Faaala,viajante! Tudo certo por aí?
Viajar para o Chile tem tudo a ver com paisagens de montanha, estradas em altitude e passeios ao ar livre, e tudo isso depende das condições climáticas. Por isso, cancelamentos devido ao clima podem acontecer, principalmente na temporada de inverno, quando a maioria dos roteiros incluem neve, cordilheira, lagunas ou termas.
O problema é que muitos brasileiros só descobrem isso quando já estão aqui e ficam sem saber o que fazer, se vão perder dinheiro ou se a viagem foi perdida. Mas a boa notícia é que, na grande maioria dos casos, há solução. Pensando nisso, eu preparei este post, onde você vai entender porque que passeios no Chile são cancelados, quando isso costuma acontecer e, principalmente, o que fazer para escapar desse tipo de perrengue e continuar aproveitando sua viagem.
Passeio cancelado por clima no Chile: isso é normal?
Sem rodeios, a resposta é: sim, é comum!
O Chile tem uma geografia marcada por cordilheiras e regiões de altitude, onde o clima pode mudar rapidamente. Em muitos casos, o cancelamento de um passeio não depende da agência, mas de decisões das autoridades locais e das condições das estradas.
Neve intensa, ventos fortes, risco de deslizamento, baixa visibilidade, fechamento de estradas, são fatores que podem levar ao cancelamento dos passeios, principalmente em destinos como Cajón del Maipo, Portillo, Valle Nevado, Farellones e Embalse El Yeso. Nesse tipo de situação, o cancelamento é uma medida de segurança e nenhuma agência pode seguir com o tour.

Meu tour foi cancelado! E agora, o que fazer?
A primeira coisa é manter a calma. Agora que você já sabe que cancelamentos por conta do clima podem acontecer, não significa que você perdeu a viagem. Existem três caminhos possíveis para resolver isso. O mais comum é o reagendamento, quando as condições climáticas melhoram nos dias seguintes. Por isso, deixar uma certa flexibilidade no roteiro, como 1 dia livre, é sempre importante.
Outra possibilidade é a troca por outro passeio, especialmente por atividades em Santiago que não dependem de clima, como city tours, visita à vinícolas, experiências gastronômicas e museus. Já em situações específicas, também pode haver reembolso, dependendo da política da agência. Sendo assim, o ponto-chave é fechar com uma agência que ofereça alternativas para evitar que você fique sem programação.

Quais passeios em Santiago não dependem do clima?
Quando um passeio de montanha é cancelado, Santiago oferece ótimas alternativas como visitas a vinícolas próximas da cidade, experiências gastronômicas em restaurantes e rooftops, shoppings, cerros, mercados urbanos, museus, visita Sky Costanera, além de city tours históricos (seja a pé ou no famoso ônibus vermelho, Hop-on Hop-off). E aí, pegou essas dicas?
Se mesmo assim você não sabe como planejar a sua viagem para o Chile, calma, que eu e minha empresa somos especialistas em ajudar brasileiros desde o planejamento até transfer, reserva dos melhores passeios e muito, muito mais! Basta clicar no link abaixo para falar com a minha equipe através do WhatsApp, tirar dúvidas, conferir passeios exclusivos e receber o Manual de Dicas de Santiago.
Ah! E para receber mais dicas como esta, além de conteúdo diário sobre Santiago e Atacama, siga o @zerandochile e também o meu perfil no instagram @talesbarreto. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
Até o próximo post, te vejo aqui no Chile!


















