Fala, viajante! Tudo bem por aí? Economicamente falando, o Chile é o segundo país mais rico da América do Sul em PIB per capita, ficando atrás somente do Uruguai e seguido do Brasil. Isso signfica que os custos diários por aqui são maiores se comparado aos países vizinhos. Então, como viajar para o Chile gastando pouco sem abrir mão da experiência? Calma, que eu vou te contar.
Como viajar pro Chile gastando pouco?
Embora as bebidas alcoólicas sejam relativamente mais baratas, os preços das refeições, mantimentos, transporte e hotéis não são tão diferentes de muitos destinos na Europa. Mas existem algumas maneiras fáceis de você economizar durante sua visita ao país. Então confere as dicas a seguir!
Dica n° 1 – Compre vinho nos supermercados
O vinho no Chile pode ser tão barato quanto a Cola-Cola. E, para a surpresa de alguns, comprar vinho diretamente nos vinhedos, é geralmente mais caro do que nos supermercados.
Por isso, se você estiver com o orçamento apertado, o melhor a fazer é comprar nos supermercados – especialmente o Jumbo, e Líder – pois tendem a oferecer opções variadas e mais baratas. Mas certifique-se de que a garrafa não inclui a palavra dulce, a menos que você prefira seu vinho extra doce.
Dica n° 2 – Viaje na baixa temporada
O Chile é um destino muito procurado, principalmente por brasileiros que desejam ver neve pela primeira vez ou aprender a esquiar. Por esta razão, na alta temporada que vai de junho a setembro, o país recebe muitos turistas.
Consequentemente, o preço de passeios, hospedagens e outros serviços aumentaram de forma considerável. O jeito então é aproveitar os preços da baixa temporada (de novembro a março). Assim você evita multidões e economiza algum dinheiro.
Tudo isso sem deixar de conhecer as belezas do país e viver experiências únicas como por exemplo:explorar o Deserto do Atacama; conhecer as cidades costeiras de Viña del Mar e Valparaíso; desfrutar de um sunset incrível com vista para as Cordilheiras dos Andes.
Dica n° 3 – Coma em mercado e restaurantes locais
Mesmo nas áreas mais turísticas, você facilmente vai encontrar restaurantes locais que oferecem almoços baratos e bons com “cazuela” (sopa típica de carne chilena) e outros pratos simples, mas saborosos. Recomendamos que você também experimente a “chorrillana”, um delicioso prato com carne, ovos, cebola e batata frita.
Outra maneira de economizar com alimentação é visitando o Mercado Central de Santiago. Lá você encontra frutas, verduras, lojas de queijos, peixes, frutos do mar e muito mais!
E já que mencionamos o Mercado Central de Santiago, você deve estar se perguntando se vale mesmo a pena conhecer, certo? Bom, temos um post inteiro dedicado a dar mais detalhes sobre Mercado Central de Santiago.
Dica Extra: Planeje sua viagem de esqui para agosto
Pode parecer contraintuitivo, mas agosto é o melhor mês para esquiar nos Andes chilenos e fora de temporada em muitos resorts. Isso porque ele fica entre as férias de inverno de julho para crianças em idade escolar e os feriados do Dia da Independência em setembro.
Mas se você quiser planejar a sua viagem agora mesmo, basta clicar neste link para falar diretamente com um dos consultores que estão preparados para tirar o seu sonho do papel e transformá-lo em realidade!
E se você ainda não segue o nosso perfil no Instagram está perdendo dicas valiosas sobre o Atacama e Santiago. Então siga o @zerandochile para receber conteúdo diário sobre viagens e muito mais!
Abraços e até o próximo post.