A cada dia que passa, o Chile encanta cada vez mais os turistas que o conhecem. Hoje, ele já é o destino mais procurado pelos brasileiros no mundo, porque é prático e barato! Ele fica logo ali! Mas, e aí, como planejar sua viagem para Santiago do Chile, especialmente se você pretende viajar com crianças?
Quando pensamos no Chile, lembramos do turismo de aventura, dos esportes de neve e das vinícolas, programas que, em um primeiro momento, não pensamos em fazer com os pequenos. A nossa opinião, no entanto, é que você não pode deixar de aproveitar as maravilhas que o país tem a oferecer porque vai estar com os seus filhos. Aliás, eles deixam tudo mais gostoso, e a viagem em família vai deixar boas lembranças para sempre.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar no planejamento.
1. Parques e praças
Quando falamos em diversão para os pequenos, não precisamos de muito para agradá-los, certo? Qualquer lugar vira um cenário para boas brincadeiras. A capital chilena é muito boa para isso, porque é repleta de parques, praças e brinquedos ao ar livre, principalmente nas regiões de Providencia, Las Condes e Vitacura. Esses locais são limpos e bem-cuidados, e o melhor de tudo… são gratuitos!
Os chilenos têm muito costume de fazer passeios ao ar livre, dispondo de muitos lugares para relaxar e permitir que as crianças se divirtam muito. As nossas principais indicações são o Parque Bicentenário, a Plaza Peru e o Parque Araucano, que contam com ótimos parquinhos.
Além desses, destacamos o Parque Padre Hurtado que oferece, aos finais de semana, atrações como passeio de pônei, trenzinho e pula-pula. Há, também, opções para quem vai nos dias de semana, com brinquedos ao ar livre e uma pista para andar de bicicleta simulando o trânsito de uma cidade. Para entrar nesse parque é preciso pagar uma entrada de 500 pesos por pessoa (crianças não pagam). Ele fica na Av. Francisco Bilbao 8105, La Reina
Por fim, o Parque Bicentenario de La Infancia não pode ficar de fora, porque ele é planejado especialmente para as crianças. Ele tem mais de 50 escorregadores e outras atividades espalhadas em uma área enorme. Aos finais de semanas, normalmente acontecem apresentações e peças de teatro. Esse parque fica na Av. Perú, Recoleta.
2. Zoológico
Além das praças, uma ótima opção em Santiago com crianças são os zoológicos. Santiago conta com o zoo municipal, que pode ser combinado com o passeio no teleférico da cidade. O passeio começa no Parque Metropolitano de Santiago e, para chegar ao zoológico, você vai pegar o funicular, uma espécie de bondinho, e parar na metade da subida do Cerro San Cristóbal.
Na volta, você pode pegar esse mesmo trenzinho até o topo do Cerro, onde se deparará com uma vista linda de Santiago, e se for inverno, verá a Cordilheira dos Andes branquinha de neve. Lá em cima, você terá acesso ao teleférico de Santiago, famoso cartão postal da cidade. É um ótimo programa e pode ser feito por crianças de todas as idades.
O zoológico municipal, no entanto, não é o único passeio para ver animais por lá. Em torno de uma hora de Santiago, está a cidade de Rancagua, que conta com um safári que vale muito a pena – e, para facilitar a sua vida, nós temos um pacote desse passeio!
O Safari de Rancagua é um parque de vida selvagem localizado na região de O’Higgins, que oferece aos visitantes a oportunidade de ver animais em seu habitat natural, como cervos, guanacos, condores e aves. Além disso, o parque oferece trilhas para caminhadas, camping e atividades de aventura, como cavalgadas e passeios de jipe. É uma ótima opção para aqueles que procuram aproveitar a natureza e a vida selvagem da região.
3. Fantasilandia
Não podemos falar de Santiago com crianças sem falar do Fantasilandia. Essa é uma atração para as crianças um pouco maiores – recomendamos que tenham, pelo menos, 6 anos de idade -, mas não tem idade máxima para aproveitar, porque esse é um lugar em que até os adultos se divertem muito. É um parque no estilo do Beto Carrero ou do Hopi Hari do Brasil.
O parque é dividido entre tipos de brinquedos, para facilitar a logística: há a seção dos brinquedos para toda a família, que são tranquilos e agradam a todas as idades, a seção Kids, com brinquedos para as crianças pequenas, a seção “Dark Rides”, com os brinquedos de terror e a dos Brinquedos de adrenalina, para os amantes do frio na barriga, com montanha-russa e afins. Além deles, há a seção dos brinquedos com água – a dica é levar uma troca de roupa na mochila!
A entrada ao parque Fantasilandia tem acesso a praticamente todas as atrações, com exceção de alguns brinquedos que são pagos à parte.
O Fantasilandia fica localizado dentro do Parque O’Higgins, na Avenida Beaucheff, e o caminho até lá é super fácil, você pode, inclusive, ir de metrô.
Não deixe de conferir o nosso post completo sobre o Fantasilandia – O maior parque de diversões de Santiago do Chile. Nele, eu compartilho a minha experiência nesse parque, e mostro o porquê de ser uma atração não só para as crianças.
Essas são algumas das opções de Santiago para curtir com as crianças. Viu só como é muito possível curtir o Chile, apreciar lindas paisagens e se divertir, tudo isso acompanhado dos seus pequenos?! Agora, falta só fazer as malas!
Qualquer dúvida, portfólio ou, se você quiser O Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.
No meu instagram @talesbarreto e @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
Até o nosso próximo post! Abraço!