Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Estações do ano no chile – Como elas são e qual a melhor para ir?

Fala viajante, tudo certo? Está planejando sua viagem, mas precisa conhecer as características das estações do ano no Chile para decidir a melhor época de viajar? Então vem comigo que te conto tudo nesse post!

O território chileno é um dos mais belos e completos do mundo, se pode encontrar de tudo por aqui, desde montanhas cobertas de neve, até gigantes desertos estrelados, por esse motivo, visitar o Chile é, sem dúvidas, uma ótima pedida em qualquer época do ano.

Porém, as estações do ano no país são bem distintas, então é importante conhecer bem cada uma delas, e aí sim decidir quando ir. Pensando nisso, hoje vamos te mostrar como são as estações do ano aqui no Chile e qual a melhor época para visitá-lo.

Estações do ano no Chile

O Chile é dividido em quatro estações do ano bem definidas: o verão, o outono, a primavera e o inverno. O verão se instala entre os meses de dezembro a março, o outono de março a junho, o inverno de junho a setembro e a primavera de setembro a dezembro. 

Cada estação tem sua beleza e particularidades, vamos conhecer cada uma delas:

Clima no Chile de Norte e a Sul

O norte do Chile se destaca pelo clima seco com altas temperaturas, entretanto o clima desértico apresenta grande oscilação térmica entre o dia e a noite. Inclusive, já fica a dica, recomendo levar roupa curta, roupa de banho e protetor solar para o dia, e roupas mais grossas para a noite, pois as temperaturas são muito variáveis.

Já na zona central, como em Santiago do Chile, Viña del Mar e Valparaíso, por exemplo, apresenta as 4 estações mais destacadas.

No Sul do país, na patagônia, o clima é bem mais frio e úmido, com grande presença de chuvas.

Quando começa e termina cada estação do ano no Chile?

As datas de início e término das estações do ano no Chile são:

Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro.

Verão: de 21 de dezembro a 20 de março.

Outono: de 20 de março a 21 de junho.

Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro.

Quais são as principais características de cada estação ao longo do ano no Chile?

1. Verão no Chile

Verao no Chile
Verao no Chile

Quando o verão chega, o Chile se transforma em um paraíso tropical. Suas belas praias ao longo da costa, como a Reñaca, em Viña del mar e a Anakena, na famosa Ilha de Páscoa, oferecem o cenário perfeito para relaxar e se refrescar nas águas cristalinas do Oceano Pacífico.

Além disso, é nessa época, de dezembro a março, que temos o dia mais longo do ano, chamado solstício de verão, assim como as temperaturas mais altas e mais quentes em relação às demais estações do ano, sendo realmente perfeita para passeios em meio a natureza, como o Cajón del Maipo e o city tour por Valparaíso, uma cidade chilena que é patrimônio da humanidade pela Unesco e um verdadeiro paraíso escondido.

2. Outono no Chile

Outono no Chile
Outono no Chile

O outono no Chile é um verdadeiro espetáculo. Entre os meses de março e junho as árvores se tingem de tons dourados e vermelhos, criando paisagens deslumbrantes por todo o país. É também a temporada de colheita nas vinícolas chilenas, então se você é um apreciador de um bom vinho, essa é a estação que você deve voar ao país.

Durante o outono, é possível visitar as vinícolas e acompanhar de perto todo o processo de fabricação da bebida, desde as colheitas, como falamos anteriormente, até o engarrafamento, e é claro, com boas degustações pelo caminho. Algumas das principais do país e que todo turista tem obrigação de conhecer são: a Undurraga, a Cocha y Toro e El Principal, todas estão no portfólio da Zerando Chile.

Para mais detalhes sobre essas e outras vinícolas imperdíveis, confira nosso post no blog: As melhores vinícolas do Chile – Dicas da Zerando.

3. Primavera no Chile

Estações do Ano no Atacama: Primavera
Primavera no Chile

A primavera chilena é um verdadeiro espetáculo da natureza. Os campos florescem em uma gama de cores, enquanto as montanhas ainda guardam resquícios da neve do inverno.

Nessa época a temperatura começa a aumentar, fazendo as noites já não tão frias. Além disso, as horas de luz natural duram mais tempo, o que é perfeito para visitar parques e atrações na natureza, sendo a época ideal para explorar a Patagônia Chilena, fazer trilhas pelas montanhas e conhecer de perto alguns pontos turísticos chilenos, como Cerro San Cristóbal, Cerro Santa Lucía e o Parque Florestal.

4. Inverno no Chile

Inverno no Chile
Inverno no Chile

Por fim, chegamos ao inverno, considerado por muitos a melhor estação do ano chilena. Nesse período, as montanhas se transformam em paraísos de neve, perfeitas para a prática de esportes de inverno como esqui e snowboard, bem populares no Chile. Durante os meses de junho a setembro, os parques de Valle Nevado, Farellones, Portillo, entre outros, recebem milhões de turistas diariamente, fazendo do inverno a alta estação turística do país.

Além das pistas e dos parques, passeios como as Termas Colinas e Laguna del Inca também são muito populares e proporcionam experiências únicas. Mas lembre-se, se você vai ao Chile durante esses meses, prepare sua mala com roupas quentes e aconchegantes, as temperaturas costumam ficar bem baixas, com mínimas de até -2 graus celsius.

Mas afinal, qual a melhor?

E a resposta é: DEPENDE!

É isso mesmo, a resposta que mais se encaixa é depende, isso porque ela vai variar de acordo com seus objetivos.

Se você é fã de esportes ou tem o sonho de conhecer a neve, o inverno é a melhor opção, mas se gosta de belas praias e um clima quente, aproveite o verão chileno. Porém, se você é fã de vinhos e quer conhecer de perto a produção dos melhores do mundo, o outono é a escolha certa, e por último, mas não menos importante, a primavera é a estação perfeita para quem não gosta de muita gente, pois é a parte do ano com menor fluxo de turistas.

A verdade é que poderíamos passar horas falando do Chile e de todas as beleza que se tem em TODAS as épocas do ano, mas, a essa altura, você já deve estar querendo fazer as suas malas o mais rápido possível para curtir esse paraíso com eles, não é?

A boa notícia é que você não precisa fazer tudo sozinho, nós estamos aqui para te ajudar! Clicando nesse link, você pode falar diretamente com um dos nossos consultores que vão estar ao seu lado responder todas as suas dúvidas e finalmente tirar esse sonho do papel!

E não se esqueça, estamos sempre postando conteúdos como esse no nosso instagram @zerandoochile . Você não vai ficar de fora e arriscar perder alguma coisa, vai?

Tales Barreto

FUNDADOR ZERANDO O CHILE

Tales Barreto é um jovem sonhador cearense que abandonou uma carreira de piloto de navio pra tentar a vida no Chile. Hoje Youtuber de profissão, louco de criação e trabalha com turismo no Chile por paixão. Em uma de suas loucuras, decidiu zerar o Chile de van do indo extremo norte ao extremo sul do Chile gravando tudo pro Youtube. Daí veio o nome, Zerando o Chile! Se você ta vindo pra Santiago ou Atacama, fala com a gente. Nós te ajudamos com o seu roteiro e com a reserva de passeios.

Categorias

Comece por aqui

Hospedagem

Tours em Santiago

O que fazer em Santiago

Dicas Atacama

Dicas Santiago

Reserva online e suporte durante pagamento

BLOG

Posts Recentes

Diferenças Brasil x Chile

Brasil x Chile – 4 diferenças culturais que vão te surpreender

Descubra as diferenças culturais entre Brasil e Chile. Da gastronomia às festas, explore as peculiaridades que tornam cada país único. Leia mais e prepare-se para sua viagem!
Como são as estações no Chile e o melhor momento para ver neve

Estações do ano no chile – Como elas são e qual a melhor para ir?

Está planejando sua viagem, mas precisa conhecer as características das estações do ano no Chile para decidir a melhor época de viajar? Então vem comigo que te conto tudo nesse post!
Como se Comunicar no Chile

Guia rápido de como se comunicar no Chile

Aprenda como se comunicar no Chile com nosso guia rápido de frases essenciais em espanhol para lidar com situações do dia a dia, desde sua chegada ao aeroporto até interações no hotel e restaurantes.
plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?