Lagunas Escondidas de Baltinache

O que fazer no Chile em cada estação do ano

Quando você pensa em turismo no Chile, o que vem à sua mente? Provavelmente, neve e cordilheiras, não é mesmo? É nisso que a maioria dos brasileiros pensam quando se trata de viagem ao Chile, porque lá é um dos destinos mais próximos e fáceis de ir para quem quer ter contato com a neve. Mas garantimos que o país vai muito além disso! 

O Chile é um país com muitas belezas naturais que vão te encantar durante o ano todo. Seja qual for a data das suas férias, você poderá considerar esse país como destino e temos certeza que você não vai se arrepender. 

Segue a leitura para ver tudo o que o Chile tem a oferecer e já comece a fazer as malas! 

Verão – de dezembro a março

Viña-del-Mar
Viña del Mar

O verão é uma época maravilhosa para visitar o Chile, porque é nessa estação que os dias são mais longos, o clima é menos frio e o índice de chuvas é menor. Por esse motivo, é a época ideal para você visitar passeios que não se pode fazer no inverno, como Cajon del Maipo e Embalse el Yeso, Cajon del Maipo e termas colinas. Além disso, os parques e cerros são otimos pra serem visitados nesse período, e você vai ver que os chilenos ocupam bastante esses espaços nos dias de sol pra fazer piquenique e curtir o dia. 

Se você vai em busca de algo mais agitado, o verão chileno te encantará com as cidades de Valparaíso e Viña del Mar, ambas muito perto da capital. Sua visita ao país não estará completa sem dar uma passadinha no litoral! Lá você vai encontrar de tudo – de parques naturais e belas praias a bares excêntricos. Essas cidades contam também com regiões em que residem aldeias chilenas mais tradicionais, podendo te apresentar a cultura do país e os costumes mais autênticos. 

Por fim, quanto ao deserto do Atacama, já adiantamos que ele pode ser visitado em todas as estações, porém as mais indicadas são a primavera e o outono, por terem condições climáticas mais amenas. No inverno as temperaturas ficam muito baixas, principalmente durante a noite e na parte da manhã (muitos passeios se iniciam antes do nascer do sol). Já no verão, apesar das altas temperaturas, há um fenômeno chamado inverno altiplânico, quando ocorrem muitas chuvas na região. Sim, muita chuva no deserto! Assim, se possível, deixe o Atacama para as outras épocas.           

Outono – março a junho

Undurraga
Undurraga

Agora, vamos à estação dos tons terrosos e das folhas secas. É praticamente impossível falar do Chile e não tocar no assunto dos vinhos e essa é uma época ótima para conhecer as vinícolas de lá. O país é um grande produtor dessa bebida, o que favorece tanto a economia quanto o turismo. 

O Chile é um dos maiores produtores de vinhos do mundo, em razão do clima e do solo propícios, bem como do uso de técnicas locais e europeias. O cultivo de uvas como carmenère, merlot e cabernet sauvignon dá aos vinhos chilenos um sabor marcante e único. 

Bem perto de Santiago você poderá visitar vinícolas famosas e fazer degustações para conhecer melhor sobre vinhos e as etapas envolvidas na produção. Você voltará ao Brasil sendo praticamente um enólogo! rs

As vinícolas Undarraga e Santa Rita, por exemplo, ficam perto de Santiago e valem a visita. Confira aqui o nosso texto com as 5 vinícolas imperdíveis no Chile! Aproveite esse segmento do turismo chileno: o turismo de vinho! 

Inverno – de junho a setembro 

Centro de Esqui Valle Nevado
Centro de Esqui Valle Nevado

O inverno é a cara do Chile: em razão das temperaturas geladas e da geografia de lá, o país é um destino fantástico para aqueles que buscam diversão e amam esportes na neve. Sem falar que é nessa estação que as paisagens montanhosas são enaltecidas. 

A região de Santiago é rodeada de montanhas e, nas proximidades, é possível encontrar muitos centros de esqui e snowboard onde você poderá praticar esses esportes ou aprendê-los do zero. Nesses locais, há a possibilidade de alugar os equipamentos, ou seja, você não precisa se preocupar se não tiver todos os apetrechos. A estação mais famosa é a do Valle Nevado, sendo uma das maiores da América Latina – sua estrutura pode ser comparada à das estações europeias. 

Aliás, se você quer ir ao Chile para praticar esportes de inverno, não deixe de falar com a gente! Nós temos um tour de Esqui Day, no qual saímos bem cedinho, chegamos no parque antes de ele abrir e só saímos quando ele fecha. Nesse tour, você irá aproveitar 100% do tempo, desde o café da manhã (incluso) até a cerveja no fim do tour.

Não deixe de conferir o nosso post com os melhores centros de esqui próximos à capital chilena

Primavera – de setembro a dezembro

Valle de la Luna
Valle de la Luna

A primavera é uma época muito agradável para visitar o Chile, porque as temperaturas estão amenas, sendo o momento ideal para visitar a parte urbana da Capital, Santiago, e o deserto do Atacama. Esse último é um destino imperdível no Chile e vai te apresentar paisagens que te darão a sensação de estar em outro mundo… literalmente!

Deserto do Atacama

Por ser o deserto mais árido do mundo e ter formações rochosas peculiares, a paisagem remete à superfície de Marte! O principal atrativo da região, o Valle de la Luna, com seus tons terrosos e geografia peculiar, será uma vista da qual você não vai esquecer tão cedo. 

Além disso, não deixe de visitar o Gêiser el Tatio e seus vapores e fortes jatos d’água saindo do solo. Ainda, na Laguna Cejar, você poderá entrar em águas tão salgadas e densas que você não vai afundar de jeito nenhum. 

É no Atacama, também, que você vai ver o céu mais limpo e estrelado da sua vida! Essa é uma das melhores atrações da região, porque a baixa umidade e a quantidade ínfima de poluição visual permitem que as estrelas deem seu show. Falando em céu, você também poderá se emocionar com os nasceres do sol atrás das cordilheiras e com um pôr do sol mais lindo que o outro! 

Clique aqui para conferir o nosso post sobre o Atacama!

Santiago do Chile

Além do deserto, a primavera é ótima para você explorar a parte urbana da cidade de Santiago, que é muito bonita por ter a Cordilheira dos Andes ao seu redor. Não deixe de fazer um tour pelo centro histórico da cidade e de conhecer a deliciosa gastronomia chilena. 

Santiago é uma cidade muito bem-preparada para o turismo e tem um transporte público bem funcional. É um destino que agrada a todos os tipos de público com sua variedade de passeios, restaurantes e festas muito animadas. É, também, um bom lugar para os brasileiros que querem fazer umas comprinhas de roupas, eletrônicos e cosméticos. 

Para saber mais, confira aqui as nossas 10 principais dicas de Santiago. 

Ficou curioso e já quer fazer as malas? Você não precisa procurar tudo sozinho e ficar com a sensação de que está esquecendo de algo ou perdendo alguma coisa importante!

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço!

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Qual a melhor época para ir ao Chile?

Ano Novo em Santiago do Chile

Ano novo em Santiago do Chile

Celebre o Ano Novo em Santiago do Chile! Encontre dicas para baladas, restaurantes e queima de fogos. Leia mais!
Centro de Esqui La Parva

Centro de Esqui La Parva: Um Guia Completo para Aproveitar a Temporada de Neve

Quando o inverno se aproxima, os amantes de esqui e snowboard se preparam para aproveitá-lo ao máximo. Se você está buscando lugares para esquiar em Santiago do Chile, você está no lugar certo!

NAVEGUE

HOSPEDAGEM

BARES E RESTAURANTES

O QUE FAZER EM SANTIAGO

COMECE AQUI

ATENDIMENTO

+55 31 4042 7834

© 2024 zerando o chile | Todos os direitos reservados | Tales Lima Barreto 32.401.706.0001-51

plugins premium WordPress