Faaala, viajante! Santiago é uma cidade que oferece diversos panoramas gratuitos e de baixo custo. Nesse post nós iremos listar 8 programas sensacionais para você adicionar ao seu roteiro. Pegue seu caderno, arruma uma caneta aí e partiu montar esse roteiro.
1. Cerro San Cristóbal
O Cerro San Cristóbal é um ponto obrigatório pra colocar no seu roteiro. Ele é um parque metropolitano com mais de 300 metros de altura, em que lá em cima você tem uma vista lindíssima de toda Santiago.
No topo do cerro, está uma estátua branca da Virgem Imaculada Conceição que se tornou um dos símbolos da cidade. O local também conta com áreas de descanso, espaços para piquenique e diversos mirantes.
Por ser gratuito, o Cerro San Cristóbal é uma ótima alternativa para quem quer incluir um passeio cultural ao ar livre sem gastar nada, aproveitando ao máximo a cidade e a Cordilheira dos Andes ao fundo.
2. Cerro Santa Lucia
Localizado no coração da cidade de Santiago do Chile, a poucos passos do centro histórico, o Cerro Santa Lucía é um marco histórico e cultural da capital. Trata-se de uma colina de 69 m de altura que foi palco de acontecimentos históricos relacionados à fundação de Santiago.
O Cerro Santa Lucia possui 3 entradas e diversos atrativos. Os 2 principais são A Fonte de Netuno e o topo do cerro. Lá de cima você tem uma vista muito bonita de Santiago que com certeza vai te render ótimas fotos.
3. Templo Bahai
Localizado no pé da Cordilheira dos Andes, o Templo Bahai é um dos pontos turísticos mais buscados pelos brasileiros. O templo possui um formato de uma rosa de cabeça pra baixo, com 9 pétalas, cada uma apontando pra um lado do nosso planeta. Vale dizer que esse é o único templo dessa religião na América Latina.
O lugar é um ambiente aberto a todos e sem custos de entrada, que serve como lugar de oração, reflexão e momentos de leitura. O mais lindo de lá são os atardeceres. Tenta colocar esse lugar no teu roteiro no horário do pôr do sol. Só atenção pro horário, que algumas épocas do ano o local fecha antes do pôr do sol.
Para conhecer mais sobre o templo e a fé bahá’í não deixe de conferir o post “Templo Bahai no Chile – Ponto de encontro da fé bahai na América Latina”.
4. Parque Bicentenário
Localizado na comuna de Vitacura, às margens do Rio Mapocho, o Parque Bicentenário é uma das áreas verdes mais lindas de Santiago, contando com instalações modernas e em perfeitas condições, passa todo um ar de país de primeiro mundo.
O que eu recomendo pra vocês é baixar o aplicativo Lime, alugar uma das bicicletas elétricas que ficam espalhadas pelo parque e pedalar de uma ponta a outra, aproveitando a paisagem e fotografado os melhores ângulos.
Em uma das pontas do parque tem o restaurante Mestizo, que é considerado um dos restaurantes mais românticos de Santiago. De noite o jantar é todo à luz de velas.

5. Parque de las Esculturas
Projetado na década de 1980 pelo arquiteto Germán Bannen, o parque é ideal para desfrutar de um espaço verde, cercado por mais de 40 esculturas de diversos tamanhos e estilos ao ar livre projetadas por renomados escultores chilenos.
É comum ver casais, grupos de amigos e famílias reunidas nesse espaço que é aberto a todos sem custo de entrada.

6. Museu da Memória e Direitos Humanos
Esse é um dos melhores museus de Santiago. Eu normalmente não sou muito fã de museu, mas esse conseguiu prender minha atenção.
O Museu da Memória e Direitos Humanos inaugurado em 2010, nasceu com o propósito de comemorar os acontecimentos ocorridos no Chile, entre os anos de 1973 e 1990, durante a ditadura militar de Augusto Pinochet, época a qual foi marcada por grandes violações dos direitos humanos.
Neste museu você encontrará fotografias, textos e objetos, além de arquivos em diferentes suportes e formatos que que convidam ao conhecimento e à reflexão. Trata-se de um espaço dinâmico e interativo que resgata a história do Chile e que promove uma cultura de respeito à dignidade das pessoas.

7. Bairro Paris Londres
Este bairro, que foi declarado Zona Típica em 1982 para proteger seu estilo único, está localizado no centro de Santiago, e suas principais ruas são justamente Paris e Londres, com uma arquitetura charmosa de estilo europeu.
Em meio a grande metrópole que é Santiago do Chile, caminhar pelas calmas e quase sem trânsito pelas ruas de paralelepípedos do bairro Paris Londres é como estar em um lugar de outra época.

8. Plaza de armas
A Plaza de Armas é uma praça que retrata vários aspectos da sociedade chilena atual. Prédios históricos, muito comércio próximo, artistas de rua, e uma grande diversidade cultural.
Se destacam os edifícios nos arredores da Plaza de Armas de Santiago, como os Correios, a Catedral de Santiago, o Museu Histórico Nacional e o atual edifício da Câmara Municipal de Santiago.
Pega essas dicas de passeios gratuitos ou muito baratos para fazer em Santiago e desfrute da cidade! Você pode chegar rápido e facilmente muito próximo de qualquer um dessas atrações de metrô ou micro-ônibus. Não deixe de conferir o post “Metrô de Santiago – Tudo o que você precisa saber para se locomover em metrô no capital chilena”.
Boa parte desses pontos turísticos nós passamos no nosso City Tour que a gente oferece pela agência Zerando o Chile. Você tanto pode contratar esse tour com a gente e fazer essa caminhada junto com um guia, ou então você pode assistir esse vídeo abaixo, anotar todos os pontos do nosso city tour e fazer por conta própria, você escolhe!
Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser O Manual de Dicas de Santiago, pode chamar no whatsapp clicando no link abaixo.
No meu instagram @talesbarreto e @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog
Até a próxima, te vejo aqui no Chile!



















