5 coisas para não fazer e evitar perrengues no Chile

Por | Dicas de Santiago | 30 de julho de 2023

Fala viajante, tudo certo? Perrengues durante uma viagem sem dúvidas é o que mais queremos evitar, principalmente quando se trata de uma viagem internacional, imagina se perder em outro país, não deve ser nada legal, né não? Pensando nisso, hoje resolvemos te mostrar 5 coisas para não fazer e evitar perrengues no Chile, fica ligadinho nessa matéria, pois ela é uma das mais importantes no planejamento da sua viagem, ok? 

1. Evite pegar taxi

5 coisas para não fazer e evitar perrengues no Chile_Evite pegar taxi

Diferentemente do Brasil, em que motoristas de aplicativos, como Uber e 99, dominam o mercado, no Chile é muito comum que táxis sejam usados por turistas, já que sempre estão nos principais pontos de Santiago, capital do país. Porém, essa alternativa nem de longe é a mais segura, já que é comum ouvirmos casos em que taxistas são acusados de fraude em taxímetros, além de tentativas de golpes no momento em que recebem o pagamento (recebem um valor x e dizem que receberam abaixo), por isso não recomendamos o uso desse meio de transporte, exceto em casos de emergência.  

Como alternativa, se pode usar os aplicativos de carro, bem mais seguros e controlados pelo celular, como o Uber e o Cabify, além disso, existem outras opções também viáveis como os transportes públicos, entre eles estão os ônibus e o metrô. 

Para mais informações sobre o metrô de Santiago e os aplicativos de transporte mais usados, sugerimos a leitura dos posts: “Metrô de Santiago – Tudo o que você precisa saber para se locomover em metrô no capital chilena” e “Apps de Transporte no Chile – Conheça os aplicativos mais usados“.

2. Cuidado com furtos

5 coisas para não fazer e evitar perrengues no Chile_Cuidado com furtos

O Chile é considerado um dos países mais seguros da América Latina, com uma taxa de criminalidade extremamente baixa, porém é comum, principalmente na alta temporada, que haja pequenos furtos em certos locais que possuem um fluxo intenso de pessoas, sendo muitas dessas pessoas são turistas com pouco conhecimento sobre o país.

Lugares como estações de metrô, pontos de ônibus, praças e pontos turísticos estão sujeitos a esse tipo de prática, por isso é importante tomar cuidado, se possível não saia com muitos pertences, evite mochilas, mas se for necessário, leve na parte da frente do seu corpo, assim os furtos ficam mais improváveis de acontecer, além disso evite portar uma grande quantidade de dinheiro em espécie, isso se transforma num prato cheio para pessoas mal intencionadas. 

Em último caso, se você perceber que está sendo seguido ou observado, ou tiver sido roubado, ligue imediatamente para disque 133, da polícia chilena (carabineros) ou procure a delegacia mais próxima de você (comisaría).

3. Reserve passeios com antecedência

5 coisas para não fazer e evitar perrengues no Chile_Reserve passeios com antecedencia

A parte em que mais nos preocupamos durante uma viagem é o seu roteiro, afinal queremos que tudo saia perfeitamente como planejamos, e sempre queremos conhecer tudo o que for possível durante a visita a um novo lugar, justamente por isso, é importante planejar com antecedência cada passo da sua viagem, e entre eles estão os passeios. 

Sejam as Cordilheiras dos Andes, o Sky Costanera, os centros de esqui ou o deserto do Atacama, planejar e reservar os passeios com antecedência é fundamental para evitar incidentes indesejados, na Zerando nós indicamos uma média de 2 semanas de antecedência para reservar os passeios, isso acontece para que você garanta sua vaga e os melhores valores possíveis. 

Caso você ainda não tenha reservado seus passeios, clica aqui, link pro meu Whatsapp, e converse com a gente, vai ser um prazer te atender e te mostrar o paraíso vermelho e branco.    

4. Evite usar cartões de crédito

5 coisas para não fazer e evitar perrengues no Chile_Evite usar cartoes de credito

Apesar dos cartões serem uma revolução na forma de pagamento no mundo todo, no Chile os cartões de crédito podem não ser a melhor opção para efetuar compras, isso porque existem taxas de bandeira para compras feitas no exterior, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que corresponde a 6,38% relacionados ao valor de sua compra, esse valor muitas vezes é convertido e cobrado em dólar, por se tratar de uma operação internacional e isso pode ocasionar juros altíssimos.

Outro grande problema é a falta de funções do cartão de crédito como o usado no Brasil, isso porque, entre outras coisas, é comum não haver a opção de parcelamento durante as compras, já que isso é um costume puramente brasileiro. Por isso, recomendamos que sempre tenha dinheiro em espécie consigo, outra possibilidade viável são os cartões de débito e/ou cartões pré-pagos.

Caso você queira saber mais sobre cartões para usar no Chile, temos uma matéria aqui no blog sobre isso, clica e fica ligado nas dicas: “Cartões de crédito e débito no Chile: saiba qual escolher”.

5. Evite dirigir

5 coisas para não fazer e evitar perrengues no Chile_Evite dirigir

Uma das dúvidas que mais recebemos por aqui e por nossas outras redes sociais (já segue a gente no instagram @zerandoochile) é se é possível turistas dirigirem aqui Chile e/ou se é possível alugar um automóvel durante a viagem, bom, sim, é possível fazer as duas coisas, de acordo com a lei chilena nº 20.046, é permitido ao turista brasileiro dirigir com a habilitação do seu país de origem, assim como alugar carros para isso em lojas credenciadas. 

Porém, não recomendamos essa prática, principalmente se você dirige a pouco tempo ou não conhece o país, suas leis e estradas, isso porque há muitas diferenças de legislação entre Brasil e Chile, além das ruas e rodovias serem desconhecidas para turistas, e muitas vezes perigosas, como é o caso das estradas que levam as cordilheiras e possuem muitas curvas.

Caso você esteja vindo para o Chile, indicamos sempre que você se utilize de  um transfer com agência (nós fazemos esse serviço também), é mais seguro e confortável. 

E por hoje é isso viajantes, já anota essas dicas, ein? Garanto que elas serão bastante úteis durante sua viagem, qualquer dúvida é só chamar a gente, vai ser um prazer te atender e te ajudar, valeu! Te vejo aqui no Chile! 

E por hoje é isso, viajantes! Espero ter ajudado você no planejamento da sua viagem, qualquer dúvida é só procurar a gente, vai ser um prazer te atender. Nos vemos em breve aqui no Chile, ein? Até lá! 

Qualquer dúvida, portfólio ou se você quiser o Manual de Dicas de Santiago, pode me chamar no whatsapp clicando no link abaixo.

Link pro meu Whatsapp

Link pro meu canal do Youtube

No Instagram @zerandochile eu posto conteúdo diário sobre o Chile. Se você veio pelo blog, comenta na minha última foto #vimpeloblog

Até o nosso próximo post! Abraço

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.
plugins premium WordPress