Fala, viajante! Nós sabemos como é complicado escolher roupas para qualquer tipo de viagem, ainda mais quando se trata de uma viagem para o deserto mais seco do mundo: o Atacama. Por isso, hoje vamos te ajudar a fazer escolhas certeiras das roupas para usar no deserto do Atacama em cada passeio do seu roteiro.
E, caso você ainda não tenha um roteiro de viagem, confira como montar o seu clicando aqui. Mas antes, vamos entender melhor como é o clima do deserto em cada época do ano.
Roupas para Deserto do Atacama
Antes de decidir quais roupas colocar na mala, é essencial entender como funciona o clima no deserto do Atacama. As temperaturas podem variar muito ao longo do dia e de acordo com a época do ano — por isso, cada passeio exige um tipo de roupa diferente.
Como são as condições climáticas no deserto do Atacama?
No Atacama, tanto o verão quanto o inverno são intensos, enquanto durante o outono e na primavera, você encontrará um clima mais agradável.
O Atacama no verão:
Por mais que seja verão, em algumas regiões do Atacama, os meses de Dezembro-Janeiro são curiosamente marcados pelo “inverno altiplânico”. Isso significa que há probabilidade de cair chuviscos de chuva ao final da tarde, portanto, vá preparado com aquele casaco impermeável na mala.
Mas, de modo geral, durante o verão, as temperaturas no deserto se elevam bastante. Então, não hesite em colocar roupas mais leves, regatas, protetor solar (MUITO IMPORTANTE), boné ou chapéu, óculos de sol e é claro, sempre com uma garrafinha d’água nas mãos.
Já durante as noites de verão, tenha sempre um casaco para se proteger do frio, afinal, a temperatura é instável e oscila muito no deserto. Sendo assim, você provavelmente também vai pegar temperaturas mais baixas.
O Atacama no inverno:
No inverno, é normal que as temperaturas caiam. Mas, além do frio, o vento também é um fator importante a ser observado. A intensidade do vento durante essa época, deixa a sensação térmica ainda menor. Com isso, alguns passeios como as lagunas, se tornam um pouco mais desafiadores durante esse período.
Porém, sempre é bom ter em mente que se trata de um deserto, portanto, existe uma variação muito grande durante o dia. Ao meio dia, o sol esquenta bastante. Mas, existe um macete pra lidar com a variação de temperaturas, é o que chamamos de “efeito-cebola” que você vai entender melhor até o final do post.
Então, vamos lá organizar a sua mala com as roupas para usar no deserto do Atacama, de acordo com o seu roteiro!
- Termas de Puritama
- Valle de la Luna
- Geysers
- Laguna Cejar e Lagunas Escondidas
- Piedras Rojas e Salar de Tara
- Tour Astronômico
- Na cidade
Termas de Puritama
Esse é um dos passeios mais legais de se fazer no Atacama! As Termas de Puritama são formadas por piscinas naturais e termais de águas quentes, uma ótima opção para descansar no meio de toda a agitação dos passeios.
Então, se você quer conhecer as Termas de Puritama, já coloque em sua mala:
- Roupas leves (bermudas, shorts, regatas, chinelo;
- Roupa de banho e toalhas;
- Protetor Solar (Se possível, procure protetores com uma proteção ainda maior do que você usa normalmente);
- Chapéus ou bonés;
- Óculos de sol;
Valle de la Luna
Geralmente, esse passeio acontece na parte da tarde. Por volta das 16h (ida) e 20h (volta), dessa forma, você vai pegar o começo da noite ainda durante esse percurso. O Valle possui uma altitude bem próxima a cidade, por isso, é um dos primeiros passeios a serem feitos após chegar no Atacama.
Então, já abre a sua mala e coloca aí:
- Protetor solar (vamos repetir isso várias vezes aqui pra você não se esquecer de maneira nenhuma!);
- Roupa para fazer caminhadas leves;
- Casaco ou agasalho para o começo do anoitecer;
- Chapéu ou Boné;
- Tênis ou sapato de caminhada;
Geysers
Se você gosta de frio, você vai amar esse passeio. Mas fique ligado, se vier no inverno, você pode pegar temperaturas até de -20º!
Dito isso, para não estragar sua experiência devido ao frio, já coloca na sua mala:
- Roupa de frio em camadas (segunda pele, fleece, moletom e corta-vento);
- Gorro, luva, cachecol e meias de inverno ou 3 camadas de meia;
- Roupa de banho;
- Roupa fresca por baixo da roupa de frio;
Quer saber mais sobre como é o passeio aos Geysers del Tatio e tudo o que você precisa planejar para aproveitar esse espetáculo da natureza? Dá uma olhada no nosso post completo com todas as dicas sobre esse lugar incrível: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Gêiseres El Tatio .
Laguna Cejar e Lagunas Escondidas
Aqui, você não precisa se preocupar com o nível de altitude, é uma ótima opção para incluir no começo do seu roteiro como forma de ir se habituando ao deserto.
Para aproveitar o melhor das Lagunas, você precisa levar:
- Roupa casual e mais confortável;
- Roupas de banho e toalha;
- Protetor Solar – mas, se lembre de passar o protetor ainda na cidade pois não pode passar na lagoa;
- Casaco para o fim de tarde;
Piedras Rojas e Salar de Tara
Aqui, você vai ultrapassar os 4 mil metros de altitude, então, se prepare para enfrentar fortes ventanias e frio, especialmente se estiver no inverno. É um ótimo passeio para você fazer o “efeito cebola” que citamos acima, que consiste, basicamente, em se vestir com camadas de roupa.
Você vai precisará levar:
- Roupa de frio para temperaturas baixas (Segunda pele, moletom, fleece e corta-vento.)
- Gorro, cachecol, luva e meias de inverno (ou 3 camadas de meia)
- Roupas leves por baixo (em alguns pontos pode fazer calor, então se previna).
Tour Astronômico
O Tour Astronômico fica a poucos quilômetros de San Pedro, porém, por ser um evento que acontece durante a noite, você irá enfrentar um frio que provavelmente não está habituado. Mesmo que você não esteja sentindo muito frio na cidade, se prepare e vá bem agasalhado ao tour.
Então, para esse passeio, já separe:
- Roupas de frio (Não precisa se preocupar com o vento nesse passeio, então opte por opções que realmente te deixam aquecidos e não corta-ventos.);
- Luva, meias de inverno (ou 3 camadas de meia comum) e gorro;
- Cachecol;
Na cidade
Aqui, nem vamos falar tanto sobre roupas, afinal, você pode utilizar roupas mais casuais mesmo, não precisa de exagero. Mas se atente às mudanças climáticas por aqui, com apenas um dia no povoado, você já sente seus lábios rachados, mãos ressecadas e, caso seja mais sensível, até mesmo algumas irritações nos olhos e no nariz.
Então, dá uma olhada nesses itens indispensáveis que você precisa colocar na sua mochila:
- Hidratante corporal e facial
- Soro fisiológico
- Protetor solar (de novo, porque realmente isso é essencial!)
- Lenço umedecido
- Mochila/bolsa pequena para te acompanhar nos passeios
Por hoje é isso, viajantes! Agora que você já sabe as roupas para usar no deserto do Atacama, volte aqui para consultar, printar e anotar essas dicas quantas vezes for preciso.
Qualquer dúvida ou portfólio, pode chamar no whatsapp clicando no link abaixo.
Ah! No Instagram @zerandochile postamos conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na última foto #vimpeloblog
Até o nosso próximo post! Abraço!