Quando visitamos outro país, sem dúvidas uma das coisas que mais chamam atenção são as diferenças culturais, como os costumes, a culinária, as religiões, entre outras coisas que nos impressionam e fogem do nosso cotidiano. No Chile não é diferente, o país possui algumas particularidades, vamos dizer assim, e são algumas delas que vamos conhecer hoje nessa série de matérias para conhecer mais o país mais desenvolvido da américa do sul! Vem com a gente e descubra 5 curiosidades sobre o Chile!
1. Costanera Center – O edifício mais alto da América Latina
Começamos nossa lista de 5 curiosidades sobre o Chile com uma das particulares mais conhecidas do país, o Chile possui em sua capital, Santiago, um arranha-céu de 300 metros e 62 andares de altura chamado Costanera Center, o prédio é considerado o maior edifício da América do Sul e foi inaugurado em 2013, depois de longos 8 anos de construção.
Por ser único nessa parte do continente, o prédio é um dos principais pontos turísticos da capital, estima-se que 240 mil pessoas passem pelo prédio todos os dias, entre turistas e profissionais que trabalham em um dos hotéis, complexos financeiros e empresas localizados entre os mais de sessenta andares, como o Mall Costanera Center, um dos principais complexos financeiros do país.
2. Atacama – O deserto mais seco do mundo
Outra curiosidade bem conhecida do Chile é o deserto do Atacama, localizado ao norte do país, o Atacama é considerado o deserto mais seco do mundo, isso porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem passar para o deserto, por causa de sua altitude, com isso raramente chove na região. Em algumas áreas do deserto não há presença fluvial desde 1970.
Com cerca de 1000 km de extensão, o Atacama é um dos lugares mais visitados do Chile todos os anos, recebendo milhares de turistas nas mais belas paisagens do país, como o passeio para as belas Termas de Puritanas, uma série de oito grandes piscinas de água de nascente geotérmica localizadas no fundo de um cânion no deserto.
3. Vinho – Cultura e Economia
Não poderíamos falar de curiosidades sobre o Chile sem mencionar uma de suas maiores especialidades: o vinho.
O Chile é considerado um dos maiores produtores de vinhos do mundo, sendo o maior da américa e tendo exemplares nas listas das melhores garrafas do planeta, como é o caso do Almaviva, um dos mais vendidos do país e referência de importação e produtividade econômica. Isso não é por acaso ou coincidência, o Chile possui a região perfeita para a produção da bebida, já que os ventos que chegam do Oceano Pacífico faz com que a temperatura caia à noite, o que é ideal para manter a acidez das uvas.
Devido a esses e outros fatores, sua capital, Santiago, tem o apelido de capital dos vinhos, na qual estão presentes mais de 100 vinhedos diferentes, espalhados por sua região central, que fazem o país ser o quarto maior produtor do mundo nesse nicho. Se você está interessado em explorar as vinícolas do Chile, não pode deixar de conferir este guia com as “5 vinícolas imperdíveis para conhecer no Chile” aqui.
Outra informação importante, e pouco conhecida, é que é possível levar até 16 garrafas de vinho na sua mala, sem pagar custos adicionais por isso, muitas pessoas levam para presentear ou até mesmo para revenda.
4. Leis Chilenas – Álcool e Drogas Lícitas
A legislação chilena é uma das maiores curiosidades do país, principalmente quando comparamos com as leis vigentes brasileiras. Isso porque, entre outras coisas, o uso de substâncias a base de cannabis (popularmente conhecida como maconha) é de livre acesso no país, desde que para uso pessoal. (Inclusive há lojas por todo o país especializadas nesse tipo de produto).
Outra lei bastante curiosa (e bastante contraditória, levando em conta o que acabamos de citar) é a famosa lei do álcool, no Chile é expressamente proibido o uso de bebidas alcoólicas em vias públicas, sejam ruas, praças ou pontos turísticos. O desacato a essa lei pode levar até mesmo a prisão, já havendo casos de turistas que foram detidos por estarem consumindo bebidas na rua. Doidera, né?
5. Vulcões Chilenos
Por último, mas definitivamente não menos curioso, o Chile é considerado o país com mais vulcões registrados no mundo. O país, que tem uma localização bem peculiar, entre duas placas tectônicas gigantes (que possibilitaram a existência da Cordilheira dos Andes ao passar do tempo), possui pelo menos 50 diferentes regiões vulcânicas em seu território.
Para melhorar (ou não), o Chile foi considerado por especialistas um dos cinco países com mais atividades vulcânicas ativas no mundo, junto com Japão, Estados Unidos, Rússia e Indonésia. Um dos principais é o chamado Ojos del Salado, ele fica há 6.993 metros de altitude e é considerado o vulcão mais alto do planeta.
Apesar disso, não há com o que se preocupar, o governo chileno possui um rigoroso (e põe rigoroso) sistema de monitoramento para atividades vulcânicas, e consegue se antecipar quase sempre a qualquer atividade fora do normal. É possível inclusive escalar os vulcões da região, e aí, teria coragem?
E por hoje é isso viajantes, curtiram algumas curiosidades sobre o Chile, do país mais europeu da américa do sul? Conta pra gente qual te surpreendeu mais. E não esquece, ein? Precisou de ajuda na sua viagem, procura a gente, vai ser um prazer te atender! Nos vemos por aqui, até a próxima, valeuuu!
Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.
No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
Até o nosso próximo post! Abraço