Geysers del Tatio

O Roteiro Ideal para o Atacama: 3, 5 e 7 dias no deserto do Chile 

Não importa se você tem apenas 3 dias ou até uma semana para conhecer o Atacama, hoje você vai descobrir como aproveitar o melhor do deserto independente de quantos dias você tem para a viagem!

Mas, será que vale a pena ir ao Atacama com tempo curto?

Infelizmente, nem sempre nós temos o tempo e a flexibilidade suficientes para aproveitar o melhor dos lugares que conhecemos. Muitas vezes, esse é um problema que foge do nosso controle, ainda mais quando você tem férias curtas ou outras viagens marcadas.

Felizmente, sempre dá pra se organizar e ter ótimas experiências, porém, será que o esforço para chegar até lá e ficar por pouco tempo vale a pena?

Na minha visão, todo esforço por vivenciar essas experiências é totalmente válido, mas, primeiro, você precisa colocar alguns pontos na ponta do lápis:

  1. Pouco tempo de férias

Às vezes, você já está com seu tempo de férias estritamente limitado e contado, mas, existe uma dica pra você “burlar” esse sistema: Se for possível, tente combinar seus dias de férias com algum feriado, com isso, você pode chegar a ganhar mais dois ou três dias que já serão o suficiente para fazer uma viagem inesquecível.

  1. Outras viagens programadas

Alguns viajantes que estão planejando ir a Santiago, desejam fazer um “bate-volta” para o Atacama. Mas, talvez isso seja inviável em muitos casos (mesmo que seja um bate-volta curto).

O problema de fazer isso é que você não consegue aproveitar totalmente nenhum dos dois destinos e ainda vai ter custos de dinheiro, e principalmente, de horas de deslocamento. 

  1. Falta de dinheiro

Falando em custos, algumas pessoas alegam que optam por viagens curtas devido aos gastos. Nesse caso, eu recomendo que você evite fazer isso.

Procure se organizar por alguns meses e juntar uma economia um pouco maior, para que, dessa forma, você faça uma viagem mais proveitosa.

Dito isso, vamos entender então como você pode planejar a sua viagem para o Atacama!

Roteiro para 3 dias no Atacama (Viagem curta)

Apelidamos esse de “roteiro básico”, apesar de curto, é o mais frequente entre os viajantes. Mas não se preocupe, em 3 dias você já consegue fazer alguns passeios incríveis no Atacama! (A única parte “ruim”, vai ser o gostinho de quero mais e a vontade imensa de voltar o mais rápido possível)

Vamos considerar aqui que você terá 3 dias completos no deserto, caso o seu primeiro dia não seja completo, você pode fazer o segundo passeio do primeiro dia no dia 2 e passar o segundo passeio do dia 2 pro dia 3, ok?

Dia 1: Termas de Puritama ou Baltinache  

Termas de Puritama

Termas de Puritana
Termas de Puritana

Vejo muitas pessoas recomendando as Termas de Puritama para a reta final da viagem, mas, como se trata de um local com altitude menos elevada, é mais recomendado que você comece por aqui e deixe os passeios mais altos para os outros dois dias seguintes. Porém, se o seu plano for por mais de 3 dias, deixe para visitar as Termas no final, também falaremos disso nos planos de 5 e 7 dias.

A distância entre San Pedro e as Termas de Puritama é de aproximadamente 30km.

Para visitar as Termas de Puritama e fazer outros passeios pelo Deserto, você terá que fazer com que San Pedro seja a sua base, pois é nessa pequena cidade que se encontram os comércios, hospedagens e serviços.

Inclusive, recomendamos que você escolha bem o local de hospedagem, pois essa é uma decisão importante para conduzir sua viagem, existem 3 hotéis sem erro que você descobre clicando aqui.

Voltando a falar sobre as Termas de Puritama, uma das vantagens é que você não precisa reservar este passeio com tanta antecedência – a não ser que esteja em período de alta temporada, nesse caso é recomendado agendar com um prazo maior.

Em San Pedro, você encontrará várias agências que oferecem tours para as Termas de Puritama. Há saídas tanto pela manhã quanto pela tarde, com isso, se você tem o dia completo, será perfeito para combinar as Termas com outro passeio.

Uma grande vantagem é que não é necessário acordar tão cedo para visitar as termas de Puritama. Na verdade, você pode escolher entre dois horários, seja na parte da manhã ou da tarde. O local fica aberto todos os dias das 9h30 às 17h30.

Quanto custa um tour pelas Termas de Puritana?

O preço dos ingressos varia de acordo com o turno escolhido: são 15.000 pesos chilenos – aproximadamente R$87,48 – para segunda a sexta de manhã, sábados e domingos, ou 9.000 pesos – aproximadamente R$52,49 –  de segunda a sexta a partir das 14h.

A melhor opção é fazer com agência onde você pode garantir o transporte e o ticket inclusos por aproximadamente 65.000 pesos chilenos (420,31 reais em Jan/2023)

Baltinache  

Lagunas Escondidas de Baltinache
Lagunas Escondidas de Baltinache

Nesse primeiro dia, você também pode optar por conhecer as Lagunas Escondidas de Baltinache.

Imagine uma lagoa de água cristalina no meio do deserto. O mais impressionante disso é que você pode dar um mergulho por lá mesmo se não souber nadar! Isso acontece devido à concentração de sal na água que faz que a gente não se afunda nessas águas.

O cenário é composto de 7 lagoas com água azul turquesa transparente, um branco do salar com as maravilhosas montanhas ao fundo que parecem serem pintadas por um artista.

Recomendamos que você procure por alguma agência especializada para te ajudar nesse passeio e, assim, evitar possíveis perrengues que você poderia passar indo por conta própria

Os melhores horários para ir até lá são pela manhã, por volta das 8h, assim, você chega até o destino por volta das 13h.

Mas, se preferir você pode ir de tarde entre 14h-14:40 e chegar até lá às 19h30-20h.

Lembre-se também de levar pesos para pagar o ticket de entrada no local.

Dia 2:  Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas

Lagunas Altiplânicas 

Lagunas Altiplanicas
Lagunas Altiplanicas

Logo cedo, por volta das 6h, as agências buscam os viajantes para esse passeio. Independentemente da época em que você está viajando, esteja preparado para o frio e, principalmente, para o vento.Pois, antes de chegarmos nas Lagunas Altiplânicas, passamos também pelas lagunas chaxa

Esse passeio vai te elevar acima dos 4.000 metros de altitude, e, nessa elevação, o clima pode mudar rapidamente; Além de frio, é muito comum ventar forte – logo, uma jaqueta corta-vento, touca e luvas são indispensáveis.

Você conhecerá as duas Lagunas Altiplânicas: Miñiques e Miscanti e nesse tour, também passamos pelo tão famoso Trópico de Capricórnio, que até então só conhecíamos das nossas aulas de geografia do ensino fundamental.

As opções de pacotes para esse tour costumam incluir refeições como almoço e café da manhã.

Piedras Rojas

Piedras Rojas
Piedras Rojas

A região de Piedras Rojas, também conhecida como Salar de Águas Calientes, é localizada a 4.000 metros de altitude e a 160 km de San Pedro de Atacama.

Os horários para tour são de 07h às 7h40, chegando até o destino por volta das 17h-17h30

É necessário pagar o ticket para a entrada em Laguna Chaxa (por onde passamos antes de chegar às Lagunas Altiplânicas e as Piedras Rojas), esse ticket custa por volta de 8.000 pesos, ou 52,08 reais.

Não recomendamos esse passeio para crianças ou mulheres grávidas.

Sugerimos que você leve: agasalho pesado, cachecol, luva, protetor solar e labial, kit farmácia, chapéu/boné e óculos de sol;

Lembre-se sempre de se hidratar, o ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto.

Vale lembrar também que não há banheiros disponíveis na região, somente o natural e a céu aberto atrás das formações rochosas;

Caso você ainda não esteja se sentindo habituado com a altitude, faça um jantar leve na noite anterior ao passeio e busque evitar o consumo de álcool. 

Os pacotes para esse tour também geralmente incluem refeições como almoço e café da manhã.

Dia 3: Geysers e Astronômico

Geysers

Geysers del Tatio
Geysers del Tatio

Para finalizar com chave de ouro, você pode começar o seu último dia com um passeio ao Geyser del Tatio. Os Geysers del Tatio são fantásticos e com certeza vão superar suas expectativas. O que é preciso lembrar é que esse é um passeio de bastante altitude e muito frio – ele começa bem cedo, antes mesmo do sol nascer. Até mesmo para que você possa visualizar aquela belo cenário que vemos nas fotos, que só é possível graças a esse contraste de temperatura.

Por conta da altitude do passeio do Geyser, recomendamos manter essa programação para o seu último dia de viagem.

Os Geysers estão situados a, aproximadamente, 90 quilômetros de San Pedro do Atacama, e a 4.300 metros acima do nível do mar.

Os horários são: Saída entre 5h e 5h45min – Chegada entre 12h e 12h30min

O ticket para a entrada também deve ser pago ao entrar na região, que custa 15.000 pesos chilenos (Ou 97,64 reais). Geralmente com café da manhã incluso.

Astronômico

Tour Astronomico
Tour Astronomico

Por fim, você pode encerrar o terceiro dia de viagem com uma vista inesquecível.

Atenção: pesquise bastante antes de fechar o pacote, pois cada agência oferece serviços bem distintos.

Por isso, é importante definir seu objetivo principal durante esse tour:

Se você quer aprender sobre as constelações, ouvir histórias e explicações do guia enquanto se encanta com a Via Láctea, você terá boas opções de tours em mãos.

Agora, se o seu interesse é por fotografia e você tem o propósito de tirar bons cliques do céu estrelado, considere a ideia de optar por um tour com fotos. Mas é importante se atentar às datas de lua cheia, pois durante esses períodos, não se costuma fazer esse tour pois atrapalha a visualização.

Esse passeio pode ser feito tanto no início quanto no final da sua viagem pois não há altitude elevada. 

Importante: se você quer retratar o céu de Atacama, esteja ciente que câmeras simples ou de um celular não vão captar os detalhes do céu do deserto. Então, leve equipamentos profissionais e apropriados para isso.

Roteiro para 5 dias no Atacama (Viagem ideal)

Para o roteiro de 5 dias, você pode seguir o mesmo planejamento dos 3 dias, mas adicionando outros dois passeios fenomenais à sua viagem…

Então seguimos para o quarto dia:

Dia 4: Laguna cejar e Tebinquiche

Sem dúvidas, esse será um passeio magnífico, a Laguna Cejar e Tebinquiche proporcionam uma experiência única no deserto.

Nesse passeio, você vai conhecer 2 fenômenos opostos no meio do deserto, as Lagunas Cejar e Tebinquinche, que são corpos de água salobra com imponentes vulcões ao fundo. 

Muitas agências também costumam passar pelos Ojos del Salar, que são duas lagoas de água doce muito profundas, encontradas no Salar de Atacama (ninguém sabe ao certo a profundidade). 

Além de todo espetáculo de paisagens nesses locais, na Laguna Tebinquinche ainda conseguimos observar diversos flamingos que vêm às águas para se alimentar. 

O melhor de tudo é que, assim como o Astronômico, esse também é um passeio que pode ser encaixado seja no início ou no final da sua viagem já que os níveis de altitude não são tão elevados.

Esse passeio costuma acontecer pela tarde, entre 14h e 19h.

O valor varia entre:

 Ticket de entrada Laguna Cejar.

(Adulto: $15.000 pesos ou R$98,02 /Criança: $5.000 ou R$32,67)

Ticket de entrada Tebinquinche.

(Adulto: $5.000 pesos ou R$32,67 /Criança: $1.000 ou R$6,53)

Dica para levar na mochila: roupa de banho, toalha e uma roupa para se trocar. Nesse passeio, você também pode deixar seus tênis de lado e ir com um chinelo.

Dia 5: Rota dos Salares 

A Rota dos Salares fica a cerca de 150 km de São Pedro de Atacama e, normalmente, os pacotes turísticos incluem refeições como almoço e café da manhã.

Novamente, vale sempre a pena conferir todas as vantagens e os serviços que fazem parte do roteiro.

A rota para esse passeio pode ser feita de forma “internacional”, conectando com a Argentina e é um lugar ideal para avistar diversos tipos de fauna (como flamingos, vicuñas, gaivotas andinas, e outras espécies). 

Também é possível avistar os Monges de la Pacana, pilares de pedras naturais de lava que se solidificaram com o passar do tempo. Seguindo esse caminho, você encontrará o Salar de Quisquiro e o Salar de Águas Calientes, caracterizados por águas de cores diferentes.

Você também passará em um lago salino de alta altitude perto das fronteiras com

Chile, Argentina e Bolívia, nas altas montanhas dos Andes da América

do Sul, a famosa Laguna Negra.

E por último, mas não menos importante: Conhecerá a brilhante Laguna Diamante, com água azul turquesa de impressionar os olhos! 

Logo depois, poderá retornar a San Pedro, fazendo uma última parada para o almoço.

Os horários geralmente são de: 

Saída entre 8h e 8h45min – Chegada entre 15h e 15h30min

E você não precisa pagar nenhum ticket nem nenhuma taxa adicional para esse passeio.

Muitos turistas deixam esse passeio para o fim, visto que a altitude nessa região é bem elevada (aproximadamente 4800m).

Roteiro para 7 dias no Atacama (Viagem mais longa)

Agora, se você tem uma semana para aproveitar o Atacama, temos programações ainda mais marcantes para você.

Aqui, você pode seguir o plano de 5 dias e complementar seu cronograma com outros passeios para completar a sua viagem ao deserto.

Dia 6: Valle del arco iris e Valle de La Luna

Valle del arco iris

Valle del Arco Iris
Valle del Arco Iris

Aproximadamente a 60 quilômetros de San Pedro do Atacama, o passeio ao Valle del Arco Iris é geralmente feito pela manhã. Saindo entre às 7h-7h40 e chegando por volta das 13h-13h30

Parece até cenário de filme, lá você encontrará rochas com as cores azul, verde, vermelho e branco. Este é realmente um lugar surpreendente, onde muitas dessas formações são encontradas a quilômetros de profundidade, mas foram trazidas à superfície graças às intensas erupções vulcânicas que ocorreram no local.

Com sua altitude de aproximadamente 3.200 metros, é um passeio desafiador, mas vale a pena incluir em seu roteiro. Mesmo uma caminhada curta pode ser cansativa nesta altitude, mas a vista é certamente incrível e vale muito a pena todo o esforço.

O ticket para entrada deve ser pago na hora e custa 10.000 pesos (ou R$65,35).

Valle de La Luna 

Valle de la Luna
Valle de la Luna

Imagine pisar na lua sem precisar pegar um foguete ou sair do planeta Terra… Parece loucura, né?

Mas incrivelmente, o Valle de La Luna te proporciona isso: O local não tem esse nome atoa, ele é conhecido devido ao seu relevo e terreno serem muito similares com os da lua.

Por isso, surgiu esse nome e com o passar do tempo, a erosão criada pelo vento nas rochas salinas acabou desenhando esse visual “astronômico”.

Os horários são de: Saída entre 15:30h e 16h10min – Chegada entre 19h30min e 20h (Fechado aos sábados)

Dia 7:  Vallecito + Magic Bus

Magic Bus Atacama
Magic Bus Atacama

O Vallecito, onde fica o famoso ônibus abandonado, está a, aproximadamente, 2.400m de altitude. Esse passeio dura cerca de 4 horas e é feito na parte da tarde, com saída da agência e retorno ao centro de San Pedro.

Esse ônibus abandonado se tornou famoso logo depois de viralizar nos blogs de viagens e também ao lembrar o ônibus do famoso filme Natureza Selvagem (Into the

Wild).

Ninguém sabe ao certo como esse ônibus foi parar lá, mas a teoria mais plausível é de que ele foi levado para lá para servir de abrigo a festas clandestinas no deserto.

Tenha em mente que esse roteiro é totalmente adaptável para você “brincar” e ir adaptando de acordo com os seus interesses.

Para deixar de forma prática para você entender melhor:

Roteiro para 3 dias no Atacama (Viagem curta)

  • Dia 1: Termas de Puritama ou Baltinache 
  • Dia 2:  Lagunas Altiplânicas + Piedras Rochas
  • Dia 3: Geysers e Astronômico

Roteiro para 5 dias no Atacama (Viagem curta)

  • Dia 1: Termas de Puritama ou Baltinache 
  • Dia 2:  Lagunas Altiplânicas + Piedras Rochas
  • Dia 3: Geysers e Astronômico
  • Dia 4: Laguna cejar e Tebinquiche
  • Dia 5: Rota dos Salares 

Roteiro para 7 dias no Atacama (Viagem mais longa)

  • Dia 1: Termas de Puritama ou Baltinache 
  • Dia 2:  Lagunas Altiplânicas + Piedras Rochas
  • Dia 3: Geysers e Astronômico
  • Dia 4: Laguna cejar e Tebinquiche
  • Dia 5: Rota dos Salares 
  • Dia 6: Valle del arco iris
  • Dia 7: Vallecito + Magic Bus

E aí, 3, 5 ou 7 dias no Atacama? Se você que já está de malas prontas para o deserto do Atacama, antes de partir e explorar todos os incríveis passeios e experiências que essa região tem a oferecer, é importante se preparar para evitar o Mal de Altitude. Neste post, você encontrará dicas essenciais para garantir uma viagem tranquila.

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Salar do Uyuni

Como fazer a travessia do Salar Uyuni – Dicas de um expert

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

5 lugares incríveis para conhecer no Chile

Termas de Puritana Deserto do Atacama

Termas de Puritama: Uma viagem pelas águas do Atacama

Explore as Termas de Puritama, no deserto do Atacama. Mergulhe nas relaxantes águas termais naturais, rodeadas pelo esplendor natural do Chile.
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?