Afinal, a Maconha é legal no Chile? Eu já recebi muito essa pergunta.
A primeira coisa que passa na mente de alguém que visita outro país é conhecer uma nova cultura não é mesmo?! Quase sempre as surpresas existem, os hábitos e comportamentos podem ser muito diferentes do seu país de origem, beber uma simples cerveja na rua, por exemplo, no Brasil é algo totalmente normal já para a sociedade no Chile é proibido e você pode até ser preso!
O consumo de Cannabis no Chile é permitido?
Então vamos explicar um dos fatos que pode surpreender alguns visitantes que escolhem o Chile como destino: o consumo da Cannabis.
Aqui o consumo é permitido desde 2005 quando o uso privado e pessoal da cannabis teve sua descriminalização, e desde o ano de 2014, com a autorização do Serviço de Agricultura Chileno (SAG), o seu cultivo foi liberado para propósitos medicinais.
Por esse motivo, naquele mesmo ano, o Chile foi destaque na mídia com a plantação de 850 plantas de maconha em área residencial, com foco na produção de óleo destinado ao tratamento de dores em pacientes com câncer, algo numa extensão nunca vista antes na América Latina, ou pelo menos não divulgada.
Produtos derivados da cannabis: uma realidade nas farmácias
Desde dezembro de 2015, a venda de medicamentos derivados da cannabis nas farmácias é permitida desde que seja com prescrição médica. Mas, como falei anteriormente, tudo é uma questão de cultura.
Então, é normal você encontrar pontos comerciais, com estruturas bem organizadas e que impressionam qualquer brasileiro, oferecendo produtos naturais à base de cannabis como por exemplo: remédios para dor, energéticos, sabonetes, cremes faciais entre outros produtos.
Cultivo doméstico e nova regulamentação
No ano de 2019, o Chile avançou nas tentativas de legalizar a produção individual da cannabis que deveria ainda passar pela comissão de saúde antes de ir para votação no senado chileno.
Com as novas regras, os cultivadores devem ter mais de 18 anos, e podem ter a posse de até 6 pés da planta de maconha em suas residências. A regulamentação do porte é de 10 gramas para cada indivíduo e 500 gramas por domicílio.
Onde é permitido consumir?
Embora o consumo em espaços privados seja permitido, o consumo e a posse em locais públicos são proibidos, assim como a venda da substância. A venda e importação de qualquer quantidade de cannabis também são consideradas crimes, puníveis com prisão.
Uma questão cultural (e legal)
Uma sugestão é encarar o fato com respeito e sem preconceitos. Afinal, mesmo sendo um tema polêmico, tanto legislações quanto culturas, elas são dinâmicas e variam de país para país. É justamente aí onde mora a graça de conhecer vários lugares: a troca de experiências multiculturais para a abertura de novos horizontes.
E é isso aí, meus queridos! Espero que tenham gostado do post de hoje. Se quiser receber mais conteúdo sobre o Chile, basta seguir o Instagram da @zerandochile. Mas se precisar de ajuda para planejar sua viagem, clique aqui, para falar com um dos nossos especialistas.
Até o nosso próximo post! Abraço!