fbpx

Seja bem vindo ao Zerando o Chile - Atendimento 24 horas!

Metrô de Santiago – Tudo o que você precisa saber para se locomover em metrô no capital chilena

Por | Tours em Santiago | 08 de março de 2022

Se você está planejando sua viagem pra Santiago do Chile e quer conhecer sobre transporte público na cidade, então você está no lugar certo. Nesse post eu vou te mostrar como andar de metrô em Santiago e tudo o que você precisa saber sobre esse meio de locomoção. 

Mas antes, você sabia que o metrô de Santiago do Chile é um dos sistemas mais modernos da América Latina, sendo também a rede mais extensa da América do Sul e a segunda maior rede da América Latina depois do Metrô da Cidade do México?

Metro de Santiago

Metro de Santiago

Pois é, esse metrô é muito bacana e funciona muito bem, é por isso que super recomendo e quero te ensinar como se locomover de metrô por toda Santiago. Vamos lá?

Conhecendo o metrô de Santiago

O primeiro que você deve saber é que o metrô de Santiago possui atualmente 6 linhas ativas, como você pode ver nesse mapinha, que poderá fazer download na página oficial do metrô e ter sempre no celular para quando precisar usar. 

Mas fica tranquilo, 90% dos turistas usam somente a linha vermelha e as vezes usamos a linha verde. Um rolê ou outro como o do Templo Bahai ou Museu Interativo Mirador a gente pega outra linha.

Para usar o metrô você precisará comprar a tarjeta bip, que é o meio de pagamento da Rede de Mobilidade Metropolitana, que inclui ônibus (chamados de micro) e o Metrô.

E como faço para comprar a tarjeta bip?

A tarjeta bip (cartão do metrô) custa atualmente $1.500 pesos chilenos, aproximadamente R $9,00, e pode ser adquirida em qualquer estação de metrô, nos pontos de venda e recarga. 

Para saber qual a quantia ideal de dinheiro para carregar o cartão, basta encontrar na estação a tabela tarifária ou olhar na página do metrô os horários e tarifas. Os valores variam entre $640 a $800 pesos chilenos, de acordo com a data e o horário.   

Já tenho minha tarjeta bip, e agora?

Agora o primeiro a se fazer é ter claro a estação final que você deseja chegar e com a ajuda do mapa identificar qual linha e direção que deverá embarcar. Então, é só usar sua tarjeta e entrar.

Usar a tarjeta bip é muito fácil, basta aproximá-la do leitor que está em cada catraca, ele irá indicar na telinha o quanto foi cobrado e o saldo disponível. Com a entrada liberada você já pode ingressar e iniciar sua viagem com o metrô de Santiago.

Se você estiver acompanhado com família ou amigos, e sempre vão se locomover juntos, compre somente uma tarjeta bip, é só ir passando para cada pessoa que queira entrar. 

Dentro da estação há placas indicativas por todos os lados, indicando a direção do metrô, além de mapas grandes para que você possa se orientar. Então, siga as indicações e espere o metrô chegar.

Pessoal, o metrô de Santiago é muito rápido, você se move rapidamente de um ponto a outro da cidade entre 20 e 30 min aproximadamente, só demora um pouco mais para os pontos mais extremos da capital. Entre uma estação e outra, se você for caminhar leva mais ou menos entre 10 e 15 min, mas de metrô apenas uns 2 minutinhos. Legal, né?!

Entrei no metrô, alguma recomendação?

O nome da estação pode ser visto do lado de fora quando vai parando para o desembarque, então, se tiver dúvida dá uma espiadinha pra não passar da estação que você precisa descer.

Com o metrô lotado ou não, lembre-se de sempre estar atento aos seus pertences, celular, bolsa, carteira. Se você não conhece os furtos mais comuns de Santiago, olha esse vídeo do meu canal dos “10 golpes comuns em Santiago” pra você não passar perrengue. 

Preciso fazer combinação como faço?

Para fazer a combinação de uma linha a outra basta descer do metrô na estação indicada segundo o mapa, e ver as placas indicativas que mostram claramente a qual direção você precisa ir para combinar e chegar no seu destino final, sem pagar nada a mais por isso.

Você entra no túnel e vai se guiando pelas placas, não tem erro, ou é saída ou é combinação. Além das placas, no chão tem uma linha com a cor da linha de metrô e o nome da direção.

Metro Los Leones, Santiago de Chile

Metro Los Leones, Santiago de Chile

Chegada ao destino final

Chegando no seu destino, só subir as escadas e sair. Lembrado que se você passar a catraca de saída já não pode mais voltar pro metrô, somente pagando novamente.

Uma maneira muito fácil de saber como andar por Santiago do Chile de metrô ou ônibus (micro) é baixar o aplicativo Moovit .Assim como ele, tem vários outros Aplicativos úteis para a sua viagem pro Chile e é bom estar preparado.

Como você pode ver, o metrô de Santiago é um ótimo meio de locomoção e muito fácil de usar, já que placas indicativas e informações não faltam! 

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser O Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp  clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp.

Link pro meu canal do Youtube.

No meu instagram @talesbarreto e @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog 

Até o nosso próximo post! Abraço!

E-book

Baixe nosso Portfolio

Baixe nosso Portfólio de Inverno e o Manual de dicas e roteiros de Santiago e saiba tudo que nós podemos oferecer para você em sua viagem!

Insira seu nome e email nos campos abaixo: