Mercado Central de Santiago

Mercado Central de Santiago – vale a pena conhecer?

Faaala, viajante! Já conversamos bastante aqui no blog sobre as variedades e delícias da culinária chilena e, hoje, queremos deixar a dica de um lugar que concentra o melhor do que ela pode oferecer (e um pouco mais): o Mercado Central de Santiago. O ponto turístico já foi até considerado como o 5º melhor do mundo, em 2012, pela revista National Geographic.

Neste post, vamos te contar um pouco mais do que você vai conhecer em uma visita ao Mercado Central, falar de algumas curiosidades e responder à pergunta mais importante: realmente vale a pena conhecê-lo? Siga a leitura do texto para conferir!

História e arquitetura do Mercado Central de Santiago

Mercado Central de Santiago
Mercado Central de Santiago

Como toda grande cidade, Santiago conta com um grande (e famoso) Mercado Central. Esse é o lugar perfeito para encontrar vários tipos de pessoas: moradores locais em busca de produtos frescos, chilenos do interior do país de passagem para fazer compras e, claro, turistas do mundo todo – incluindo muitos brasileiros (estamos por toda parte, rs). 

O edifício de estilo neoclássico foi inaugurado em 1872 e declarado monumento histórico em 1984. Na época, ele era considerado o prédio mais bonito e imponente de Santiago, principalmente se levarmos em consideração que ele se encontrava em uma área periférica. Com o passar dos anos, muitas reformas, restaurações e expansões foram feitas, mas a estrutura (que é lindíssima, por sinal) segue a mesma: ferro fundido. Alguns desenhos feitos nos arcos de sustentação simbolizam a agricultura chilena e a paz nacional.

O que esperar ao visitar o Mercado Central de Santiago

Mercado Central de Santiago
Mercado Central de Santiago

Ele possui 2 andares e conta com 241 lojas. Dentre elas, restaurantes, lojas de vinhos e especiarias, peixarias, padarias, lojas de queijos e de artesanatos. O local é grande, ocupa um quarteirão, e tem estabelecimentos na parte interna e externa.

A maioria dos turistas vão ao mercado em busca da Centolla, uma espécie de caranguejo gigante que é cultivado no extremo sul do Chile. Esse é um prato que você não pode deixar de experimentar durante a viagem. Temos um post aqui no blog dedicado exclusivamente a ela, não deixe de conferir!

Outros pratos muito procurados por quem gosta de frutos do mar são a Paila Marina, o Mariscal e o Ceviche (que é muito diferente do brasileiro e leva milho na sua preparação). Para os que são do time do peixe, o Congrio frito, a Merluza e a Reineta são os carros-chefes. Sem falar do Salmão chileno, um dos melhores do mundo, devido às águas geladíssimas do Oceano Pacífico. Os restaurantes mais famosos são o Donde Augusto, o La Joya del Pacífico e o Él Galeón. 

Mas, se você espera conhecer um Mercado estilo Mercadão de São Paulo, com uma enorme variedade de produtos e muitas frutas com cores vibrantes expostas: pode diminuir a expectativa porque você vai se decepcionar. Poucos sabem, mas o Mercado Central de Santiago é,originalmente, um mercado voltado para peixes e mariscos e, nesse quesito, ele é referência na região. Se você está à procura de boas frutas e verduras regionais, o melhor local para encontrá-las fica do outro lado da avenida – o La Vega Central.

Além disso, é muito importante tomar cuidado com os batedores de carteira que rondam a região. Por fim, os garçons dos restaurantes que funcionam lá dentro podem ser extremamente inconvenientes, porque eles vão te seguir por alguns metros na tentativa de te convencer a conhecer o menu do restaurante. Quando for abordado diga que já comeu e que está satisfeito.

Vale a pena visitar o Mercado Central de Santiago?

Então, respondendo à pergunta inicial: conhecer o Mercado Central de Santiago vale a pena desde que você esteja com tempo sobrando no seu roteiro, afinal, é uma das atrações mais tradicionais da cidade.  O mercado tem um cheiro muito forte e característico de vendas de peixe, então, se você tem “nojinho” de ver os animais ou do cheiro, não recomendamos que passe pela peixaria. Para quem gosta, é ótimo para saber como são os mariscos, um ouriço e até mesmo a centolla antes de pararem no seu prato, rs. 

Ah, e não se esqueça que os preços praticados no local são muito caros, algumas vezes até abusivos se comparados com os preços de restaurantes na rua… se você realmente topar a experiência, vá preparado!

O Mercado Central fica localizado na Rua San Pablo, 967, no Centro e funciona diariamente, das 06h00 às 17h00. Nas sextas, o horário de funcionamento se estende até às 20h00. 

Se você não pretende parar em um dos restaurantes para almoçar, menos de meia hora é suficiente para visitar o famoso Mercado Central de Santiago.

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Diferenças Brasil x Chile

Brasil x Chile – 4 diferenças culturais que vão te surpreender

Descubra as diferenças culturais entre Brasil e Chile. Da gastronomia às festas, explore as peculiaridades que tornam cada país único. Leia mais e prepare-se para sua viagem!
Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Estações do ano no chile – Como elas são e qual a melhor para ir?

Está planejando sua viagem, mas precisa conhecer as características das estações do ano no Chile para decidir a melhor época de viajar? Então vem comigo que te conto tudo nesse post!
Como se Comunicar no Chile

Guia rápido de como se comunicar no Chile

Aprenda como se comunicar no Chile com nosso guia rápido de frases essenciais em espanhol para lidar com situações do dia a dia, desde sua chegada ao aeroporto até interações no hotel e restaurantes.
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?