Faaala, viajante!
Se você está planejando conhecer Santiago, existe um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro: o Cerro Santa Lúcia. Localizado no coração da capital chilena, a poucos passos do centro histórico, o Cerro Santa Lucía é um ícone histórico e cultural porque lá é possível conhecer um pouco sobre a fundação da cidade, explorar construções antigas, além de conhecer mirantes incríveis.
Existem 3 cerros que são super importantes aqui em Santiago: o Cerro Manquehue, o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucia. O Manquehue é para os amantes do trekking. Já o San Cristóbal e o Santa Lúcia são mais acessíveis, bem localizados e perfeitos para quem quer ter vistas panorâmicas da cidade.
Por esses motivos, eu já vou logo dizendo: vale a pena conhecer sim, conhecer o Cerro Santa Lucia. Mas segue a leitura para descobrir o que te espera nesta colina de 69 m de altura, com muito verde e vários lugares bonitos para fotos.

História do Cerro Santa Lucia:
Os mapuches o chamavam de Huelén, palavra que em mapudungún significa melancolia, tristeza ou dor. Após a chegada dos espanhóis, Pedro de Valdivia rebatizou-o de Santa Lúcia e fundou a cidade de Santiago a seus pés em 12 de fevereiro de 1541.
Durante grande parte do período colonial, o local manteve suas características naturais, embora tenha iniciado sua intervenção com a construção de fortificações. Ao longo dos anos o cerro foi passando por modernização e remodelação e em 1983 foi declarado Monumento Nacional na categoria de Monumento Histórico, de acordo com sua importância histórica e patrimonial como um dos grandes vestígios da história urbana da cidade.

O que fazer no Cerro Santa Lúcia?
Dentro do Cerro você encontrará algumas atrações. O bom é que a entrada é gratuita, então tudo o que vier é lucro hahaha. Vamos conhecer algumas delas:
Fuente de Neptuno
A Fonte de Netuno é um dos lugares mais bonitos do Cerro Santa Lucia pra bater foto. Ele fica próximo de uma das 3 entradas do Cerro, próximo à Alameda. Dica: Pega a opção de vídeo em câmera lenta e faz um vídeo, fica bem legal.
Mirante do Cerro
O ápice do Cerro é o topo. Não deixe a quantidade de degraus te desanimar não, a chegada traz consigo uma bela recompensa, uma vista incrível do centro da cidade. Assim como a Fonte de Neptuno, o mirante é um lugar muito visitado por turistas e um clássico para tirar fotos com Santiago ao fundo.

Onde fica e como chegar ao Cerro?
O cerro fica exatamente entre os bairros Lastarria e Bellas Artes. O metrô mais próximo é a Estação Bellas Artes, linha 5 (para subir pela entrada norte) ou a estação Santa Lucia, linha 1. Existem 3 entradas para o Cerro Santa Lúcia, a entrada pela rua Mercedes, pela rua Santa Lúcia e a entrada pela Alameda. Eu sempre recomendo entrar primeiro pela Mercedes (entrada norte) pra quando você descer, encontrar a feirinha Santa Lucia.
Informações e dicas importantes
- O Cerro Santa Lucia funciona de terça a domingo das 08h às 18h30.
- Às segundas-feiras o lugar é fechado para manutenção, tá?
- No dia da sua visita ao cerro, tente incluir o City Tour no roteiro para conhecer mais sobre a história do Chile.
Para reservar o City Tour basta clicar no link abaixo e falar com um dos nossos consultores que estão prontos pra te ajudar desde o planejamento até o último dia da sua viagem.
No mais, se for lá, bata váaarias fotinhas e marque a gente! @zerandochile e @talesbarreto.
Se você prefere ver em vídeo, aqui eu mostro tudo que você precisa saber sobre o Cerro Santa Lucia.
Até a próxima, te vejo aqui no Chile!


















