Quando falamos de Chile, a primeira coisa que passa na cabeça do turista brasileiro é: Santiago e neve. O que a maioria não sabe é que por aqui existem infinitos lugares incríveis a serem explorados, desde glaciares na patagônia chilena, até o deserto mais árido do mundo, o deserto do Atacama no norte do país. E é dele que vamos falar hoje!
Com todos esses contrastes, não é à toa que o Chile conquistou pelo oitavo ano consecutivo o título de Melhor Destino de Turismo de Aventura da América do Sul, e pela quinta vez o Deserto do Atacama conquistou também o título de Melhor Destino Romântico da América do Sul.
Além disso, pela segunda vez, é do Chile o prêmio de Melhor Destino da América do Sul.
O que é e onde fica o Deserto do Atacama?
O Deserto de Atacama possui aproximadamente 105.000 km², embarcando as regiões de Atacama, Antofagasta, Arica e Tarapacá.
Atacama é uma das 16 regiões do Chile. Está localizado ao norte do país, porém, hoje vamos falar sobre o povoado e oasis San Pedro de Atacama, atrativo turístico que se localiza dentro do deserto, na região vizinha: Antofagasta.
Ruas de terra, restaurantes com comidas típicas, construções de barro, arqueologia, vales, montanhas, vulcões, artesanatos, igrejas ancestrais e a indescritível cultura “atacameña” são um pouco dos atrativos que com certeza fará você se apaixonar nessa imersão de origem e deserto!
Razões para conhecer existem diversas, quem já visitou pode afirmar que esse é um lugar especial que vale a pena conhecer, então adicione já na sua lista de destinos e aproveita e corre pra nossa matéria de 10 dicas para quem viaja ao Atacama.
O spoiler já demos: é o deserto mais árido do mundo! O que se explica por estar situado entre duas cadeias de montanhas (Cordilheira dos Andes a Cordilheira da Costa do Chile) com alturas suficientes para bloquear a umidade do oceano, e com chuvas que não ultrapassam 1 milímetro ao ano.
As temperaturas máximas oscilam entre 27ºC / 24ºC nos meses mais quentes (janeiro e fevereiro) e 18ºC / 16ºC nos meses mais frios (junho e agosto). Enquanto as temperaturas mínimas variam entre 21ºC / 17º nos meses mais quentes e 15ºC / 12º nos meses mais frios.
Ainda sim, é importante ter em consideração as bruscas mudanças de temperaturas entre o dia e a noite que podem ocorrer de até 20ºC, sendo as noites muito mais frias que durante o dia.
Apesar das condições climáticas, nunca faltou vida ou atrativos, inclusive, é habitado durante séculos, e essa característica árida permite formações de paisagens surreais com alucinantes amanheceres e entardeceres. Mas nada comparado com as noites de céu extremamente limpo que permite um espetáculo para os visitantes, e o intitula como um dos melhores lugares do mundo para a observação e desenvolvimento da astronomia.
Observação astronômica, montanhas, vales, salares e lagos, mas não para por aí! O Deserto de Atacama é um solo de muitos vulcões, que inclusive podemos conhecê-los acompanhados de um bom guia turístico profissional. Por estes mesmos vulcões, também encontramos inúmeros geigers e termas naturais, formando destinos incríveis para conhecer.
Agora vem a parte mais legal de todas: já chegamos ao Atacama! Estamos muito ansiosos para viver com vocês essa experiência mágica, e temos muitas novidades chegando por aí.
Considerem esta matéria como uma pequena apresentação e spoiler, porque vocês ainda irão se surpreender com tudo que temos preparado para essa nova etapa!
E aí, preparados para essa aventura? Já adicione no seu roteiro e não perca os próximos capítulos dessa aventura, estamos trazendo uma chuva de informações e novidades para vocês!
No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
Se você está procurando pacote completo com passagens, hospedagem e passeios entra em contato com a nossa parceira Explora, o instagram deles é @exploraoficial!
Até o nosso próximo post! Abraço!