o que é preciso para entrar no Chile

O que é preciso para entrar no Chile? Novas regras sanitárias

Desde de que o mundo foi acometido com a pandemia do covid-19, no começo de 2020, diversos países fecharam suas fronteiras e adaptaram regras de saneamento para minimizar os danos da doença na população. Entre esses países está o Chile, que durante a onda mais grave da Covid-19 usou um rigoroso controle para entrada em seu território, seja de maneira terrestre, aérea ou fluvial. 

Regras, como por exemplo, a entrada apenas de vacinados e a declaração juramentada C19 eram usadas pelo país rotineiramente em suas fronteiras, isso, juntamente com todo o cenário mundial naquela época, fez com que a chamada alta estação de turismo tivesse a pior queda em mais de 30 anos. 

Porém, com a melhora da situação mundial, graças a vacinação contra o vírus em massa, países do mundo todo voltaram a flexibilizar a entrada de estrangeiros em suas fronteiras. Falando especificamente no Chile, o cenário é ainda melhor, já que o país é referência em vacinação e um dos primeiros a flexibilizar as regras sanitárias e autorizar a volta do turismo, um dos principais fortalecedores econômicos do país.

Mas afinal, o que é preciso para entrar no Chile? Vamos conhecer algumas das principais regras civis e sanitárias para entrada no país atualmente, vem com a gente!

Comprovante de Vacinação

 o que é preciso para entrar no Chile

Depois de toda a onda de casos causada pelo vírus SARS-CoV-2 no mundo, as vacinas chegaram como um alento para reequilibrar os países, após grandes campanhas de vacinação em massa podemos voltar a ter uma vida “normal “. Com isso, se apresentaram algumas novas regras sociais, como a comprovação de vacinação ao entrar em lugares públicos e privados, como aeroportos e restaurantes, através dos cartões de vacina.

No Chile, desde outubro de 2021, quando as fronteiras foram reabertas, era obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação autenticado pelo Ministério da Saúde do país de origem. Caso não fosse possível, ou o turista não estivesse vacinado, autoridades sanitárias chilenas pediam um teste RT-PCR com resultado negativo para Covid-19 realizado, no máximo 48 horas do embarque para o Chile.

Em 2023, com o baixo índice de casos, o país tem flexibilizado cada vez mais essas ações, porém ainda é necessário portar o comprovante de vacinação ou o teste PCR com resultado negativo como precaução, principalmente em viagens internacionais. Vale lembrar que para crianças e jovens menores de 18 anos, essa certificação não é obrigatória.

Você pode emitir a versão digital da sua carteira de vacinação em inglês ou espanhol pelo site do ConecteSUS, plataforma do Governo Federal.

Documentos de Identificação

 o que é preciso para entrar no Chile

Diferentemente do cartão de vacinação, os documentos de identificação, como Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), são obrigatórios para entrada em território chileno, seja em aeroportos ou rodovias. Graças ao acordo do Mercosul, no qual Brasil e Chile fazem parte, o passaporte não é um documento obrigatório a ser apresentado durante o desembarque, sendo suficientes RG e CPF, desde que estejam em boas condições e com validade mínima de seis meses a partir da data da viagem. 

Também são inspecionados, em alguns casos, a quantidade de dias que o turista vai ficar no país, o documento de comprovação das diárias do hotel, hostel e Airbnb e as passagens de ida e volta. Caso você vá passar um período maior há 3 meses no Chile, é recomendado a solicitação do visto chileno. 

Comprovante de Subsistência

 o que é preciso para entrar no Chile

Uma das comprovações necessárias para entrar no país, porém pouco conhecida por turistas e pouco divulgada por agências, é a chamada subsistência diária, que nada mais é do que a comprovação financeira de um valor diário (geralmente em dólares), para estar no país, independente da motivação da viagem. Esse valor não precisa necessariamente ser gasto diariamente, mas é obrigatório a comprovação dele em mãos (ou em conta). 

De acordo com o Serviço Nacional de Migração do Chile, o valor atualizado necessário para subsistência diária é de U$ 46,00, o equivalente a R$ 229 ou 37.000 pesos chilenos nas cotações atuais. Esses valores mudam depois de um certo número de meses, então é importante sempre se manter atualizado quanto ao valor necessário para entrar no Chile.

E por hoje é isso pessoal, esses são alguns dos requisitos necessários para entrar no Chile, ficou surpreso com algum? Conta pra gente! E não esquece, ein? Qualquer dúvida é só chamar a gente em qualquer um dos canais de comunicação da Zerando, vai ser um prazer te atender. Te espero aqui no Chile! 

Agora que já sabe o que é preciso para entrar no Chile e está preparado para desfrutar de uma viagem incrível, convidamos você a explorar mais dos nossos posts blog. Aqui, você encontrará uma categoria especial com dicas sobre o que fazer em Santiago, a capital chilena. Descubra os encantos da cidade, pontos turísticos imperdíveis, experiências gastronômicas e muito mais. Prepare-se para se apaixonar pelo Chile e suas maravilhas! Acesse nossa categoria “O que fazer em Santiago“.

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Diferenças Brasil x Chile

Brasil x Chile – 4 diferenças culturais que vão te surpreender

Descubra as diferenças culturais entre Brasil e Chile. Da gastronomia às festas, explore as peculiaridades que tornam cada país único. Leia mais e prepare-se para sua viagem!
Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Estações do ano no chile – Como elas são e qual a melhor para ir?

Está planejando sua viagem, mas precisa conhecer as características das estações do ano no Chile para decidir a melhor época de viajar? Então vem comigo que te conto tudo nesse post!
Como se Comunicar no Chile

Guia rápido de como se comunicar no Chile

Aprenda como se comunicar no Chile com nosso guia rápido de frases essenciais em espanhol para lidar com situações do dia a dia, desde sua chegada ao aeroporto até interações no hotel e restaurantes.
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?