O Deserto do Atacama sem dúvidas é um dos lugares mais belos do mundo, as belezas de uma das partes mais dessemelhantes do planeta é um dos motivos desse lugar ser tão especial e por isso ser visitado todos os anos por milhares de turistas que vão ao Chile, mesmo que o principal atrativo do país seja outro.
Apesar do frio, da neve e das estações de ski roubarem a cena do turismo chileno, principalmente nos períodos de alta estação, o país possui outras atrações que podem deixar sua viagem inesquecível, uma delas são as famosas Termas de Puritama, e é essa maravilha que vamos conhecer hoje, vem com a gente!
Termas de Puritama
Puritama, no dialeto informal chileno, significa águas quentes, e as Termas de Puritama são uma série de oito grandes piscinas de águas termais de nascente localizadas no fundo de um cânion no meio deserto do Atacama.
Essas piscinas possuem temperaturas que ficam em média entre 28º e 35º e segundo moradores da região, possuem características medicinais que podem ajudar em problemas de estresse, ansiedade, entre outras coisas.
Com características medicinais ou não, é inegável que o ambiente, cercado pela natureza e com “jacuzzis naturais” e águas cristalinas é um alento de paz em meio a cidades tão monopolizadas e barulhentas, tudo isso torna o lugar um dos principais pontos turísticos do Atacama, buscado todos os anos por milhares de turistas que desejam se desconectar do mundo por algumas horas.
Como chegar?
Como falamos anteriormente, as Termas de Puritama estão localizadas no meio do deserto, elas ficam a cerca de 28 quilômetros de San Pedro, principal cidade do Atacama, onde estão os principais hotéis e restaurantes da região.
Por isso, antes de se dirigir às termas, é importante se instalar na cidade, e só a partir daí, seja com um transfer de agência (a Zerando faz esse passeio) ou sozinho (com um carro alugado) ir até as piscinas.
OBS: Aconselhamos sempre que caso você não conheça a região, alugue um transfer para ir até o local, evitando assim qualquer incidente inesperado.
Quanto custa?
Antes de falarmos de preços, é importante destacar que essa região onde estão localizadas as termas são de propriedade particular, e por isso existe toda uma estrutura em volta das mesmas, além de banheiros e vestiários para turistas que visitam o local e desejarem usar.
O ticket de entrada, que pode ser comprado pelo site ou junto com o transfer, a depender do que você escolher. De segunda a domingo o ingresso é encontrado a 30000 pesos chilenos (ou R$ 187,00 na cotação atual).
E por hoje é isso viajantes, quem diria que no meio do deserto ia ter essa verdadeira miragem, né? Caso você queira saber mais sobre esse ou sobre outros passeios aqui no Atacama, chama a gente, vai ser um prazer te atender e te apresentar esse paraíso sulamericano. Até a próxima, te vejo aqui no Chile!
E se você quiser aprofundar ainda mais sua experiência no Deserto do Atacama, não deixe de conferir nosso outro post blog sobre as “Estações do Ano no Atacama – Quando Ir e o Que Esperar”. Nele, você encontrará informações detalhadas sobre o clima e as peculiaridades de cada estação, permitindo que você planeje sua visita de acordo com as atividades e paisagens que mais deseja explorar.
Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.
No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
Até o nosso próximo post! Abraço