Fala viajante, tudo bem por aí? Se você já acompanha o nosso blog ou segue nosso perfil @zerandochile no instagram, já sabe qual é o deserto mais árido do mundo (se pensou em Atacama, acertou!) E por mais estranho que pareça, de tempos em tempos, o deserto mais seco do mundo também pode ficar repleto de flores. Sabe como? Segue a leitura que eu vou te contar!
Quando acontece o Deserto Florido no Atacama?

A cada 4, 5 ou até mesmo 7 anos, o Deserto do Atacama se enche de cores como vermelho, branco, amarelo e roxo, graças a um fenômeno chamado de “Deserto Florido” – o espetáculo natural mais bonito do norte chileno.
Em algumas regiões do deserto, as sementes de inúmeras espécies de plantas permanecem em estado de “dormência”; assim, elas conseguem sobreviver por longos períodos com a ausência de chuva.
Por que o Deserto do Atacama floresce?

Ocasionalmente, em um espaço de tempo que pode ser de 3, 5 ou 10 anos, o Atacama enfrenta chuvas sem precedentes. Ou seja, chove mais do que o normal e mais de 200 espécies de plantas e flores começam a germinar, transformando uma paisagem árida e desolada de areias e pedras em um tapete verde natural.
Além do Chile, há outros poucos lugares no mundo que vivenciam isso, incluindo Peru, EUA e Austrália. Mas por aqui, a floração começa no final de julho e agosto (temporada de inverno no país) dependendo das chuvas e temperaturas, e pode continuar até novembro, o que também varia de acordo com cada zona.
Principais regiões para observar o espetáculo natural no Chile
Este espetáculo raro pode ser visto com maior intensidade nos entre as regiões do Atacama e Coquimbo durante a primeira quinzena de setembro até o mês de novembro – em plena primavera.
Ainda é possível fazer uma visita ao Parque Nacional do Desierto Florido que é uma área protegida a qual abrange mais de 57.000 hectares de vegetais e animais no coração do deserto.
Cuidados importantes durante o Deserto Florido
Ah! É importante você que é proibido pisar nas flores ou colhê-las, ok? Porque elas fazem parte da cadeia alimentar do Deserto do Atacama e servem de alimento para animais como guanacos e outras aves, responsáveis por distribuir as sementes e dar continuidade ao fenômeno pelos próximos anos.
Em 2024, as chuvas de outono surpreenderam os visitantes com uma floração impressionante, colorindo o deserto e atraindo centenas de visitantes e fotógrafos. Então fica ligado para o que ainda vai acontecer em 2025! A gente vai te contar tudo.
Mas se você quiser planejar a sua viagem ao Atacama agora mesmo, a gente pode te ajudar! Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e começar a planejar sua aventura no deserto e, se preferir, explorar os pontos turísticos mais legais de Santiago com os nossos passeios exclusivos.
Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.
Ah e se você curte entender os bastidores dos lugares que visita, vale muito a pena conferir também essas curiosidades sobre o Deserto do Atacama — tem muita coisa que pouca gente imagina sobre esse cantinho do norte do Chile.
Até o nosso próximo post! Abraços