Aqui Está Coco

Conheça o restaurante mais tradicional de Santiago: Aqui Está Coco

O restaurante Aqui Está Coco, em Santiago, é um clássico com quatro décadas de história na cidade e é uma parada obrigatória durante a viagem. Com fama internacional, ele se confunde com a história da família de Jorge “Coco” Pacheco que trabalha incansavelmente para equilibrar a cultura e história chilena com as inovações necessárias no ramo. 

Continue a leitura do post para conhecer um pouquinho mais sobre a história e as delícias do “Aqui Está Coco” e, assim, entender por que você não pode deixar de conhecê-lo. 

História e Ressurgimento do Aqui Está Coco

O refinado restaurante, que sempre fez sucesso na alta sociedade chilena, sofreu um incêndio em julho de 2008 e não sobrou muita coisa para contar história. Apenas dois anos após a tragédia, Coco Pacheco, o proprietário, e sua família fizeram o lugar renascer das cinzas. Ele reabriu em julho de 2010 no mesmo endereço, para manter a tradição. Inclusive, a fachada original foi reconstruída, preservando a sua identidade. 

Decoração e Temática

Aqui Está Coco
Aqui Está Coco

A temática do restaurante é o fundo do mar, mas nada de desenhos animados ou fantasias, a decoração se volta para as belezas do país, valorizando as raízes chilenas e os povos originários. Coco defende que “a terra oferece seus frutos abundantes e que eles retribuem esse amor tornando a sua pegada eficiente e protegendo sua riqueza através de suas práticas sustentáveis.” 

Inclusive, o estabelecimento é um dos primeiros “restaurantes verdes” da América Latina. Após o incêndio, ele foi todo reformulado seguindo diretrizes que o tornaram um estabelecimento sustentável e que tem a ecologia como parte fundamental. Cerca de 40% dos materiais utilizados na construção e decoração do ambiente são sustentáveis: o piso da entrada, por exemplo, veio de um ginásio demolido.

A escultura da baleia-jubarte (animal protegido no Chile), que fica logo acima do bar de entrada, foi produzida utilizando a alga marinha cochayuyo por um artista plástico de Valparaíso. Já os jogos americanos, que dispensam o uso de toalhas nas mesas, são feitos de couro de salmão… Dá pra imaginar? 

Os Diversos Ambientes do Restaurante

O espaço é formado por diferentes salões e cada um carrega o seu próprio tema, mas, no geral, todos seguem um estilo rústico, com iluminação baixa e muita madeira proveniente de florestas renováveis. O que rouba a cena dos ambientes é sempre a decoração – nas mesas, estantes e paredes é possível observar diversos objetos antigos que parecem guardar memórias afetivas de épocas bem remotas. 

O local acaba sendo tão diverso e eclético que oferece desde espaços com uma atmosfera mais animada e músicas vibrantes, até um ambiente mais privado e discreto, que pode ser uma boa pedida para um almoço corriqueiro de negócios. 

O Cardápio: Sabores do Mar e da Terra

Sobremesas Aqui Está Coco
Sobremesas Aqui Está Coco

Ao abrir o cardápio, como na maioria dos restaurantes renomados de Santiago, você se irá se deparar com várias espécies de peixes e frutos do mar – todos muito bem preparados e harmonizados com temperos e ingredientes da cozinha do  renomado Chef Bernardino Sepúlveda.

Além de boas preparações de carnes e, é claro, opções para os vegetarianos! Entre os carros-chefes do restaurante estão o Congrio Mai-Mai, o Arroz “Coco”, o Turbot Mediterrâneo e a Merluza ao molho de Enguia.

As sobremesas também são muito primorosas, a Torta de la Abuela e Torta de Lúcuma – uma fruta típica da região, transformada num doce leve e gelado que derrete na boca – são as mais pedidas e indicadas pelos simpáticos garçons. 

Adegas e Harmonizações

A adega fica localizada no subsolo e tem um clima de mistério, com velas e guardiões. Ela abriga uma lista impressionante de safras e cepas de vinhos orgânicos, chilenos e internacionais. A carta de vinhos ainda sugere algumas ótimas harmonizações entre vinhos e pratos.

Ao lado, há uma sala onde é possível apreciar um jantar privado para um grupo maior de pessoas, chamada de Comedor Cava. Esse, certamente, é um cantinho bom para os mais reservados, principalmente para os que vão ao restaurante para tratar de reuniões de negócios – o que é muito frequente. 

Preços e Recomendações

Comer no Aqui Está Coco não é tão barato, por isso recomendamos que você reserve uma noite especial da viagem para conhecê-lo. É uma ótima opção para quem quer fazer um jantar memorável entre amigos ou  em casal.

O preço médio, por casal, fica entre 50.000 e 70.000 pesos chilenos – considerando um prato principal, uma sobremesa e bebidas. Caso optem por experimentar a famosa centolla, a conta pode alcançar a casa dos 100.000 pesos chilenos. 

Horário de Funcionamento e Localização

Ele fica localizado na Nueva Costanera, nº 3960, Vitacura e funciona de segunda à sexta, das 13h00 às 15:00 horas e 19:00 horas às 23h00, já nos sábados, das 08h00 às 23h00.

O restaurante é mais que um ponto turístico, é uma estrela da gastronomia do país e não pode ficar de fora do seu roteiro em Santiago. E não se esqueça de que estamos à sua disposição para te ajudar a organizá-lo.

Se você está planejando uma visita a Santiago e quer explorar mais opções gastronômicas na cidade, confira a categoria completa sobre os melhores bares e restaurantes em Santiago. Neste link, você encontrará uma variedade de locais incríveis que irão satisfazer todos os seus desejos culinários durante a sua estadia na capital chilena!

Qualquer dúvida ou portfólio, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

Panorâmica Inesquecível: Excursão de helicóptero em Valle Nevado

Panorâmica Inesquecível: Excursão de helicóptero em Valle Nevado

Descubra o Valle Nevado de cima! Nossa excursão de helicóptero oferece uma experiência única no coração dos Andes chilenos.
Praias para conhecer no Chile - Praia de Anakena

Destinos costeiros: 4 praias para conhecer no Chile

Desvende a costa chilena com estas 4 praias imperdíveis! Explore a diversidade natural, aventuras aquáticas e paisagens deslumbrantes.

NAVEGUE

HOSPEDAGEM

BARES E RESTAURANTES

O QUE FAZER EM SANTIAGO

COMECE AQUI

ATENDIMENTO

+55 31 4042 7834

© 2024 zerando o chile | Todos os direitos reservados | Tales Lima Barreto 32.401.706.0001-51

plugins premium WordPress