Diferenças Brasil x Chile

Brasil x Chile – 4 diferenças culturais que vão te surpreender

Fala viajante, tudo certo?

Apesar de historicamente serem nações parceiras e estarem lado a lado na América do Sul, Brasil e Chile possuem muitas diferenças entre si, principalmente culturais, sendo a maior delas, na opinião deste simples escritor, o futebol (em que somos MUITO melhores hahaha).

Porém, as divergências vão muito além disso, e vão da gastronomia até as festas. Pensando em te ajudar a conhecer melhor o Chile, hoje vamos te mostrar as 4 principais diferenças culturais entre os dois países, e no final queremos saber, vai encarar alguma delas?

1. Gastronomia

Gastronomia no Chile
Pastel de Choclo

Começando pela gastronomia, encontramos algumas diferenças interessantes. Enquanto o Brasil é conhecido por sua feijoada, churrasco e caipirinha, o Chile se destaca por pratos como o ceviche, a empanada e o pastel de choclo. Cada país tem sua própria tradição culinária, refletindo ingredientes locais e influências históricas. 

O Brasil possui uma grande influência africana, devido a época da escravidão, em que os negros vindos da africa trouxeram grande parte da sua cultura para o país. Já o Chile possui massiva influência europeia, muito por ter sido colônia da Espanha por muitos anos. 

Uma das maiores curiosidades e diferenças entre Brasil e Chile no âmbito alimentar é o abacate. Os chilenos amam a fruta, mas amam mesmo, ela é presença certa em vários pratos no país, e está presente até mesmo no cachorro quente chileno. (E spoiler: o pior é que fica bom, acredita?)

Quer saber mais sobre as delícias da culinária chilena? Não deixe de conferir nosso post com as 11 comidas chilenas que você não pode deixar de experimentar: 11 comidas chilenas que você não pode deixar de experimentar. Prepare-se para uma viagem gastronômica incrível!

2. Expressões

Como se Comunicar no Chile

Em termos de expressões e costumes, também encontramos algumas diferenças que chamam atenção. No Brasil, é comum abraçar e beijar no rosto como forma de cumprimento, é parte da nossa cultura e jeito de ser.

Já no Chile, esse contato direto é bem raro, e geralmente um aperto de mão é o mais comum, especialmente em ambientes formais. Além disso, expressões idiomáticas variam bastante, o que pode gerar algumas confusões engraçadas.

Por exemplo, a palavra polvo, em português lembra do animal que vive no fundo do mar, não é? Acontece que polvo em espanhol significa pó/poeira, totalmente diferente. Então cuidado, se você não é expert no espanhol, ande sempre com um Google tradutor em mãos, ou você pode entrar numa fria.

3. Festas

Quando se trata de festas, tanto o Brasil quanto o Chile têm muito a oferecer. Enquanto o Brasil é conhecido pelo seu carnaval e suas festas juninas, o Chile se destaca pelas celebrações da Semana Santa e pelo Dia da Independência. Cada festividade reflete a rica história e cultura dos países. 

As festas acabam sendo reflexos do item anterior, expressões, enquanto no Brasil elas são bem mais “animadas” e com bastante contato entre as pessoas, os eventos chilenos são mais “calmos” e sem grandes agitos, o que não significa que sejam ruins, muito pelo contrário, vale muito a pena conhecer de perto. 

4. Relações

Por fim, as relações familiares e sociais também apresentam diferenças significativas. No Brasil, a família é geralmente muito próxima e as reuniões familiares são frequentes e animadas. Já no Chile, a hierarquia familiar é mais formal e as relações sociais tendem a ser mais reservadas em comparação com a extroversão brasileira. 

Apesar disso, os chilenos são muito unidos, e gostam sempre de estar juntos, muitas vezes os feriados e festividades acabam sendo mais calmos por conta disso, as pessoas acabam se reunindo em casa e aproveitando entre si. 

A verdade é que poderíamos passar horas falando do Chile e de todas as particularidades desse paraíso, mas, a essa altura, você já deve estar querendo fazer as suas malas o mais rápido possível para curtir esse paraíso com eles, não é?

A boa notícia é que você não precisa fazer tudo sozinho, nós estamos aqui para te ajudar! Clicando nesse link, você pode falar diretamente com um dos nossos consultores que vão estar ao seu lado responder todas as suas dúvidas e finalmente tirar esse sonho do papel! 

E não se esqueça, estamos sempre postando conteúdos como esse no nosso instagram @zerandoochile (link pro insta). Você não vai ficar de fora e arriscar perder alguma coisa, vai? 

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Qual assento escolher no avião para admirar a Cordilheira dos Andes no Chile

Qual assento escolher no avião para admirar a Cordilheira dos Andes no Chile?

Não perca a chance de admirar a Cordilheira dos Andes no seu voo! Dicas de assentos que farão você se apaixonar antes mesmo de aterrissar.
Diferenças Brasil x Chile

Brasil x Chile – 4 diferenças culturais que vão te surpreender

Descubra as diferenças culturais entre Brasil e Chile. Da gastronomia às festas, explore as peculiaridades que tornam cada país único. Leia mais e prepare-se para sua viagem!
Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Estações do ano no chile – Como elas são e qual a melhor para ir?

Está planejando sua viagem, mas precisa conhecer as características das estações do ano no Chile para decidir a melhor época de viajar? Então vem comigo que te conto tudo nesse post!
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?