vinho barato em Santiago.
Eu não entendia nada de vinho, mas depois de morar aqui e trabalhar com turismo você aprende uns truques.

9. Qual é o período de neve no Chile?
Sabemos que a natureza é uma caixinha de surpresas, mas conforme os últimos anos a neve sempre começa a cair no início de junho e vai até o fim de setembro. Pode acontecer de variar um pouco a época, mas esse é o padrão. Os meses de Julho e Agosto costumam ser os de maiores índices de neve.
10. Escolher a agência certa faz toda a diferença
Por aqui são mais de 50 agências de turismo, mas como escolher a certa? A agência será responsável por 90% da sua experiência no Chile, pois é nos passeios onde a mágica acontece.
Minha dica é: Pesquisem a agência no TripAdvisor, pesquise nomes do influencers no google e nas redes socais, avalie o atendimento, veja recomendações, veja vídeos no Youtube e por último, compare os preços. Escolha a agência que mais tem a ver com você.
Se você gosta de animação e quer ver o Chile de uma forma mais descontraída, aí seu lugar é com a gente! Nós estamos no TOP3 no Trip e garantimos que, se você não gostar do passeio, nós devolvemos o seu dinheiro.
Clique aqui e fale com a nossa equipe.

E é isso aí galera, essas foram as 10 principais dicas de Santiago. Gostou desse conteúdo e quer mais dicas? Então assista ao guia completo de Santiago com mais 48 dicas imperdíveis que está no começo desse post!
No meu instagram @talesbarreto e no instagram @zerandochile postamos conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha ultima foto #vimpeloblog
Até o nosso próximo post! Abraço!


















