Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Guia Completo: Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Umas das principais atrações naturais do Chile, sem dúvidas, é a possibilidade de ver neve, fazer ski e viver experiências únicas sem ir muito longe de casa, afinal, o país é um dos únicos no sul do continente com essa possibilidade. Porém, existem épocas específicas em que se pode ver neve no território chileno, esse fenômeno costuma acontecer sempre de junho a setembro, justamente quando o Chile se encontra em alta estação turística.

Pensando nisso, hoje vamos te mostrar como são as estações no Chile, como é o clima em cada uma delas, e qual a melhor época para conhecer as belezas de um dos países mais incríveis do MUNDO!  Vem com a gente!

Estações do Ano

Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Diferentemente do Brasil, o Chile possui suas quatros estações do ano bem definidas, verão, outono, inverno e primavera tem características bem fortes e independentes no país, e em cada uma delas a algumas particularidades e mudanças (inclusive nos passeios que são oferecidos pela Zerando), vamos ver cada uma delas. 

Verão

Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

O Chile, assim como o Brasil, possui um verão bem característico, com altas temperaturas durante o dia e noites um pouco mais refrescantes, isso ocorre porque o país está localizado no centro do hemisfério sul, no qual o verão sempre é mais caloroso, com temperaturas que chegam aos 38 graus. Essa estação ocorre sempre de dezembro a março, geralmente o começo e o fim ocorrem na segunda quinzena de cada mês. 

Outro característica do verão são os dias mais longos e com chuvas bem raras, o que torna passeios em regiões desérticas e praianas ainda mais ideais para a época, como os passeios para praia de Viña del Mar e para o deserto do Atacama. Com isso, é recomendado que se traga roupas mais leves e finas, para se ter mais conforto nessa época do ano. 

Outono

Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Como já dissemos anteriormente, diferentemente de nosso país, o Chile possui estações bem definidas durante o ano, e o outono está sempre presente no calendário chileno, geralmente de março a junho, quando o cenário das cidades começam a mudar, o clima fica ameno, com temperaturas entre 10 e 20 graus e as árvores começam a ficar sem folhas, como um clássico outono.

Essa estação é uma das melhores para quem visita Santiago e é fã de uma das principais bandeiras do Chile, as vinícolas e seus vinhos, considerado um dos melhores do mundo, nessa época elas estão ainda mais lindas e a visitação aumenta consideravelmente, durante esse período é recomendado que se leve roupas leves, porém caso você vá visitar lugares mais altos (como a cordilheira), é sempre bom dar aquela garantida e colocar aquele casaco no fundo da mala.

Inverno

Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Sem dúvidas a estação preferida de turistas que visitam o Chile, o inverno chileno, assim como o verão, tem características fortes, a principal delas é o clima frio, com temperaturas que muitas vezes chegam a 0º (zero graus), e em alguns locais, com números que ficam abaixo de zero, isso torna essa época a mais adequada para se ver neve.  

Outra característica dessa época são os dias mais curtos e escuros, é comum durante o dia o sol no céu aberto e temperaturas extremamente frias, a neve torna Santiago, capital do país, uma atração à parte, já que o cenário da cidade muda completamente, e as lindas montanhas nevadas deixam a cidade com um cenário único, principalmente quando falamos da Cordilheira do Andes, principal ponto turístico do país.

Durante esse período, que geralmente ocorre de junho a setembro, os passeios como a visita a própria Cordilheira, para o Valle Nevado, para Farellones, entre outros, são os mais procurados e indicados para turistas que estão visitando o país. Por isso,  é indicado que se leve roupas pesadas e aconchegantes, além de acessórios para frio, como cachecóis e luvas. Também se pode adquirir essas roupas em Santiago, ou até mesmo alugar somente para os passeios. 

Primavera

Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Com o fim do inverno e da temporada de alta estação de turismo no Chile, se dá início a uma das épocas mais emblemáticas no país, a primavera traz consigo algumas das datas mais esperadas pelos chilenos, como a do Natal, bastante popular, assim como no Brasil. Isso porque o período da primavera se dá de setembro a dezembro, quando assim como no outono, o clima fica ameno com baixas temperaturas, principalmente durante a noite.

Essa estação é geralmente a com menos fluxo de turistas no país, já que se dá logo após a chamada temporada de neve, mas caso você venha ao chile durante esses meses, é recomendado roupas leves e finas em um passeio por Santiago, que fica calma e agradável, ideal para quem não gosta de muito movimento e de conhecer tudo com tranquilidade.

E por hoje é isso pessoal, espero ter ajudado você no planejamento da sua viagem, e aqui vai a dica final: independe da época que você escolha, o importante é justamente se planejar BEM e com BASTANTE antecedência, valeu? E não esqueça, se precisar de uma mãozinha, aciona a gente, vai ser um prazer te ajudar, te vejo aqui no Chile, viajante. 

Se você está buscando mais informações sobre o que fazer no Chile em cada estação do ano, recomendamos conferir nosso guia completo que destaca as melhores atividades e atrações em cada período, desde o calor do verão até o encanto das paisagens nevadas no inverno. Descubra como aproveitar ao máximo sua viagem, explorando todas as maravilhas que o Chile tem a oferecer em cada estação. Não deixe de conferir o artigo aqui: “O que fazer no Chile em cada estação do ano”.

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Diferenças Brasil x Chile

Brasil x Chile – 4 diferenças culturais que vão te surpreender

Descubra as diferenças culturais entre Brasil e Chile. Da gastronomia às festas, explore as peculiaridades que tornam cada país único. Leia mais e prepare-se para sua viagem!
Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Estações do ano no chile – Como elas são e qual a melhor para ir?

Está planejando sua viagem, mas precisa conhecer as características das estações do ano no Chile para decidir a melhor época de viajar? Então vem comigo que te conto tudo nesse post!
Como se Comunicar no Chile

Guia rápido de como se comunicar no Chile

Aprenda como se comunicar no Chile com nosso guia rápido de frases essenciais em espanhol para lidar com situações do dia a dia, desde sua chegada ao aeroporto até interações no hotel e restaurantes.
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?