Estações do Ano no Atacama: Quando Ir e o Que Esperar

Estações do Ano no Atacama: Quando Ir e o Que Esperar

Fala viajante, tudo certo por ai? Eu sei que você deve ter lido o tema de hoje e estar se perguntando: “E deserto por acaso tem estação diferente de verão, Tales?” né não? hahaha, mas é só ver esse post até o final que eu vou te explicar direitinho como funcionam as estações do ano no Atacama, suas características e qual a melhor época para visitar e conhecer as maravilhas do deserto mais seco do mundo. Vem com a Zerando nessa descoberta! 

O Atacama

Estações do Ano no Atacama

Primeiro de tudo, temos que entender o que é o Atacama, e porque esta parte do planeta é única EM TUDO, inclusive nas questões climáticas. O Atacama é um dos principais desertos do mundo, e fica localizado ao norte do território chileno, tendo umas das maiores zonas territoriais do planeta, e estando presente em outros três países.

Por ter essas características, o clima nessa parte do Chile possui algumas particularidades, o maior exemplo disso é a escassez de chuvas, em alguns lugares não há presença fluviais desde 1570, isso ocorre porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem passar para o deserto, por causa de sua altitude.

Entre essas e outras curiosidades no mínimo exóticas do Atacama, vamos conhecer como são as estações do ano e os meses em que elas ocorrem, assim como qual é a melhor época do ano para visitar esse verdadeiro paraíso.

Verão no Atacama

Estações do Ano no Atacama: Verão

Começamos com o período mais conhecido do deserto, obviamente. O verão atacamenho se dá de dezembro a fevereiro, período de alta estação em San Pedro, cidade base do Atacama. O verão, como já esperado, possui as mais altas temperaturas do ano, com os termômetros batendo diariamente os 30 graus e com sensações térmicas que chegam aos 40 facilmente.

Contudo, não se engane, as temperaturas não permanecem assim o tempo inteiro, como a maioria dos desertos no mundo, durante a noite as temperaturas caem consideravelmente, podendo chegar aos 10 graus em alguns momentos, então não esqueça de colocar aquele casaco no fundo da mala, porque prevenir é melhor que remediar, né?

Outra curiosidade dessa época é o chamado Inverno Altiplânico, na qual a presença de chuvas em algumas regiões do deserto devido aos ventos no altiplano boliviano que elevam as massas e formam nuvens carregadas de água na região de San Pedro. Mas se você vai nessa época, não se preocupe, as chuvas não costumam durar por muito tempo.

Outono no Atacama

Estações do Ano no Atacama: Outono

Passando o verão, chegamos a uma das melhores épocas do ano na região atacamenha, as chamadas meias estações, que englobam tanto o outono quanto a primavera, são as épocas em que o deserto recebe menos turistas durante o ano, pois se dá justamente na baixa temporada chilena, durante os meses de março, abril e maio, em que Santiago tem poucas visitas, o que acaba refletindo diretamente na região em que o Atacama está localizado.

Mas não se engane, isso não é um fator negativo, durante esses meses as temperaturas ficam mais amenas, entre os 20 e 25 graus durante o dia, a noite essa temperatura cai bastante, ficando próxima a 0º. Outra vantagem é justamente a baixa temporada, com o fluxo de turistas bem menor, os passeios ficam mais tranquilos e com um preço menos elevado.

Inverno no Atacama

Estações do Ano no Atacama: Inverno

Entre os meses de junho e agosto se dá o inverno na região do Atacama, quando falamos em inverno chileno, logo lembramos da região das Cordilheiras cobertas de neve e frios intensos. No deserto não é muito diferente (exceto pela neve, é claro hahaha), as temperaturas ficam na casa dos 15º durante o dia, durante a noite elas podem bater facilmente os 0º, podendo inclusive ficar em graus negativos.

Esses meses são considerados de alta estação no país, inclusive na região norte, onde fica localizado San Pedro do Atacama, com isso, o fluxo de turistas aumenta consideravelmente, a cidade fica lotada e os passeios também, os preços também seguem um fluxo alto, com preços mais elevados. Por isso é importante se planejar com antecedência e procurar uma agência de turismo para ajudar durante sua viagem.

Primavera no Atacama

Estações do Ano no Atacama: Primavera

Como já falamos anteriormente, as melhores épocas para visitar a região desértica do Atacama são nas chamadas meias estações, em que estão o Outono e a Primavera. Isso acontece porque durante o período as temperaturas são mais amenas e os preços estão mais agradáveis. A primavera atacamenha se dá de setembro a novembro, em que o fim da alta temporada acontece.

As temperaturas nessa época do ano variam entre 20 e 27 graus durante o dia, durante a noite variam entre 2 e 5 graus, o que pra um deserto, é extremamente agradável, por isso recomendamos a visita nessa época. Outra curiosidade do deserto nessa época é o chamado deserto florido, um fenômeno que consiste no desabrochar de uma grande variedade de flores durante o início e meados da primavera, que deixa o deserto ainda mais lindo.

E por hoje é isso viajante, esperamos ter ajudado você de alguma forma no planejamento da sua viagem e em conhecer um pouco mais esse lugar INCRÍVEL que é o Atacama. Qualquer dúvida é só chamar a gente, vai ser um prazer ajudar! Te vejo aqui no Chile, até logo!

Se você está planejando uma viagem ao Atacama e quer saber o roteiro ideal para explorar esse deserto incrível, não deixe de conferir o post “O Roteiro Ideal para o Atacama: 3, 5 e 7 Dias no Deserto do Chile” da Zerando. Com dicas valiosas e sugestões de itinerários para diferentes períodos de tempo, esse guia irá complementar perfeitamente as informações sobre as estações do ano no Atacama, ajudando você a aproveitar ao máximo sua aventura nesse destino único.

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Salar do Uyuni

Como fazer a travessia do Salar Uyuni – Dicas de um expert

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

Termas de Puritana Deserto do Atacama

Termas de Puritama: Uma viagem pelas águas do Atacama

Explore as Termas de Puritama, no deserto do Atacama. Mergulhe nas relaxantes águas termais naturais, rodeadas pelo esplendor natural do Chile.
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?