fbpx

Seja bem vindo ao Zerando o Chile - Atendimento 24 horas!

Estádio Tour: Uma Viagem pelo Futebol Chileno

Por | O que fazer em Santiago | 04 de junho de 2022

Que o Brasil é o país do futebol e que esse é o esporte mais popular entre os brasileiros, todos nós sabemos, afinal, a Seleção Brasileira é a mais popular e vitoriosa da história. Mas você sabia que o futebol chileno é o principal esporte da cultura do Chile?

Sim, o futebol é o esporte mais popular no Chile, e apesar de historicamente o país não ter grande tradição no cenário mundial, os chilenos são apaixonados pela redondinha. A seleção nacional, por exemplo, disputou nove vezes a Copa do Mundo, a mais recente em 2014, e sua melhor classificação foi um terceiro lugar em 1962. Ela também tem diversas participações na Copa América, onde foi campeã por duas vezes (2015 e 2016*). 

* A Copa América de 2016 foi uma edição extra-especial em comemoração aos 100 anos da competição continental. Ela foi disputada nos Estados Unidos. 

Por isso, hoje nós vamos te mostrar um pouco sobre a linda e rica história do futebol chileno e seus principais estádios, vem com a gente!

Estádio Nacional do Chile 

Nosso Tour começa pelo Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos (mais conhecido como Estádio Nacional), ele é um estádio localizado em Santiago, capital do Chile. Tem capacidade para 47.000 torcedores e é onde a Seleção Chilena de Futebol e o time da Universidad de Chile jogam com mais frequência. 

Futebol chileno, Estádio Nacional do Chile
Estádio Nacional do Chile

A mais recente conquista da Seleção Chilena em território sul-americano aconteceu nesse gramado, já que ele foi palco da final da Copa América de 2015, conquistada pelo Chile diante da Argentina, comandada por Lionel Messi. A conquista foi a primeira da história do país no esporte. 

O estádio possui um passeio guiado por profissionais que trabalham no local,elas acontecem de terça a sábado, às 10h e às 12h (horário do Chile). Neste passeio é possível circular dentro do complexo esportivo do estádio, nos arredores do campo e nas arquibancadas. Todo esse tour é totalmente gratuito, sem custos aos visitantes. Além de tudo isso, é possível adquirir camisas, cachecóis e muitos outros objetos tradicionais do futebol chileno. Obviamente também é possível assistir aos jogos,tanto da Seleção Chilena, quanto da Universidad de Chile. 

Estádio Monumental David Arellano

Seguindo nosso Tour chegamos ao Estádio Monumental David Arellano, conhecido popularmente como Monumental de Colo-Colo, um estádio localizado em Santiago do Chile. Tem capacidade para 47.000 torcedores e pertence à equipe de futebol Colo-Colo. 

Futebol chileno, Estádio Monumental David Arellano
Estádio Monumental David Arellano

Umas das características peculiares desse estádio é o campo, que está localizado abaixo do nível da rua, além da proximidade da arquibancada, tornando-o um caldeirão nos jogos principais. 

O estádio possui uma visita guiada por profissionais que trabalham no mesmo, apenas nos dias em que não há jogos oficiais, ela está disponível através de duas opções de passeio. A 1° se chama “Oceano”, ela dá direito a uma visita ao museu + visita ao setor oceano da arquibancada. Já o 2° se chama “Passeio Monumental” que é o tour completo pelo estádio, passando pelo o “túnel de campeones” que dá acesso ao gramado, o vestiário da equipe principal, o “Memorial David Arellano”, além do museu e arquibancada. 

Além de tudo isso, é possível adquirir diversos produtos tanto do Colo-Colo, como da Seleção Nacional, como por exemplo camisas e cachecóis. Também é possível assistir aos jogos do clube, que disputa diversas competições nacionais e internacionais. 

Estádio San Carlos de Apoquindo

Encerrando nosso Tour, chegamos ao Estádio San Carlos de Apoquindo, localizado no bairro de Las Condes, uma das 32 comunas de Santiago, capital do Chile. O estádio pertence ao Club Deportivo Universidad Católica, um dos principais clubes do país e tem capacidade para 16.000 pessoas.

Futebol chileno, Estádio San Carlos de Apoquindo
Estádio San Carlos de Apoquindo

O estádio possui uma visita guiada por profissionais que trabalham no mesmo, elas só são realizadas em dias específicos da semana e giram o estádio, desde as arquibancadas até ao túnel usado pelos atletas para acesso ao gramado. Além disso é possível visitar o museu e a loja da Universidad Católica, também é possível assistir aos jogos do time de Las Condes. 

E assim nossa tour pelo incrível futebol chileno chega ao fim. Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais da cultura chilena e os principais estádios do país. Te espero aqui no Chile! Até a próxima!

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser O Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo. 

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog . Até o nosso próximo post! Abraço!

E-book

Baixe nosso Portfolio

Baixe nosso Portfólio de Inverno e o Manual de dicas e roteiros de Santiago e saiba tudo que nós podemos oferecer para você em sua viagem!

Insira seu nome e email nos campos abaixo: