Fala, viajante? Tudo bem por aí? No post de hoje eu vou esclarecer uma dúvida muito que chega no perfil da @zerandochile: se você tiver apenas um dia e precisar optar entre Embalse el Yeso e Portillo, qual é a melhor escolha de passeio?
A verdade é que ambos os destinos oferecem uma experiência similar: um deslumbrante lago de coloração azul, situado no coração da Cordilheira dos Andes. As duas paisagens são igualmente impressionantes que se tornaram cartões-postais de quem visita o país, mas possuem suas particularidades e é isso que eu vou te contar a seguir.
Portillo

Portillo é a estação de esqui mais antiga na América Latina, por isso as principais atividades de lá concentradas no inverno. Mas fora da temporada o complexo permanece parcialmente aberto: o restaurante e o acesso à lagoa são permitidos (embora o hotel não funcione).
Com o restaurante em funcionamento, você tem a vantagem de poder sentar para apreciar a vista enquanto almoça, toma um chocolate quente ou uma taça de vinho aproveitando de uma infraestrutura que Embalse el Yeso não oferece.
Dentro de Portillo, está localizada a Laguna del Inca, uma lagoa impressionante de cor azul-turquesa. Para chegar até lá, seguimos pela famosa estrada Los Caracoles, que possui uma sequência de 30 curvas muito fechadas por 150km, em direção à Mendoza, próximo à fronteira com a Argentina.
Como o tráfego de caminhões que pegam essa rota da fronteira é bastante intenso, o percurso da subida é feito de maneira lenta, fazendo com que a viagem possa levar até 3 horas.

Embalse El Yeso

Já o Embalse El Yeso é um famoso lago artificial, também de cor azul-turquesa (podendo variar para verde ou cinza dependendo das condições climáticas). “Artificial” porque se trata, na realidade, de uma represa construída para armazenar as águas do rio El Yeso, com uma capacidade de 253 milhões de metros cúbicos.
Este reservatório é a principal fonte de água potável para a população de Santiago e é administrado pela empresa Aguas Andinas, dentro da região do Cajón del Maipo.
Falando nisso, muitas pessoas pensam que se trata do mesmo lugar. Nada disso! O Cajón del Maipo é uma região localizada a aproximadamente uma hora de Santiago, composta por 22 pequenas localidades, como por exemplo, San José del Maipo e Termas Colina.
Para ir além do Embalse e entender a região como um todo, vale conferir este guia com termas, vilarejos e paradas fotogênicas: O Que Fazer em Cajón del Maipo?
Voltando ao Embalse, o lugar é extraordinário, e assim como Portillo, você precisará de um dia inteiro para explorá-lo. Porém, o Embalse se destaca por sua grandiosidade.
Além disso, visitá-lo permite que você conheça outros pontos turísticos muito interessantes em San José del Maipo, como Las Melosas, o túnel Tinoco e a casa de chocolate. Então, se você tem o espírito de aventureiro assim como eu, vai Embalse porque o passeio é mais completo!
Agora, para famílias que viajam com crianças e desejam conhecer a Cordilheira dos Andes, eu recomendo optar por Portillo. O local oferece uma infraestrutura mais desenvolvida em comparação com Embalse El Yeso.
Embalse el Yeso ou Portillo: qual escolher?
Escolha Portillo se…
- você viaja com crianças ou quer mais infraestrutura (restaurante, banheiros, acesso fácil à lagoa);
- busca uma experiência clássica de estação de esqui e quer ver a Laguna del Inca de perto.
Escolha Embalse El Yeso se…
- você prefere um roteiro mais completo e grandioso em natureza;
- quer combinar paradas no Cajón del Maipo (Las Melosas, Túnel Tinoco, Casa de Chocolate).
Por hoje é isso, viajante! Espero que tenha gostado deste post mas se ficou alguma dúvida, assista aos vídeos abaixo e faça a sua escolha.
Para receber mais dicas como esta, além de conteúdo diário sobre Santiago e Atacama, siga o @zerandochile e também o meu perfil no instagram @talesbarreto. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
E para conferir os nossos passeios exclusivos, receber o Manual de Dicas de Santiago ou qualquer dúvida, é só chamar através do link abaixo.
Até a próxima, te vejo aqui no Chile!