Mala Pronta para o Deserto do Atacama_ O que Não Pode Faltar

Mala pronta para o deserto do atacama: o que não pode faltar

Sem dúvidas o Atacama é um dos destinos em que essa pergunta mais se encaixa, porque apesar dela ser pertinente em toda e qualquer viagem que se está planejando, não estamos falando de qualquer lugar, estamos falando simplesmente do deserto mais seco do mundo, um lugar único no mundo em absolutamente todos os sentidos. 

Pensando nisso, a Zerando Chile vai responder a pergunta de um milhão de dólares, afinal, o que levar na mala para o Atacama?

Clima desértico

Mala Pronta para o Deserto do Atacama_ O que Não Pode Faltar

Antes de tudo, temos que entender para onde exatamente estamos indo, afinal, como falamos anteriormente, o Atacama é considerado o deserto mais árido do mundo, então é preciso ter uma atenção extra. O clima desértico, como é chamado, é um dos fatores que se deve prestar bastante atenção, ele é marcado pela baixa umidade, elevada amplitude térmica e temperaturas elevadíssimas durante o dia e baixíssimas durante a noite.

Por esse motivo, é necessário uma preparação especial, e muita atenção no planejamento do seu roteiro, sempre alinhando os passeios com o clima, que no Atacama muda radicalmente em pouco tempo. Por fim, é importante informar que não indicamos viagens desse tipo para pessoas com doenças pré-existentes, mulheres grávidas, crianças e idosos.

1. Roupas

Mala Pronta para o Deserto do Atacama_ O que Não Pode Faltar

Começando a nossa lista do indispensável no deserto com um dos itens mais importantes, as roupas. Esse é um dos pontos que se deve prestar mais atenção, porque acaba se tornando um pouco confuso para quem não conhece. 

Apesar do Chile ser um dos países mais frios da América do Sul, contando inclusive com parte das Cordilheiras Andinas, o lado atacamense vai ao oposto, pelo menos durante o dia, a região possui temperaturas elevadíssimas, com temperaturas que batem os 45° em algumas oportunidades, por isso, busque levar roupas leves em sua mala, sempre com tecidos finos, para aproveitar ao máximo de maneira confortável. 

Já durante a noite, o roteiro muda completamente, e as temperaturas ficam mais de acordo com o resto do país, principalmente no inverno, isso porque assim como em outros desertos do mundo, o Atacama costuma mudar radicalmente seu clima ao pôr do sol, o frio é visitante recorrente nas noites atacamenhas, com temperaturas que em alguns casos já chegaram a abaixo de zero. Por isso, busque também levar roupas de frio, como casacos, corta-ventos, luvas e gorros.

Caso não consiga trazer do Brasil, você pode comprar quando chegar ao Chile, existem várias lojas que vendem/alugam peças para ocasiões específicas, como aos passeios para o Atacama e a Cordilheira, é prático e não tão caro, ideal para quem não tem muito tempo para um planejamento mais detalhado. 

2. Acessórios pessoais – proteção

Mala Pronta para o Deserto do Atacama_ O que Não Pode Faltar

Seguindo nossa lista, chegamos ao segundo item, ou nesse caso, itens, que são indispensáveis na sua visita ao Atacama, os acessórios pessoais de proteção no deserto. São eles, óculos, bonés e/ou chapéus, luvas, cachecóis entre outros que podem ser usados para proteção no clima extremamente árido.  

Outro item essencial são os calçados, é recomendado que se use sempre sapatos e botas reforçados e de uso em trilhas, isso porque os passeios em sua maioria têm caminhadas que se adaptam melhor a tênis desse estilo.

Além desses acessórios de uso mais pessoal, é recomendado que sejam levados acessórios para suporte, como bússolas (inclusive a digital), garrafas para colocar água, mochilas reforçadas e se possível, vitaminas para repor o que o calor acaba levando

A Zerado o Chile dá todo o suporte necessário durante os passeios, caso seja necessário, porém é sempre essencial se precaver em todos os sentidos, principalmente no que se refere à saúde e bem estar.

3. Acessórios pessoais – saúde e higiene

Mala Pronta para o Deserto do Atacama_ O que Não Pode Faltar

O nosso terceiro item é sem dúvidas um dos mais importantes, os acessórios pessoais de saúde e higiene, como protetores solares e hidratantes são fundamentais durante toda a sua visita ao Atacama, isso porque o clima árido resseca e agride demais a pele, e a exposição em excesso, principalmente se não houver a proteção com esses produtos pode causar problemas e desconfortos que podem atrapalhar sua viagem.

É indicado que você tenha sempre em mãos um protetor solar para rosto e corpo e hidratante labial, para que a proteção fique completa e os danos sejam os menores possíveis diante de um sol escaldante. Existem lojas em San Pedro que são especializadas na venda de produtos para proteção pessoal, principalmente contra o sol, porém os preços são um pouco elevados, então indicamos que você leve na bolsa, se possível.

4. Documentação

Mala Pronta para o Deserto do Atacama_ O que Não Pode Faltar

Por último, mas definitivamente não menos importante, estão os documentos necessários para uma estadia tranquila durante os dias que se for passar no deserto. É necessário levar o RG (Registro Geral) para acesso às cidades, o passaporte não é obrigatório, porém, em passeios que se atravessa uma das fronteiras chilenas, como o salar de uyuni, o documento é sim considerado um item de obrigatoriedade.

Quanto à questão dos cartões de vacinação da Covid-19 , atualmente é necessário apresentar o documento de identificação de vacinas do seu país com pelo menos 2 doses, em contrapartida, não é mais obrigatório a apresentação de um teste negativo de Covid-19 se você tiver se vacinado. 

Quanto a questão da carteira de motorista, que é uma dúvida que aparece com bastante frequência entre turistas, o documento brasileiro tem validade em todo o território chileno, graças a Lei Chilena Nº 20.046. Porém, só é permitido no Chile que pessoas acima de 21 anos dirijam veículos, sendo considerável 100% legal apenas com 25 anos. Lembrando que não é válido como documento de identificação, apenas para dirigir durante o período de 90 dias em que estiver no país.

E por hoje é isso viajantes, esses foram alguns dos mais importantes itens a se levar na mala quando você for visitar o deserto do Atacama, um dos lugares mais únicos no mundo, caso você tenha dúvidas sobre ou queira saber mais, a Zerando está a disposição sempre. Até mais! Nos vemos por aqui! 

Ahhh, te motivo a conhecer as 10 principais dicas pro Atacama que podem te salvar de problemas!

Qualquer dúvida ou se você quiser nosso portfólio, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Se você está procurando pacote completo com passagens, hospedagem e passeios entra em contato com a nossa parceira Explora, o instagram deles é @exploraoficial!

Até o nosso próximo post! Abraço!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

Termas de Puritana Deserto do Atacama

Termas de Puritama: Uma viagem pelas águas do Atacama

Explore as Termas de Puritama, no deserto do Atacama. Mergulhe nas relaxantes águas termais naturais, rodeadas pelo esplendor natural do Chile.
Estações do Ano no Atacama: Quando Ir e o Que Esperar

Estações do Ano no Atacama: Quando Ir e o Que Esperar

Estações do ano no Atacama: Descubra a melhor época para visitar esse paraíso único e planeje sua viagem com a Zerando.

NAVEGUE

HOSPEDAGEM

BARES E RESTAURANTES

O QUE FAZER EM SANTIAGO

COMECE AQUI

ATENDIMENTO

+55 31 4042 7834

© 2024 zerando o chile | Todos os direitos reservados | Tales Lima Barreto 32.401.706.0001-51

plugins premium WordPress