Fala, viajante! Está chegando uma das datas mais esperadas pelos chilenos: as Fiestas Patrias! Se trata do feriado nacional da Independência do Chile, quando as famílias se reúnem nos dias 18 e 19 de setembro ao som de música tradicional chilena e danças.
Mas o destaque desta celebração é a irresistível culinária do país. Por isso, no post de hoje, eu vou te apresentar os pratos mais tradicionais para você saborear durante este feriado. Segue a leitura!
Comida Fiestas Patrias Chile
Empanadas de Pino
A empanada de pino é um dos pratos mais icônicos das Fiestas Patrias. Consiste em uma massa recheada com uma mistura de carne bovina moída, cebola, azeitonas, ovo cozido e uvas passas. Elas são assadas até ficarem douradas e são perfeitas para acompanhar uma boa taça de vinho chileno. Você também encontra outras versões de empanadas que podem ser fritas ou ainda recheadas com frutos do mar, por exemplo, frango, vegetais e etc.
Pebre
Esse é o tipo de refeição, que é parecido com o famoso “vinagrete” no Brasil, combina com tudo! É servido como acompanhamento para carnes, empanadas ou sopapillas e seu preparo é feito através da mistura de ingredientes como pimentão verde, cebola, tomate, coentro, sal e azeite.
Sopaipillas
As sopaipillas são uma espécie de pão frito feito, no centro e no norte do país, com farinha de trigo e abóbora, o que lhes dá uma cor amarelada, enquanto no sul leva apenas farinha. Elas são fritas até ficarem douradas e crocantes por fora, mas macias por dentro.
Durante as Fiestas Patrias, elas são servidas com uma calda doce de chancaca (um tipo de melaço), o que as torna irresistíveis. O prato é de origem árabe mas foram os povos mapuches que deram o nome de “sopaipilla” em homenagem a uma ave do sul do Chile.
Anticuchos
Os anticuchos são espetinhos de carne, muito populares nas festividades chilenas. Tradicionalmente, são feitos com carne de boi e cebola, mas é comum encontrar variações com frango, porco e até linguiça.
A carne é banhada com vinagre, alho, pimenta e outros temperos antes de ser assada na grelha, resultando em uma textura suculenta e um sabor delicioso. Normalmente, os anticuchos são servidos com batatas cozidas ou salada, e são um dos petiscos mais apreciados nas festas.
Curanto
O curanto é uma das comidas das Fiestras Patrias do Chile mais especiais da lista. É um método de cozinhar muito tradicional da Ilha de Chiloé, mas durante as Fiestas Patrias é possível encontrar variações em diferentes regiões do país.O prato consiste em uma mistura de frutos do mar (mariscos e mexilhões), carnes (frango, porco e linguiça) e vegetais (batatas e milhos), todos cozidos juntos.
Originalmente, o curanto é preparado em um buraco no chão, onde as pedras aquecidas cozinham os ingredientes lentamente, cobertos com folhas de nalca. Hoje em dia, em áreas urbanas, ele também é preparado em panelas grandes, mantendo seu sabor único e defumado.
Por hoje é isso, viajante! Se você está planejando uma viagem ao Chile durante essa época, não deixe de provar essas delícias que fazem parte dessa celebração e são uma oportunidade única de vivenciar a cultura local.
Ficou com vontade de viver essa experiência gastronômica? Então basta clicar neste link para falar diretamente com um dos nossos consultores. Eles vão te ajudar no planejamento da sua visita ao Chile com a Zerando.
Ah, não esquece de ficar de olho no nosso Instagram @zerandochile para receber conteúdos e dicas imperdíveis.
Agora que você já está com água na boca para provar as delícias das Fiestas Patrias, que tal aproveitar ainda mais o mês de setembro no Chile? Além da gastronomia, essa época oferece muito mais: de eventos culturais a passeios ao ar livre que vão te conectar ainda mais com esse país incrível.
Se quer saber o que fazer no Chile durante esse período, dá uma espiada nesse outro post aqui. Prometo que sua viagem vai ficar ainda mais completa!
Te espero aqui no Chile!