Tudo bem por aí, viajante? Você já sabe que o Chile é um dos destinos turísticos mais procurados no mundo, não é mesmo? É um dos países latino-americanos que mais recebe turistas estrangeiros, mas apesar de ser um destino tão tradicional, o Chile tem suas peculiaridades e existem alguns pontos que você deve se atentar antes de realizar a sua viagem.
Então, para que tudo corra bem e sem imprevistos desagradáveis, confira aqui os 5 erros mais comuns que turistas cometem no Chile.
1. Confundir Chile com suas fronteiras
O primeiro erro que os estrangeiros cometem é confundir o Chile com seus vizinhos. O Chile é um país de território fino e longo. Mas como tem uma área relativamente pequena, muitas pessoas acham que seria fácil viajar pelo Chile. Na realidade, existem várias passagens montanhosas e climas agrestes que tornam a travessia por este país mais difícil do que se poderia pensar à primeira vista.
As cidades fronteiriças do Chile incluem Arica e Tacna, no Peru, Antofagasta, na Bolívia, e Puerto Montt/Puerto Varas no Lago Llanquihue, que faz parte do Parque Nacional Lago Llanquihue.
Dica extra: esse último parque que mencionamos é um lugar onde você pode encontrar paisagens deslumbrantes, incluindo cachoeiras em cascata, penhascos de granito em lagos cristalinos, tudo isso cercado por uma vegetação verdejante datada da época em que os dinossauros vagavam nos tempos pré-históricos!
2. Não considerar as condições climáticas do Chile
O clima no Chile é extremo, por isso é importante prestar atenção às estações do ano ao visitá-lo. Os meses de verão são secos e quentes, com temperaturas chegando a 35°C (95°F). Já o inverno é frio e seco, com temperaturas abaixo de 0°C (32°F). A precipitação pode ser esperada durante os meses de primavera e outono, mas não durante o inverno.
Em geral, o clima no Chile é temperado e ameno. Existem quatro estações distintas: verão (dezembro a fevereiro), outono (março a maio), inverno (junho a agosto) e primavera (setembro a novembro).
3. Ter receio do povo chileno
É um erro comum pensar que os chilenos são frios e distantes, ou mesmo rudes. Pelo contrário: são pessoas muito amigáveis que ficarão felizes em ajudá-lo no que puderem.
Portanto, não tenha medo de pedir informações ou pedir ajuda – os chilenos são muito prestativos!
Mas tome cuidado! Uma coisa que você deve saber sobre os chilenos é que eles têm muito orgulho de seu país. Então, não faça nenhum comentário negativo sobre o Chile – mesmo que seja sua intenção ser engraçado!
4. Trocar o dinheiro no Brasil ou no aeroporto
Um dos erros que muitas pessoas cometem quando visitam o Chile é trocar dinheiro no Brasil ou no aeroporto. A taxa de câmbio é melhor no Chile, e mesmo que você tenha que passar por um banco para trocar seu dinheiro, ainda vale a pena. Além disso, no aeroporto muitos turistas querem trocar o dinheiro o quanto antes, então, aproveitando essa situação, as casas de câmbio colocam as taxas nas alturas!
Recomendamos trazer dinheiro em dólares, ou até mesmo em reais, para que você possa trocá-lo depois da chegada. Você conseguirá uma tarifa muito melhor do que se trocar dinheiro no Brasil ou no aeroporto.
5. Não aproveitar o Chile por inteiro – se limitar a Santiago
Outro erro muito comum é limitar o Chile a Santiago (capital). É verdade que Santiago tem muito a oferecer, mas não pode ser considerada representativa do país como um todo. O Chile tem 35 parques e reservas nacionais, além de várias regiões vinícolas próximas à Cordilheira dos Andes. O país também tem uma longa costa com muitas praias – algumas delas famosas por suas piscinas de água salgada. Finalmente, existe um ponto turístico muito charmoso e colorido que é a cidade de Valparaíso, uma das mais antigas do país.
Por fim, apenas mais um adendo: se você está pensando em visitar o Chile, é importante manter-se informado sobre as regras de entrada no país e assim evitar erros desnecessários.
Para isso, leia outros artigos aqui do nosso Blog da Zerando o Chile para continuar se atualizando com as melhores dicas de viagens.
Além dessas dicas, é importante entender as diferenças culturais que podem impactar sua experiência. Recomendamos ler nosso artigo sobre as “Diferenças Culturais entre Brasil e Chile” para uma visão mais ampla e evitar surpresas durante sua estadia. Confira o artigo completo aqui.
Parece muita coisa para planejar, né? A excelente notícia é que você não precisa se preocupar com isso sozinho, nós estamos aqui para te ajudar!
Clicando nesse link, você pode falar diretamente com um dos nossos consultores que vão estar ao seu lado para tirar esse sonho do papel!
E não se esqueça, estamos sempre postando conteúdos como esse no nosso instagram @zerandochile Você não vai ficar de fora e arriscar perder alguma coisa, vai?